Curso Online de LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Curso Online de LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

O curso de Lógica de Programação visa introduzir o aluno ao pensamento lógico, etapa importante para iniciar o aprendizado de uma linguag...

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O curso de Lógica de Programação visa introduzir o aluno ao pensamento lógico, etapa importante para iniciar o aprendizado de uma linguagem de programação de computadores. Hoje em dia, independentemente da linguagem a ser aprendida, será necessário utilizar os conceitos básicos de lógica de programação.
O curso de Lógica de Programação irá preparar o aluno a entender os princípios básicos de uma linguagem de programação, como Entrada, Processamento e Saída, a trabalhar com estudo de variáveis, análise de códigos através de Breakpoints, operações relacionais, estruturas de decisão e de repetição.
Depois de concluído o curso, você já terá conhecimentos de algoritmos e conseguirá aplicar os conhecimentos adquiridos em uma linguagem de programação.



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  • Lógica de Programação

  • Apresentação da Lógica de Programação
    O curso de Lógica de Programação visa introduzir o aluno ao pensamento lógico, etapa importante para iniciar o aprendizado de uma linguagem de programação de computadores. Hoje em dia, independentemente da linguagem a ser aprendida, será necessário utilizar os conceitos básicos de lógica de programação.
    O curso de Lógica de Programação irá preparar o aluno a entender os princípios básicos de uma linguagem de programação, como Entrada, Processamento e Saída, a trabalhar com estudo de variáveis, análise de códigos através de Breakpoints, operações relacionais, estruturas de decisão e de repetição.
    Depois de concluído o curso, você já terá conhecimentos de algoritmos e conseguirá aplicar os conhecimentos adquiridos em uma linguagem de programação.

  • Índice
    CONHECENDO O PORTUGOL STUDIO............................................. 7
    Conhecendo o Portugol Studio ..............................................................................7
    O QUE É SOFTWARE? .......................................................................................8
    Tipos de Softwares de Computador......................................................................8
    Linguagem Pseudocódigo..............................................................................................8
    Sintaxe do Programa Portugol Studio..............................................................9
    Como Escrever Um Software .....................................................................................9
    O QUE É ALGORITMO? .................................................................................. 10
    ESCREVENDO ALGORITMOS..............................................................11
    Algoritmo Básico ............................................................................................................11
    COMANDO ESCREVA E LEIA...............................................................14
    Comando Escreva e Leia..............................................................................................14
    Comando Escreva: Concatenar.............................................................................16
    USANDO VARIÁVEIS E O INSPETOR DE VARIÁVEIS...........17
    Utilizando Variáveis e o Quadro de Variáveis..........................................17
    Inspetor de Variáveis ...................................................................................................19
    Variáveis: Tipos de Dados ........................................................................................21
    Confira As Variáveis Disponíveis No Portugol Studios ...................21
    CALCULAR MÉDIA ARITMÉTICA......................................................22
    Média Aritmética Simples ..........................................................................................22
    - ESTRUTURAS SEQUENCIAIS / DECISÃO CONDICIONAL SIMPLES SE............................................................................................................24
    Estrutuas Sequenciais ................................................................................................24
    Estruturas de Decisão ................................................................................................25
    Estruturas de Decisão: Condicional Simples - SE ........................ 26
    ESTRUTURAS DE DECISÃO CONDICIONAL COMPOSTA SE- SENAO E OPERADORES ...................................................................................27
    Estrutura de Exemplo...................................................................................................27
    Operadores Relacionais.............................................................................................28
    PRATICANDO A CONDICIONAL SE ................................................30
    Praticando............................................................................................................................30
    ESTRUTURAS DE DECISÃO: CASO..................................................33
    Explicação.............................................................................................................................33

