Curso Online de Assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de infarto do miocárdio
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), também conhecido como infarto ou ataque cardíaco, corresponde à interrupção da passagem de sangue par...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de infarto do miocárdio
Enfermeira adriana mattos
-
Objetivo
Investigar o papel do profissional de enfermagem na assistência à pacientes vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
-
INTRODUÇÃO o que é iam
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) se dá por uma oclusão da artéria coronária, através da formação de um coágulo ou placa de ateroma, diminuindo o fluxo sanguíneo e levando parte do miocárdio à um processo de necrose. A extensão da necrose depende de fatores como o calibre da artéria acometida, tempo de evolução da obstrução e desenvolvimento de circulação colateral. Os fatores que predispõem o IAM estão relacionados à idade, colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade e fatores hereditários.
-
fisiopatologia
O iam é resultante da ruptura ou erosão de uma placa de aterosclerótica, desencadeando um processo em cascata, o qual reduz de forma crítica o fluxo sanguíneo na artéria coronária por espasmo coronário ou formação de trombo. Desencadeando isquemia cardíaca e por fim necrose e fibrose do tecido.
- placa de aterosclerótica
-
Corte transversal de um coração mostrando o extenso iam
-
Características histopatológica do iam
Necrose coagulativa
Isquemia
Inflamação
Fagocitose de restos celulares
Resparação tecidual por tecido fibroso - Fatores de risco
-
Quadro clínico
Os sinais e sintomas mais frequentes são a dor torácica persistente, de início súbito e forte intensidade, localizada sobre a região esternal com irradiação para o braço esquerdo e mandíbula. Esta dor pode vir acompanhada de sudorese, náusea, vômito, palidez, podendo ocorrer uma síncope.
-
Diagnóstico
O diagnóstico é feito associando os sinais e sintomas, ECG e exames laboratoriais. O ECG nos informa possíveis alterações como o supradesnivelamento do segmento ST, indica a localização e extensão do infarto, além de outras complicações. No IAM, a consequente morte celular leva à perda da integridade do sarcolema ocasionando a liberação de algumas enzimas na corrente sanguínea.
-
Diagnóstico
A passagem destas enzimas também nos fornece dados importantes sobre a extensão e evolução do infarto. A CK-MB é uma isoenzima encontrada em células cardíacas, portanto ela só estará aumentada quando houver a destruição destas células.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de infarto do miocárdio
- Objetivo
- INTRODUÇÃO o que é iam
- fisiopatologia
- placa de aterosclerótica
- Características histopatológica do iam
- Fatores de risco
- Quadro clínico
- Diagnóstico
- Eletro com supra de st
- Exame de sangue alterado
- Fases do infarto agudo do miocárdio
- TRATAMENTO
- INTERVENÇÃO CORONÀRIA PERCUTÂNEA E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
- A assistência de enfermagem no IAM
- Diagnóstico de Enfermagem
- Intervenções de Enfermagem
- obrigado
- bibliografia