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Curso Online de Curso de Programação em C++
Introdução Características básicas Decisões condicionais Laços Vetores e matrizes Ponteiros Funções Estruturas Entrada e saída Aplicações
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Modelo de certificados (imagem ilustrativa):


-
Curso de Programação em C++
Curso de Programação em C++
Valdey valente silva
FAPEN
Ciencia da computaçãoEm 15 04 2013
-
Módulo I – Programação Estruturada
2
Módulo I – Programação Estruturada
Introdução
Características básicas
Decisões condicionais
Laços
Vetores e matrizes
Ponteiros
Funções
Estruturas
Entrada e saída
Aplicações -
Introdução
3
Introdução
C++ é uma evolução da linguagem C
Criada por Bjarne Stroustrup na década de 80 (http://www.research.att.com/~bs/)C++
É uma linguagem de aplicação geral.
Contém a linguagem C (padrão ANSI).
Suporta abstração de dados.
Suporta programação orientada a objetos.
Suporta programação genérica (templates). -
Introdução
4
Introdução
C++ é um linguagem compilada.
Compiladores livres para C++
Linux:
g++ (http://gcc.gnu.org/)
Windows:
Cygwin (http://www.cygwin.com/)
Dev-C++ (http://www.bloodshed.net/devcpp.html) -
Introdução
5
Introdução
C++ é uma linguagem padronizada (ANSI/ISO)
Organização e comandos da liguagem.
Bibliotecas (entrada/saida, matemática, STL, etc.)Independência de plataformas
Windows
98/NT/2000/Me/XP
Unix
Solaris/IRIX/AIX/Linux
Macintosh
Os arquivos fonte (.cpp e .h) não precisam ser modificados. -
Dev-C++
6
Dev-C++
Editor
Janela
auxiliarMensagens
-
Esquema de um programa C++
7
Esquema de um programa C++
Um programa C++ é dividido em funções:
As definições/declarações no interior funções são locais.
As definições/declarações fora das funções são globais.// exemplo.cpp
int main(void)
{
Bloco de comandos
return(0);
}Comentário
Espaço global
Função principal
O símbolo ; indica
fim de linhaTodo programa precisa ter uma função chamada main
Esta função é a primeira a ser chamada quando um programa é executado.
Sintaxe: -
Biblioteca padrão
8
Biblioteca padrão
Conjunto de funções/operadores pré-definidos.
Precisa incluir (#include) a biblioteca antes de usar.Matemática (math.h/cmath)
sqrt, exp, log, sin, cos, tan, asin, acos, ...Entrada/Saída (stdio.h/iostream)
Leitura e impressão.
Manipulação de arquivos (texto/binários).Tempo (time.h/ctime)
Medição e manipulação de datas e tempo.Cadeias de caracteres (string.h/string)
Manipulação de palavras, textos, etc.Standard Template Library (STL)
Estruturas de dados: vetores, listas, árvores, ...
Algoritmos: ordenação, procura, ... -
Exemplo
9
Exemplo
// programa1.cpp
#include
using namespace std;int main(void)
{
cout << "Primeiro programa em C++!\n";
return(0); // Sucesso
}Biblioteca padrão de E/S
Evita conflito com nomes da bib. padrão
-
E/S básica
10
E/S básica
A classe iostream contém os procedimentos de entrada e saída de dados.
cout é o dispositivo de saída padrão.
<< (operador de inserção) é utilizado para inserir dados.
cin é o dispositivo de entrada padrão.
>> (operador de extração) é utilizado para extrair dados.
Dispositivos padrão:
Entrada teclado.
Saída monitor. -
Identificadores
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Identificadores
Nomes usados para fazer referência a variáveis, funções, tipos definidos pelo usuário, etc.
Características:
O primeiro caractere deve ser letra ou underscore os demais podem ser números.
Maiúsculas e minúsculas são consideradas diferentes.
Não é permitido o uso de espaços ou outros caracteres especiais.Sugestões:
Usar nomes com significado.
Variáveis locais nomes curtos.
Variáveis globais nomes mais longos.
Evitar começar com underscore uso do compilador.
Não usar palavras reservadas da linguagem.
Pagamento único
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Capítulos
- Curso de Programação em C++
- Módulo I – Programação Estruturada
- Introdução
- Dev-C++
- Esquema de um programa C++
- Biblioteca padrão
- Exemplo
- E/S básica
- Identificadores
- Variáveis
- Operadores
- Decisões condicionais
- Comandos de Repetição
- Arrays
- Vetores e matrizes
- Matrizes
- Apontadores (ponteiros)
- Alocação dinâmica
- Funções
- Estruturas
- Tipos Abstratos de Dados