Curso Online de Microbiologia Industrial Parte II
Modos de Operação de Bioprocessos Processos de Separação e Purificação do Produto Extrapolação de Escala Tratamento Biológico de Resíduos...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Microbiologia IndustrialParte II
-
MODOS DE OPERAÇÃO DE BIOPROCESSOS
Quanto à condução
A forma mais utilizada de condução de Bioprocessos é a batelada simples, na qual ao meio de cultivo é adicionada uma suspensão celular e o processo é transcorrido, sem adições de meio novo, nem retiradas de meio
reacional durante o seu curso. -
A batelada simples é caracterizada pela alteração nas condições ambientais a todo instante do Bioprocesso (as concentrações de nutrientes são reduzidas e de células, produtos e sub-produtos aumentadas). O principal problema desta forma de operar Bioprocessos é decorrente de fenômenos de inibição pelo substrato, produto e outros metabólitos. Por exemplo, elevadas concentrações de substrato são inibitórias ao agente biológico.
-
Este efeito está relacionado, em células vivas, a fenômenos osmóticos que resultam em plasmólise celular. As possíveis razões para o fenômeno são: repressão na síntese de enzimas, desidratação dos sistemas enzimáticos, devido à perda de água da célula e/ou inibição do transporte de nutrientes para o seu interior.
-
É, também, fato bem conhecido que a célula viva polui seu ambiente com produtos do seu metabolismo até cessar o crescimento e, eventualmente, perder sua viabilidade, fenômeno este conhecido como inibição pelo produto. Ressalta-se que esses fenômenos são dependentes da linhagem e das condições de cultivo.
-
Para se contornar esses problemas de inibição/repressão, outras formas de condução podem ser utilizadas, como a batelada alimentada e suas variantes, que possibilitam a manutenção da concentração desses inibidores/repressores em níveis sub-inibitórios/sub-repressores, com implicações diretas no desempenho da célula.
-
A técnica de batelada alimentada é definida como um modo de operação na qual um ou mais nutrientes necessários ao crescimento celular são adicionados ao biorreator, intermitentemente ou continuamente, sem que ocorra retirada de material durante a operação.
-
A flexibilidade de operação oferecida por esta forma de condução é adequada a Bioprocessos em que o crescimento celular e/ou formação de produtos são significativamente sensíveis à concentração do substrato limitante.
-
Técnicas de fermentação em batelada alimentada são adotadas à produção de várias enzimas e antibióticos, uma vez que a formação destas biomoléculas é muitas vezes sujeita à repressão pelo substrato.
-
A condução contínua é outra modalidade de se operar biorreatores. Como o próprio nome sugere tanto a alimentação de meio nutriente, quanto a retirada de produto (meio fermentado) são realizadas de forma contínua.
-
Sua principal vantagem, quando comparada com outras formas de condução, está ligada à possibilidade de se operar o sistema por extensos períodos de tempo, resultando em aumento de produtividade.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Microbiologia Industrial Parte II
- Modos de Operação de Bioprocessos: batelada simples, batelada alimentada;
- Desenvolvimento do agente microbiano;
- Processos de Separação e Purificação do Produto;
- Extrapolação de Escala;
- Tratamento Biológico de Resíduos/Efluentes;
- Remoção biológica do fósforo;
- Contaminantes de preocupação emergente;
- Purificação e estabilização de água potável;
- Purificação química e física;
- Desinfecção
- Sistemas de distribuição de águas municipais;
- A microbiologia dos sistemas de distribuição de água municipais; e
- A microbiologia dos sistemas de distribuição de água domiciliar.