Curso Online de Morfologia da Língua Portuguesa
Neste curso, apresentamos, na primeira parte, todos os conceitos necessários à compreensão da estrutura das palavras da Língua Portuguesa...
Continue lendoAutor(a): Edmilson Gonçalves Dos Passos
Carga horária: 13 horas
Por: R$ 35,00
(Pagamento único)
Mais de 70 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Maiara Casagrande Port
- Layane Andrade Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Morfologia da Língua Portuguesa
morfologia da língua portuguesa
prof. edmilson passos
(estrutura das palavras)
1
-
Introdução
introdução
você já parou em algum momento para pensar sobre os fenômenos que estão envolvidos no processo de compreensão do mundo? como é que nós conseguimos apreender a realidade? como é que nós conseguimos fazer as pessoas compreenderem tudo o que expressamos com nossas palavras?
2
-
você deve estar curioso para saber o que essas perguntas têm a ver com o nosso curso, não é mesmo? se a chama da curiosidade acendeu em seu peito, pode estar certo que começamos muito bem. afinal, se não fosse a curiosidade, os avanços da humanidade não teriam ocorrido, e ainda estaríamos vivendo em cavernas ou, o que é pior, já teríamos desaparecido da face da terra.
introdução
3
-
Introdução
muitos são os fatos da língua que se encontram longe de uma compreensão satisfatória para a maioria dos falantes.
essa realidade deve-se a inúmeros fatores, que podem aparecer sozinhos ou em conjunto. dentre esses fatores, destacamos aqueles considerados mais relevantes: desinteresse pelo assunto, metodologias de ensino inadequadas, bloqueios cognitivos, falta de empatia com o professor.introdução
4
-
Introdução
dos fatores relacionados no slide anterior, felizmente você já superou um: o desinteresse pelo assunto, caso contrário não teria efetuado sua matrícula neste curso. concorda comigo? isso pode ser considerado um grande avanço.
mas para atingirmos a realização dos nossos sonhos é necessário avançar muito mais... avançar sempre...
e é para permitir esse avanço que nós elaboramos este material, cujo principal desafio consiste na superação dos fatores acima indicados.
introdução
5
-
Introdução
a forma como foi elaborado este curso tem como princípio básico a manutenção de um diálogo constante entre mim e você.
para isso, fizemos uso de alguns recursos presentes em programas de apresentação de slides, o que nos permitiu desenvolver o tema de forma leve e agradável. estaremos frequentemente criando desafios para que você possa superá-los. para um aprendizado consistente, é fundamental o seu compromisso de abraçar as propostas de forma a tentar resolvê-las antes de dar o próximo clique.
estou convicto de que os resultados serão bastante satisfatórios.introdução
6
-
Conceituando Morfologia
a palavra “morfologia” é constituída por dois elementos oriundos da língua grega: morfo-, que significa “forma”, e –logia, que significa “estudo”.
com base nesses dois segmentos (morfo- e –logia), podemos definir morfologia como a área de estudo da língua responsável pela abordagem da estrutura, da formação e da classificação das palavras. a partir do conceito elaborado, podemos perceber que o estudo morfológico da língua volta seu olhar exclusivamente para a palavra, não havendo, portanto, uma preocupação imediata com a função das palavras nas frases.conceituando morfologia
7
-
A Estrutura da Língua
responda sinceramente: foi possível compreender o “texto” do quadro acima? certamente não. parece que estou ouvindo alguém dizer: “esse cara pirou totalmente!!!!” agora responda ao desafio: qual será a razão de você não ter compreendido? a resposta pode ser resumida em uma palavra presente neste slide, e o seu desafio é encontrá-la.
a estrutura da língua
o importância processo é da que uso surgir rodeia fundamental para natural fazemos nem nesse língua quem ponto interagir notarmos com nos tão a de estrutura que sua de é.
leia o “texto” a seguir:
8
-
A Estrutura da Língua
a estrutura da língua
o uso que fazemos da língua para interagir com quem nos rodeia é tão natural a ponto de nem notarmos que sua estrutura é de fundamental importância nesse processo.
se você respondeu “estrutura”, acertou. veja abaixo o texto devidamente estruturado:
9
-
A Estrutura da Língua
a estrutura da língua
é isso mesmo, pessoal. a língua é uma estrutura altamente organizada. quando suas regras estruturais não são seguidas, fatalmente a comunicação não se estabelece. é importante notar que essas regras não se limitam ao nível da frase. também as palavras estão sujeitas a leis de organização, afinal, sem elas, teríamos a liberdade de escrever “deinponeiscomív”, ou outras possíveis combinações para dizer o que entendemos por “indecomponíveis”. convenhamos porém que, se assim fosse, seria uma verdadeira loucura, pois ninguém conseguiria se entender facilmente. concordam comigo?
10
-
A Estrutura da Língua
a estrutura da língua
o nosso estudo terá como base não as regras de formação das palavras, mas a identificação dos elementos que as compõem. ora, se a frase é composta pela combinação de palavras, estas, por sua vez, são formadas de elementos menores capazes de transmitir para o falante informações necessárias ao entendimento da mensagem.
buscaremos, a partir de agora, destacar para você esses elementos, chamando a atenção para o significado que cada um deles carrega.
11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Morfologia da Língua Portuguesa
- Introdução
- Conceituando Morfologia
- A Estrutura da Língua
- Trabalhando Conceitos
- Morfemas
- Morfemas Lexicais
- Morfemas Gramaticais
- Formulando Conceitos 01
- Radical
- Prefixos e Sufixos
- Prefixos Latinos
- Prefixos Gregos
- Sufixos Nominais Latinos
- Sufixos Nominais Gregos
- Sufixos Verbais
- Vogal Temática
- Desinências
- Exercícios
- Referências