Curso Online de Período composto por subordinação e coordenação
Orações subordinadas adverbiais, substantivas e adjetivas; Orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Continue lendoAutor(a): Vilma Soares Santos
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Língua Portuguesa
língua portuguesa
análise do período composto:
subordinação e coordenação
-
spirit acha indícios de água em marte
a sonda spirit encontrou indícios de que pequenas quantidades de água poderiam ter brotado do solo da cratera gusev, em marte, onde o robô pousou em janeiro.
jornal zero hora, porto alegre,ed.14078, 8/03/2004. -
I-Período Composto por Subordinação
i-período composto por subordinação
“o robô-sonda americano spirit, que pousou em marte em janeiro passado, também encontrou sinais de que houve água no planeta vermelho, informou hoje a agência espacial americana nasa em um comunicado”.
notícia.terra.com.br/ciência/interna. -
Na ordem direta, teríamos:
na ordem direta, teríamos:
a agência espacial americana nasa informou hoje em um comunicado [que] o robô-sonda americano spirit, que pousou em marte em janeiro passado, também encontrou sinais de que houve água no planeta vermelho.
-
Depois de analisar o material, cientistas que trabalham com a Spirit deduziram que a água formou pequenos buracos na rocha.
depois de analisar o material, cientistas que trabalham com a spirit deduziram que a água formou pequenos buracos na rocha.
(a) “cientistas deduziram” é oração principal;
(b)”depois de analisar o material” é oração subordinada adverbial ;
(c)”que trabalham com a spirit” é oração subordinada adjetiva;
(d)”que a água formou pequenos buracos na rocha” é oração subordinada substantiva. -
período composto por subordinação traz orações que possuem dependência semântica e sintática. é formado por uma oração principal e uma ou mais subordinadas.
classificam-se em:
1.orações subordinadas adverbiais: (causal, comparativas, concessivas, condicional, conformativa, consecutiva, final, proporcional e temporal);2.orações subordinadas substantivas: (subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, apositiva, predicativa);
3.orações subordinadas adjetivas: (restritivas e explicativas). -
1. orações subordinadas adverbiais
-
1.1. Causais
1.1. causais
indicam a causa da ação expressa pelo verbo da oração principal. principais conjunções causais: porque, pois que, uma vez que, visto que, visto como, já que, porquanto, como etc. "margarida começou a chorar porque dirceu lhe pisara o pé." (a. dourado) "como a conheço bem, não fiz nada." (a. prado) "fazia tudo que lhe viesse à cabeça, já que ia morrer." (d. trevisan)
-
1.2. Comparativas
1.2. comparativas
estabelecem uma comparação com a ação indicada pelo verbo principal. principais conjunções comparativas: que/do que (precedidos de tão, tanto, mais, menos, melhor, pior, maior, menor, na oração principal), como, assim como, assim etc. "eis que a morte chega para o homem como chegara para o pintassilgo." (d. trevisan) "não quero que meus alunos decorem que nem papagaio." (s. b. holanda) "nadei como um cão." (p. m. campos) observação: freqüentemente omite-se o verbo da oração subordinada adverbial comparativa.
-
1.3. Concessivas
1.3. concessivas
indicam uma concessão à idéia expressa pelo verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. principais conjunções concessivas: embora, ainda que, posto que, a menos que, se bem que, conquanto, mesmo que, nem que, apesar de que, (por mais) que, (por muito), que etc. "os camponeses arruinados formavam o maior contingente de imigração, embora houvesse também operários e artesãos..." (leitura) "por mais que eu cantasse, ela continuava triste e calada." "ainda que comprovem, não acredito no que dizem."
-
1.4. Condicionais
1.4. condicionais
indicam a situação necessária à ocorrência ou não da ação do verbo da oração principal. principais conjunções condicionais: se, caso, exceto, salvo, desde que, contanto que, sem que, a menos que, a não ser que etc. "a visita seria carnavalesca, se não fosse macabra." (senhor) "não entrem sem que apresentem a carteira de identidade." "caso você queira ir ao cinema, telefone-me." observação: a locução conjuntiva como se sintetiza as idéias de comparação e hipótese. alguns autores desdobram a locução desta forma: "sorria como se estivesse feliz" (sorria como sorriria se estivesse feliz) esse desdobramento é artificial; parece-nos preferível considerar a locução como comparativa.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Língua Portuguesa
- I-Período Composto por Subordinação
- Na ordem direta, teríamos:
- Depois de analisar o material, cientistas que trabalham com a Spirit deduziram que a água formou pequenos buracos na rocha.
- 1.1. Causais
- 1.2. Comparativas
- 1.3. Concessivas
- 1.4. Condicionais
- 1.5. Conformativas
- 1.6. Consecutivas
- 1.7. Finais
- 1.8. Proporcionais
- 1.9. Temporais
- 1.10.Atividade
- 1.11.Gabarito
- 2.1.Subjetiva
- 2.2.Objetiva direta
- 2.3.Objetiva indireta
- 2.4. Completiva nominal
- 2.5. Predicativa
- 2.6.Apositiva
- 2.7.Atividade
- 2.8.Gabarito
- 3.Orações subordinadas Adjetivas
- 3.1.Restritiva
- 3.2.Explicativa
- 3.3.Atividade
- 3.4.Gabarito
- 2.sindéticas
- Atividade:
- Gabarito:
- 5.Referências bibliográficas: