Curso Online de Frutologia e Fitoterapia
O curso de Frutologia e fitoterapia tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus p...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Frutologia e Fitoterapia
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Frutologia e Fitoterapia
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
-
O curso de Frutologia e fitoterapia tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: os benefícios do consumo de frutas para a saúde humana, vitaminas e fibras contidas as frutas, combinações de frutas.
-
COLHEITA DE PLANTAS
As plantas medicinais, da mesma forma que outras plantas, como as hortaliças apresentam um ponto de colheita ideal, que é o momento de maior concentração dos princípios ativos. As substâncias com atividade terapêutica, ou princípios ativos, encontrados nas plantas, geralmente concentram-se em maior quantidade em um determinado órgão. Assim, em algumas plantas, os princípios ativos estão em maior concentração nas folhas e hastes, em outras, estão nas flores.
-
Os flavonoides, de modo geral, estão mais concentrados na parte aérea da planta. É o caso da rutina, encontrada na arruda. Já na camomila, as substâncias com atividade terapêutica estão mais concentradas nas flores. Quanto ao dente-de-leão (Taraxacum officinale), os compostos fenólicos estão mais concentrados nas flores e nas folhas. Devido a tal variação, é necessário conhecer que parte deve ser colhida para se estabelecer o ponto ideal de colheita para cada planta medicinal.
As raízes são colhidas em plantas adultas, no final do seu ciclo de vida, momento em que atingem o máximo desenvolvimento e concentração de princípios ativos. No gengibre, elas são colhidas quando a parte aérea começa a definhar. As raízes da bardana são colhidas depois da frutificação, que indica o fim de um ciclo. Já as raízes da alteia devem ser retiradas no final do seu segundo ano de vida. -
As flores das plantas medicinais devem ser colhidas plenamente desenvolvidas e abertas. É o caso da camomila, da calêndula e do sabugueiro, cujas flores devem ser colhidas sem o pedúnculo, quando estão com as pétalas abertas e formando um ângulo reto com o eixo do pedúnculo.
-
As cascas devem ser coletadas de forma racional tanto em espécies cultivadas quanto em espécies nativas. Se você tirar a casca em volta de todo o tronco da árvore, estará fazendo o seu anelamento, que pode levá-la à morte, pois interrompe o fluxo de seiva para as raízes. Entretanto, existe uma forma racional de se fazer a coleta de cascas de árvores, que não compromete a sua sobrevivência.
-
No primeiro ano, coletam-se cascas na face do tronco voltada para leste, do lado que o sol nasce; no segundo ano, na face sul; no terceiro, na face oeste; e no quarto ano, na face norte.Na primeira colheita, retiram-se pedaços de cascas com vinte centímetros de altura e largura, que ocupe no máximo um quarto do diâmetro do tronco, começando de uma altura de pelo menos um metro do solo. Deve-se deixar um espaço de vinte centímetros e retirar outro pedaço, como o primeiro. Isso deve ser feito, sucessivamente, subindo pelo tronco até onde houver casca madura.
-
No ano seguinte, deve-se retirar pedaços na face voltada para o sul, da mesma forma que foi feito na face leste. O mesmo deve ser feito nos lados oeste e norte, nos dois anos consecutivos. Dessa forma, não haverá injúrias à arvore nem a sua morte por procedimentos mal feitos.
-
COMBINAÇÕES DE FRUTAS
Frutas Doces Banana, papaia, manga, figo, uvas, combinam-se entre si mas preferencialmente com um legume, raiz, erva, semente ou superalimento. Frutas Ácidas Abacaxi, laranja, morango, maracujá, frutos vermelhos, combinam-se entre si mas preferencialmente com um legume, raiz, erva ou semente.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Frutologia e Fitoterapia
- COLHEITA DE PLANTAS
- COMBINAÇÕES DE FRUTAS
- FRUTOLOGIA
- BIODIVERSIDADE E FITOTERÁPICOS
- VITAMINAS E FIBRAS CONTIDAS AS FRUTAS
- OBTENÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA PARA FITOTERÁPICOS
- OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE FRUTAS PARA A SAÚDE HUMANA
- ESTABILIZAÇÃO
- ETNOBOTÂNICA
- COLHEITA DE PLANTAS
- METABOLISMO VEGETAL
- IDENTIFICAÇÃO BOTÂNICA
- INTRODUÇÃO A FITOTERAPIA
- REDUÇÃO DA DROGA VEGETAL
- SECAGEM E ARMAZENAMENTO
- ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS
- VERIFICAÇÃO DA AUTENTICIDADE
- CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS
- BIODIVERSIDADE E FITOTERÁPICOS
- VERIFICAÇÃO DA PUREZA DA AMOSTRA
- ANÁLISE SENSORIAL OU ORGANOLÉPTICA
- CONCEITOS E DEFINIÇÕES EM FITOTERAPIA
- DESINFECÇÃO DAS PLANTAS SELECIONADAS
- MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE MATERIAL VEGETAL
- CONTROLE DE QUALIDADE DE DROGAS VEGETAIS
- PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS EM FITOTERAPIA
- OBTENÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA PARA FITOTERÁPICOS
- AGRADECIMENTO