  • OPERADORES LÓGICOS (OR / AND) ........................................... 35
    Operações Lógicas .........................................................................................................35
    Operador Lógico do Tipo OR.................................................................. 36
    Operador Lógico do Tipo AND............................................................... 38
    PRATICANDO E CONHECENDO O OPERADOR DO TIPO NOT
    ............................................................................................. 39
    Praticando Algoritmos ..............................................................................................39
    Operador Lógico do tipo NOT ............................................................... 41
    ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO / ENQUANTO ............................ 43
    O Que é Uma Estrutura de Repetição? ................................................ 43
    Estrutura de Repetição Enquanto...Faça......................................................45
    PRATICANDO A ESTRUTURA DE REPETIÇÃO ENQUANTO 48
    Praticando A Estrutura de Repetição / Enquanto... Faça ..............48
    Biblioteca .............................................................................................................................52
    ESTRUTURA DE REPETIÇÃO / PARA-ATÉ-FAÇA .................... 55
    Relebrando Estruturas de Repetição...............................................................55
    Estrutura Para-Até-Faça..........................................................................................55
    Diferenças Entre Estruturas de Repetição.................................................57

  • 01 Conhecendo o Portugol Studio

    Conhecendo o Portugol Studio
    O Portugol Studio é uma ferramenta para aprender programação, voltada para as pessoas que falam o idioma português. Possui uma sintaxe fácil baseada em C e PHP, diversos exemplos e materiais de apoio à aprendizagem. Também possibilita a criação de jogos e outras aplicações.
    Acesse seu menu iniciar do Windows
    Pesquise pelo programa “Portugol Studio”
    Para criar um novo “Algoritmo”, clique em:
    Ao iniciar um novo arquivo o programa já apresenta uma estrutura básica
    Para executar as ações de um algoritmo você deve utilziar o botão “Executar”
    Lógica de Programação V2
    7

  • Assim o programa fará a apresentação do programa
    Software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou execu- tadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/in- formação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao com- portamento exibido por essa sequência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante, além de um produto de- senvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações.
    Software de sistema que inclui o firmware
    Software aplicativo
    Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, no curso será utilizado o programa Portugol Studio
    Portugol: O programa Portugol Studio utiliza a linguagem "Portugol" que é uma linguagem chamada de pseudocódigo, isto é, não é uma linguagem de programação. É uma linguagem para o aprendizado de programação.
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    Lógica de Programação V2
    O Que É Software?
    Tipos de Softwares de Computador
    Linguagem Pseudocódigo

  • A linguagem que o Portugol Studio interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol".

    Sintaxe do Programa Portugol Studio
    A sintaxe de uma linguagem de programação é a forma como os seus comandos devem ser escritos.
    Por exemplo, para escrever uma mensagem na tela, foi utilizado o comando escreva

    Exemplo:
    Sabemos então, que o comando chamado escreva, escreve mensagens na tela do usuário
    Um erro de sintaxe ocorre se uma sintaxe incorreta for utilizada como por exemplo a substituição da palavra “escreva” para a palavra “mostre”, o comando correto é o “escreva”, assm, ao executar o programa um problema será apresentado. Exemplo:
    Além deste erro, mais simples de resolver podendo trocar a sintaxe para a forma correta de escrever é possível identificar erros na estrutura do algoritmo onde se tem uma

    Como Escrever Um Software
    Normalmente, programas de computador são escritos em linguagens de programação, pois estas foram projetadas para aproximar-se das lingua- gens usadas por seres humanos. Atualmente existe uma quantidade muito grande de linguagens de programação, dentre elas, as mais popu-lares no momento são C#, C++, Java, Swift, PHP, dentre outras.
    Um software precisa reproduzir a ideia gerada por um ser humano, ou seja, sua execução vai depender de um conjunto de informações ordena- das, para que ele possa ter um resultado final.
    Lógica de Programação V2
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  • O Que É Algoritmo?
    Um algoritmo é uma sequência de instruções bem definidas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo fi-nito. Ele representa um conjunto de regras para a solução de um proble-ma.
    No exemplo da receita abaixo, a correta execução das instruções vai resultar na preparação do bolo para o consumo.

