Curso Online de Direito Previdenciário
O direito previdenciário é um ramo do direito público surgido da conquista dos direitos sociais no fim do século XIX e início do século X...
Continue lendoAutor(a): Interagindo Com O Futuro
Carga horária: 25 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Luziélia Marcelino Nunes
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Direito Previdenciário
-
Olá aluno,seja bem vindo á este curso de Direito Previdenciário
Para realizar o curso é simples , basta seguir clicando de pagina em pagina para visualizar todo o conteúdo apresentado.
Após concluir o curso totalmente, ficará disponível as opções para obter o certificado diretamente em seu ambiente de aprendizagem.
Você possuí 90 dias de acesso ao curso, sendo que o tempo de conclusão fica a seu critério conforme seu tempo disponível.
Sugerimos que realize e conclua o curso dentro de um tempo hábil para constar no certificado o período de realização.
-
Direito
Previdenciário -
Com o seguinte conteúdo programático:
Introdução Dos Objetivos Constitucionais da Seguridade Social Legislação Correspondente Direito Previdenciário: Conceitos Básicos Tipos de Segurados do Regime Geral de Previdência Social Da Filiação e Inscrição no RGPS Dos Dependentes Relação Jurídica de Seguro Social e Seguridade Social Salário de Contribuição e Salário Benefício Carência e Perda da Qualidade de Segurado Principais Benefícios em Espécie Processo e Procedimentos envolvendo Ações Previdenciárias Informações Básicas acerca da Desaposentação Bibliografia/Links Recomendados
-
Introdução
-
DIREITO PREVIDENCIÁRIO E SEGURIDADE SOCIAL
1. PRINCÍPIOS E OBJETIVOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL
A Constituição da República Federativa do Brasil é um conjunto de leis maiores que regem o ordenamento jurídico brasileiro.É na constituição federal que estão reunidos todos os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros, sejam eles natos ou naturalizados.
-
A Carta Magna Brasileira (Constituição Federal) é considerada uma constituição com as seguintes características principais: promulgada, escrita, analítica, formal, eclética, dogmática e rígida.
Por conta dessas características, nela estão inseridos princípios básicos reguladores da vida em sociedade e ainda, como consequência, reguladores das atividades que envolvem a seguridade social, ou seja, o direito previdenciário em si.
Os princípios constitucionais estão discriminados na Lei Suprema de 1988 em seu artigo 1º e são eles: a) soberania; b) cidadania; c) a dignidade da pessoa humana; d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e e) o pluralismo político.
-
Ademais a Constituição da República traz em seu artigo 5º os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, enumeradas em tantos incisos.
Por seguridade social entende-se o conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e a assistência social.
(art. 194 CF)Como a seguridade social é um direito dos cidadãos brasileiros disciplinada pela própria Lei Suprema, citam-se alguns dos princípios e direitos fundamentais que a norteiam e estão presentes na constituição: igualdade; solidariedade; contraditório e ampla defesa; direito de petição; da inafastabilidade da justiça e do direito adquirido.
-
Isso sem contar nos objetivos constitucionais da seguridade social, os quais sejam:
a) Universalidade de Cobertura e Atendimento;
b) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
c) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; d) irredutibilidade do valor dos benefícios;
e) equidade na forma de participação no custeio;
f) diversidade na base de financiamento e
g) gestão democrática descentralizada. -
1.1 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
1.1.1 DA SOBERANIA
Conforme exposto acima, tem-se a soberania como princípio fundamental da constituição o qual consiste em: um dos elementos do Estado, significa a supremacia do Estado brasileiro, na ordem política interna e a independência da ordem externa.
1.1 DA CIDADANIA
A cidadania como fundamento da Constituição abrange a titularidade de direitos políticos e civis. -
1.1.2 DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Por esse fundamento tem-se o absoluto respeito aos direitos fundamentais de todo o ser humano, devendo ser assegurado a todos condições dignas de sobrevivência.
1.1.3 VALORES SOCIAIS DA LIVRE INICIATIVA E DO TRABALHO
Fundamento do modo de produção vigente, ou seja, o capitalismo, regido pela Constituição Federal.1.1.4 PLURALISMO POLÍTICO
Significa o respeito à livre formação política no país, vedando-se em regra qualquer limitação aos partidos políticos e manifestações, salvo o que a própria constituição limita.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Dos Objetivos Constitucionais da Seguridade Social
- Legislação Correspondente
- Direito Previdenciário: Conceitos Básicos
- Tipos de Segurados do Regime Geral de Previdência Social
- Da Filiação e Inscrição no RGPS
- Dos Dependentes
- Relação Jurídica de Seguro Social e Seguridade Social
- Salário de Contribuição e Salário Benefício
- Carência e Perda da Qualidade de Segurado
- Principais Benefícios em Espécie
- Processo e Procedimentos envolvendo Ações Previdenciárias
- Informações Básicas acerca da Desaposentação
- Bibliografia/Links Recomendados