Curso Online de SAÚDE COLETIVA
Curso destinado a todos que buscam formação nesta área.
Continue lendoAutor(a): Jobs Cursos
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SAÚDE COLETIVA
SAÚDE COLETIVA
-
INTRODUÇÃO
O curso é indicado principalmente para profissionais da área da Saúde e áreas afins.
Refletir sobre as questões de prevenção, promoção e educação da saúde conjunta da sociedade e analisar os processos metodológicos na execução do trabalho de saúde coletiva.
INTRODUÇÃO
-
O que é saúde coletiva
“Saúde coletiva A saúde coletiva consiste em um movimento sanitário de caráter social que surgiu no SUS, esse movimento é composto da integração das ciências sociais com as políticas de saúde pública. A saúde coletiva identifica variáveis de cunho social, econômico e ambiental que possam acarretar no desenvolvimento de cenários de epidemia em determinada região, por meio de projeções feitas através da associação dos dados socioeconômicos com os dados epidemiológicos é possível elaborar uma eficiente politica de prevenção de acordo com as características da região. Vale ressaltar que a saúde coletiva também possui aplicações dentro da iniciativa privada. Toda a saúde pública é coletiva, mas nem toda saúde coletiva é pública, grosso modo podemos dizer que o planejamento da saúde pública e mais amplo que o da saúde coletiva, além de dispor de mais recursos do estado, ao passo que a saúde coletiva é planejada de acordo com as particularidades da região, tornando-a mais funcional em especial no aspecto preventivo. “
Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/55414/saude-publica-ou-saude-coletiva-qual-a-diferenca-entre-os-termosO que é saúde coletiva
-
Diferença entre saúde pública
“Saúde pública A saúde pública consiste em um conjunto de ações e serviços de caráter sanitário que tenham como objetivo prevenir ou combater patologias ou quaisquer outros cenários que coloquem em risco a saúde da população. Como é dever do estado assegurar serviços e politicas voltadas para a promoção da saúde e bem estar da população, o termo saúde pública é consideravelmente mais conhecido e utilizado que o termo saúde coletiva.”
Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/55414/saude-publica-ou-saude-coletiva-qual-a-diferenca-entre-os-termosDiferença entre saúde pública
-
"Periodicamente se planeja a nível social geral a revisão de conceitos, valores e estratégias que se consideram chaves a partir de uma perspectiva global. Também se faz o mesmo a nível de cada disciplina, ainda que de forma mais pontual e específica. Geralmente se sustenta que tais revisões obedeceriam, no primeiro caso, a situações de crises pensadas não somente em termos econômicos-políticos mas também em termos ideológicos-culturais, enquanto no segundo caso obedeceria ao reconhecimento da inviabilidade ou limitações dos paradigmas dominantes ou das tendências hegemônicas que orientem o desenvolvimento de uma disciplina específica".
-
Vídeo relato de professor
http://www.youtube.com/watch?v=Zm28NKmOxz0
Vídeo relato de professor
-
História da saúde pública no brasil
Vídeo disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=SP8FJc7YTa0
História da saúde pública no brasil
-
Introdução a saúde pública
Saúde Pública na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Por outro lado como destaca Rosen a aplicação efetiva de tais princípios depende de elementos não-médicos principalmente de fatores econômicos e sociais.
Fonte: Wikipedia
Introdução a saúde pública
-
“Pode-se dizer que a saúde política e econômica centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Contudo alguns autores propõem que a "saúde pública" não deve ser confundida com o conceito mais amplo de saúde coletiva”
-
“Uma das mais citadas definições de Saúde Pública foi apresentada por Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920 . Assim, foi realizada.
"A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde".
A persistência do uso dessa definição é reforçada pela ampla difusão da definição de saúde da Organização Mundial de Saúde - organização internacional que propôs a realização das Conferências Mundiais de Saúde com integração de todos os países na persistente busca do completo bem-estar físico, psíquico e social.” Fonte: Wikipedia -
“Segundo Paim, 2005, "A Saúde Coletiva, latino-americana foi composta a partir da crítica à Medicina Preventiva, à Medicina Comunitária, à Medicina da Família, desenvolveu-se a partir da Medicina Social do Século XIX e pela saúde pública institucionalizada nos serviços de saúde e academia. Envolve um conjunto de práticas técnicas, ideológicas, políticas e econômicas desenvolvidas no âmbito acadêmico, nas organizações de saúde e em instituições de pesquisa vinculadas a diferentes correntes de pensamento resultantes de projetos de reforma em saúde."
Ainda de acordo com esse Professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBa - Universidade Federal da Bahia, ao longo da história da medicina cosmopolita, o campo social da saúde tem sido atravessado por um conjunto de movimentos ideológicos tais como: Polícia Médica; Higiene; Saúde Pública; Medicina Social; Medicina Preventiva; Saúde Comunitária; Saúde Coletiva; Medicina Familiar entre outros. Tais movimentos constituem-se como lutas teórico-paradigmáticas, políticas e ideológicas com repercussões enquanto campo do saber e de práticas.” FONTE: WIKIPEDIA
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- SAÚDE COLETIVA
- INTRODUÇÃO
- O que é saúde coletiva
- Diferença entre saúde pública
- Vídeo relato de professor
- História da saúde pública no brasil
- Introdução a saúde pública
- CONCEITO DE SAÚDE COLETIVA
- O QUE É ENFERMAGEM COLETIVA
- História da doença
- Objetivos saúde coletiva
- CONCEITO DE SAÚDE
- SAÚDE COMO DIREITO
- O QUE SÃO DIREITOS SOCIAIS?
- ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
- CONCEITO DE DEMOCRACIA
- DIREITO
- O QUE EQUIDADE?
- FUTURO DA SAÚDE