Curso Online de Alimentos sem Glúten e sem Lactose
O curso de Alimentação sem glúten e sem lactose tem como fundamento apresentar conteúdos que contribuam para o desenvolvimento desse tipo...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Alimentos sem Glúten e sem Lactose
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Alimentos sem Glúten e sem Lactose
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
-
O curso de Alimentação sem glúten e sem lactose tem como fundamento apresentar conteúdos que contribuam para o desenvolvimento desse tipo de alimentação, tais como: a importância de evitar à lactose; a preparação de alimentos sem glúten e sem lactose; estratégias para manutenção da dieta livre de glúten.
-
A DOENÇA CELÍACA
O revestimento intestinal se inflama após a pessoa ingerir glúten.
Os sintomas em adultos incluem diarreia, desnutrição e perda de peso.
Os sintomas em crianças incluem distensão abdominal, fezes volumosas e excepcionalmente fétidas e atraso do crescimento.
O diagnóstico é baseado nos sintomas característicos e exame de uma amostra de tecido removido do revestimento do intestino delgado.
A maioria das pessoas não adoecem se mantiverem uma dieta sem glúten.
A doença celíaca é um distúrbio hereditário que normalmente afeta pessoas de ascendência norte-europeia. A doença celíaca pode afetar uma em cada 150 pessoas na Europa, especialmente na Irlanda e na Itália, e talvez uma em 250 pessoas em algumas regiões dos Estados Unidos, sendo extremamente rara na África, Japão e China. Cerca de 10% a 20% dos parentes próximos de pessoas que têm a doença celíaca também são afetados. A doença afeta duas vezes mais mulheres do que homens. -
Na doença celíaca, o glúten, uma proteína presente no trigo e, em menor quantidade, na cevada e no centeio, estimula a produção de certos anticorpos pelo sistema imunológico. Esses anticorpos danificam o revestimento do intestino delgado, resultando em achatamento das vilosidades (pequenas projeções ao longo do revestimento do intestino delgado que absorvem nutrientes). A superfície lisa resultante provoca a má absorção de nutrientes. Contudo, a superfície ciliada normal do intestino delgado e sua função são restabelecidas quando a pessoa deixa de comer alimentos que contêm glúten.
-
Algumas pessoas desenvolvem sintomas de doença celíaca na infância. Outras não desenvolvem sintomas de doença celíaca até a idade adulta. A gravidade dos sintomas depende de quanto o intestino delgado for afetado.
Adultos
Os adultos podem apresentar sintomas digestivos ou outros sintomas. Muitos adultos não apresentam qualquer sintoma digestivo.
A maioria dos adultos afetados apresentam fraqueza e perda de apetite. É comum ocorrer diarreia, geralmente com fezes de aparência oleosa ou gordurosa. Algumas pessoas ficam subnutridas, apresentam perda de peso leve e anemia, ou feridas orais e língua inflamada.
A pessoa frequentemente apresenta adelgaçamento dos ossos (osteoporose ou osteopenia). -
Aproximadamente 10% das pessoas com doença celíaca desenvolvem erupções cutâneas doloridas com prurido e pequenas bolhas um quadro clínico chamado dermatite herpetiforme.
Homens e mulheres podem apresentar problemas de fertilidade. -
Em crianças, os sintomas podem começar em bebês ou na primeira infância, depois que são introduzidos cereais (a maioria dos cereais contêm glúten). Algumas crianças apresentam apenas leve desconforto estomacal, enquanto outras apresentam distensão abdominal dolorida e fezes de cor clara, volumosas e excepcionalmente fétidas (esteatorreia). As crianças normalmente não crescem na velocidade normal e parecem fracas, pálidas e apáticas.
-
As deficiências nutricionais resultantes da má absorção na doença celíaca podem causar sintomas adicionais, que tendem a ser mais proeminentes em crianças. Certas crianças desenvolvem anormalidades de crescimento, como baixa estatura. A anemia (redução nas contagens sanguíneas), que causa cansaço e fraqueza, surge em decorrência da deficiência de ferro. Os baixos níveis de proteínas no sangue podem levar à retenção de líquidos e inchaço dos tecidos (edema). A má absorção de vitamina B12 pode levar a lesões nervosas, provocando uma sensação de formigamento nos braços e nas pernas. A absorção deficiente de cálcio provoca crescimento anormal dos ossos, alto risco de fraturas e dor nos ossos e nas articulações. A falta de cálcio também pode causar descoloração dos dentes e maior suscetibilidade a cáries doloridas. Mulheres mais jovens com doença celíaca podem não ter períodos menstruais devido a uma baixa produção de hormônios, como estrogênio.
-
Níveis de anticorpos
Biópsia
Exames para determinar certas deficiências de vitaminas
O médico suspeita do diagnóstico de doença celíaca quando uma pessoa apresenta os sintomas previamente mencionados.
A medição do número de anticorpos específicos produzidos quando uma pessoa com doença celíaca consome glúten é um exame útil.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Alimentos sem Glúten e sem Lactose
- A DOENÇA CELÍACA
- BOLOS SEM GLÚTEN
- DOCES SEM GLÚTEN
- A IMPORTÂNCIA DE EVITAR À LACTOSE
- PREPARO DE RECEITAS DOCES E SALGADAS
- BOAS PRÁTICAS NO PREPARO DE ALIMENTOS SEM GLÚTEN
- INTOLERÂNCIA A ALIMENTOS: LACTOSE, GLÚTEN E OUTROS
- ESTRATÉGIAS PARA MANUTENÇÃO DA DIETA LIVRE DE GLÚTEN
- HIGIENE PESSOAL
- MANUAL DE INSTRUÇÕES
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- PERIGO NOS ALIMENTOS
- COMO ESCOLHER OS ALIMENTOS
- SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
- CONTEXTO HISTÓRICO A HIGIENE NA ALIMENTAÇÃO
- INTRODUÇÃO A HIGIENE A INSPEÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONCEITOS OBJETIVOS IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO DOS ALIMENTOS NO BRASIL
- BOAS PRÁTICAS NO PROCESSO DA COMPRA ATÉ A DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS
- CARÊNCIA ALIMENTAR
- SEGURANÇA ALIMENTAR
- FUNÇÕES DA BROMATOLOGIA?
- MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
- Bioquímica nutricional
- Segurança Alimentar e Nutricional
- Epidemiologia e toxicologia de alimentos
- COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS
- TIPOS DE ÁGUA EM ALIMENTOS
- CARACTERÍSTICAS DOS ALIMENTOS
- A HISTÓRIA DA QUÍMICA DE ALIMENTOS
- ANÁLISE DE CONTROLE DE QUALIDADE
- ESQUEMA GERAL PARA ANÁLISE QUANTITATIVA
- MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DE UMIDADE DE ALIMENTOS
- PAPEL DO ESPECIALISTA EM BROMATOLOGIA NA SOCIEDADE
- REFERÊNCIA
- AGRADECIMENTO