Curso Online de SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - PRINCIPIOS GERAIS
COMO A SOCIEDADE VISLUMBRA A EDUCAÇÃO. QUAL A SUA VISÃO SOCIOLÓGICA?
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOUNIDADE I
PROFESSOR: MICHAEL HERMANN GARCIA
PEDAGOGO LICENCIADO EM BIOLOGIA, QUÍMICA E INFORMÁTICA
Faculdade Central CRISTALINENSE
Licenciatura em Pedagogia
Sociologia da Educação
1º e 2º Períodos
2019.2 -
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
Sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, etc, em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos, etc. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, as vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades completamente diferentes.
-
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
Estudar a realidade social diz respeito ao campo do trabalho da sociologia. Estudar a realidade social, diz respeito então, ao estudo da constituição em rede de vida humana. Assim, estudar sociologia diz respeito ás relações que envolve a vida humana em todas as etapas do seu desenvolvimento.
-
O QUE É SOCIOLOGIA?
A sociologia configura configura-se no estudo das sociedades humanas, um processo intelectual fascinante e obrigatório, cuja matéria-prima é nosso próprio comportamento como indivíduos sociais.
A expressão sociedades humanas indica a existência de inúmeras sociedades, de vários estilos de vivencia que abrangem e orientam a diversidade humana. -
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Os primeiros passos da sociologia podem ser identificados na consolidação do sistema capitalista, proporcionada pela Revolução Francesa em 1789. Nessa conjuntura, a nascente ordem do capital se alastrou rapidamente pelo continente europeu, oferecendo à sociedade um padrão de comportamento crucial para a fundamentação de estudos sociológicos: trata-se do indivudualismo.
-
FEUDALISMO CAPITALISMO
A queda do domínio feudal e a possibilidade dos indivíduos tornarem-se proprietários habilitaram o individualismo como principal ponto para a compreensão e interpretação daquela realidade.
-
FEUDALISMO CAPITALISMO
Os conflitos sociais vigentes na nova ordem capitalista, opôs-se à supremacia do individualismo e compreendeu a realidade humana a partir do coletivo. Neste sentindo, os conflitos pôs Revolução Francesa são originados pelos resíduos da antiga denominação da política da nobreza, os quais deveriam ser completamente eliminados pela lógica industrial capitalista.
-
FEUDALISMO CAPITALISMO
Portanto a sociologia iniciou-se com o esforço dos pensadores em compreender o impacto inicial das transformações que acompanharam o processo de industrialização no Ocidente. Atualmente, o estudo sociológico ainda permanece comprometido com a análise da vida social moderna. No entanto, o mundo de hoje é radicalmente distinto do passado, e a grande tarefa da sociologia é ajudar-nos a compreender este mundo e seu provável futuro.
-
OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Quando a sociologia surge realmente de fato no Século XIX se dedicava ao estudo do mudo social, até hoje a inúmeras interpretações para esta ciência, onde alguns dizem que é uma ciência da sociedade, outros falam que é o estudo dos fenômenos sociais e das relações humanas, mas todos concordam que a sociologia é o estudo das relações e interações humanas.
Portanto, o objeto de estudo da sociologia são as práticas sociais tais como:
-
AS INTERAÇÕES SOCIAIS
Ocorre quando dois ou mais indivíduos estão interagindo entre si, porém para que isso ocorra terá que haver mudança de comportamento entre os mesmos. Podendo ter algum veículo de comunicação entre eles como a televisão e o computador (Internet).
-
GRUPOS SOCIAIS
É a interação de um grupo de indivíduos onde todos trabalham e compartilham idéias e atitudes em comum.
grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOUNIDADE I
- INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
- O QUE É SOCIOLOGIA?
- HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
- FEUDALISMO CAPITALISMO
- OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
- AS INTERAÇÕES SOCIAIS
- GRUPOS SOCIAIS
- RELAÇÃO SOCIAL
- TEORIAS SOCIOLÓGICAS
- AINDA EM MARX
- ÉMILE DURKHEIM 1858-1917
- AINDA EM DURKHEIM
- MAX WEBER 1864-1920
- A SOCIEDADE E SUA ESTRUTURA
- SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA
- QUESTÕES RELACIONADAS A SOCIOLOGIA
- SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA
- SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA NO BRASIL
- A SOCIOLOGIA E A ORGANIZAÇÃO SOCIAL
- A SOCIOLOGIA E A TEMÁTICA DOS GRUPOS SOCIAIS
- E OS GRUPOS SOCIAIS ???
- PRINCIPAIS GRUPOS SOCIAIS
- AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM GRUPO SOCIAL SÃO:
- AGREGADOS SOCIAIS
- TIPOS DE AGREGADOS SOCIAIS:
- AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
- CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
- INSTITUIÇÃO FAMILIAR
- AINDA EM FAMÍLIA...
- FAMÍLIA
- CLASSIFICAÇÃO DE FAMÍLIA
- AINDA EM FAMÍLIA...
- UNIÃO
- CASAMENTO
- RELIGIÃO
- POLÍTICA
- EDUCAÇÃO
- SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES MODERNAS
- FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO
- PROCESSO EDUCATIVO
- TIPOS DE PROCESSO EDUCATIVO
- EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE BRASILEIRA
- EDUCAÇÃO NA LÓGICA GLOBALIZADA
- TAREFAS DA QUINZENA
- INTÉ!