    Exemplo:
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    Lógica de Programação V2

  • Para um programa de computador, o efeito será o mesmo. O programa deve possuir um algoritmo ordenado, para que o computador processe as informações na ordem especificada e possa apresentar o resultado proposto pelo seu programa.
    Veja agora um exemplo de algoritmo para ser implementado em um programa de computador:
    No exemplo:
    1. O programa irá receber 2 números.
    2. Em seguida, vai ocorrer um processamento: que é a soma dos núme- ros recebidos.
    3. E, por final, será apresentado na tela o resultado da soma dos núme- ros.
    Seguindo as instruções fornecidas pelo algoritmo, o programa (software) vai apresentar o resultado desejado na tela.
    02 Escrevendo Algoritmos

    Algoritmo Básico
    O primeiro passo antes de digitar o algoritmo no Portugol Studio é estender o problema que foi proposto
    O Portugol Studio está com a estrutura básica criada
    Lógica de Programação V2
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  • Comece declarando as variáveis do seu algoritmo
    No Portugol Studio, você verá uma variedade de variáveis disponíveis onde cada uma é utilizada para uma função específica.
    A variável “inteiro” é utilizada para armazenar números inteiros (sem casas decimais), no caso da utilização de casas decimais é utilizado por exemplo a variável “real”
    Quando o usuário precisa "entrar com dados", estes dados devem ser gravados em algum local, em nosso exemplo, ficará na memória do computador. Para isso, existem as chamadas "variáveis". Uma variável é um espaço criado na memória do computador, onde é possível gravar e ler os dados.
    Para emitir mensagens ao usuário do programa, utiliza-se a sintaxe “escreva”, a frente dela digire os parenteses e aspas, conforme no exemplo:
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    Lógica de Programação V2

  • Após emitir a mensagem o programa precisa armazenar o valor digitado pelo usuário no algoritmo, para isto é usado a sintaxe “leia” e o nome da variável entre parêntes a frente da sintaxe. Assim:
    Criando as variáveis e armazenando os valores delas você pode criar qualquer regra a partir disto, seja uma estrutura mais complexa ou um cálculo simples, como a adição do número digitado pelo usuário somado a outro número qualquer, que você programe, neste exemplo o “40”. Veja:
    Programando uma nova ação como essa, o próximo passo é exibir o resultado ao usuário, para isto, você pode criar uma mensagem que detalhe esse resultado e em seguida, exiba a sintaxe “escreva” com a variável (resultado) junto a ela. Exemplo:
    Para testar os ajustes do algoritmo, use o botão “Executar”
    Lógica de Programação V2
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  • 01 ? CONHECENDO O PORTUGOL STUDIO
  • 02 ? ESCREVENDO ALGORITMOS
  • 03 ? COMANDO ESCREVA E LEIA
  • 04 ? USANDO VARIÁVEIS E O INSPETOR DE VARIÁVEIS
  • 05 ? CALCULAR MÉDIA ARITMÉTICA
  • 06 - ESTRUTURAS SEQUENCIAIS / DECISÃO CONDICIONAL
  • SIMPLES SE
  • 07 ? ESTRUTURAS DE DECISÃO CONDICIONAL COMPOSTA SESENAO
  • E OPERADORES
  • 08 ? PRATICANDO A CONDICIONAL SE
  • 09 ? ESTRUTURAS DE DECISÃO: CASO
  • 10 ? OPERADORES LÓGICOS (OR / AND)
  • 11 ? PRATICANDO E CONHECENDO O OPERADOR DO TIPO NOT
  • 12 ? ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO / ENQUANTO
  • 13 ? PRATICANDO A ESTRUTURA DE REPETIÇÃO ENQUANTO
  • 14 ? ESTRUTURA DE REPETIÇÃO / PARA-ATÉ-FAÇA