Curso Online de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem
Como o nome indica, esta disciplina versa sobre o estudo das teorias do desenvolvimento psicológico e suas implicações no processo de en...
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Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem
Professora: Laís Alves
Unidade I -
Modelos pedagógicos e epistemológicos em educação
Como mencionamos anteriormente, nesta disciplina, iremos estudar algumas teorias psicológicas que deram origem a práticas pedagógicas, bem como às correntes epistemológicas que fundamentam seus princípios.
Tais teorias se desenvolveram apoiadas em reflexões e contribuições da Filosofia, mais antiga que a Psicologia, que englobavam questões sobre a origem do conhecimento humano e a interação do homem com a natureza. -
O que é epistemologia?
Em seu sentido geral, epistemologia é a parte da Filosofia que estuda o conhecimento: o conhecimento lógico, organizado, racional ou seja, o conhecimento científico. Os epistemólogos, desde a Grécia Antiga até os tempos atuais, buscaram responder à seguinte questão: “como o homem chega ao conhecimento?“
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Exemplo de Aplicação
Como você explica a origem do conhecimento?
Depende apenas de fatores internos ao sujeito ou depende apenas dos fatores externos?
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Modelos epistemológicos
Há três diferentes maneiras de respondermos à pergunta sobre a origem do conhecimento, cada corrente epistemológica apresentará sua perspectiva: inatismo, empirismo e interacionismo.
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Visão inatista do conhecimento
Essa perspectiva é qualificada como inatista, porque tem como princípio a ideia de que o homem nasce com o conhecimento predeterminado em sua herança genética. Há, portanto, uma crença em um determinismo biológico que define a priori a capacidade intelectual do individuo, ficando o contexto
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Visão inatista do conhecimento
No dicionário, encontramos a seguinte definição de inatismo: “doutrina que admite a existência de ideias ou princípios independentes da experiência” (FERREIRA, 1986, p. 929).
A perspectiva inatista sobre a inteligência humana coloca os sujeitos em uma condição passiva diante das estruturas mentais que já possui (ou não) desde o nascimento. A interação com o meio serviria como oportunidade de exercício, expressão, manifestação das características de cada um, com pouca contribuição efetiva externa das outras pessoas. -
Você já havia se questionado a respeito dos princípios que fundamentam os testes de inteligência?
O modelo epistemológico inatista sobre o conhecimento pode ser assim representado: S O.
Vamos compreender melhor esses símbolos:
“S” significa sujeito do conhecimento (ou sujeito epistêmico), ou seja, é um conceito teórico que representa um sujeito universal qualquer sujeito, qualquer um de nós , e não um indivíduo específico em particular;
“O” significa objeto do conhecimento, podendo ser do mundo físico ou social, ou seja, aquilo que é conhecido pelo sujeito do conhecimento; -
a seta “” representa o sentido do conhecimento. E por que ela se dirige do Sujeito (S) para o Objeto (O)?
Porque, como vimos até aqui, a ideia central é que o conhecimento existiria internamente no sujeito, manifestando-se, revelando-se, no contato com os objetos, de dentro para fora.
Uma vez que a Corrente Epistemológica Inatista afirma que a bagagem genética é condição para explicar a inteligência do sujeito (que já existe a priori, ou seja, antes). Acredita que o sujeito nasce com o conhecimento já programado em sua herança genética e a interferência do mundo físico social é reduzida ou nula como possibilidade de levar o sujeito ao conhecimento (tudo depende somente dele ou do que possui como potencial herdado).
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Visão empirista do conhecimento
O principal filósofo que representa o pensamento dessa corrente epistemológica é Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.). Para ele, o conhecimento provém da dedução baseada na experiência sensível e, por isso, é considerado o criador da lógica. Ou seja, ele buscava uma explicação racional sobre as os fenômenos, o que impulsionou o desenvolvimento da ciência e da metodologia científica como a fonte correta e confiável para a obtenção do conhecimento.
Ele condenava toda forma de inatismo, defendendo que mesmo os conceitos e os juízos são retirados da experiência, da representação sensível, sendo que, para esse filósofo, os sentidos por si só nunca nos enganam. Essa corrente também é conhecida como positivismo lógico -
Nesse sentido, a inteligência é resultante das qualidades positivas ou negativas de nossa experiência.
Seu desenvolvimento é um somatório das aprendizagens que tivemos oportunidade de fazer. Trata-se de uma visão causal ou dependente de inteligência. Causal, porque a inteligência é consequência de ações ou estimulações positivas em favor de seu desenvolvimento ou daquelas que puderam inibir a expressão de aspectos negativos ou de contextos desfavoráveis.
Dependente, porque a falta desses elementos pode prejudicar ou desfavorecer o desenvolvimento da inteligência.
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Capítulos
- Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem
- Modelos pedagógicos e epistemológicos em educação
- O que é epistemologia?
- Exemplo de Aplicação
- Modelos epistemológicos
- Visão inatista do conhecimento
- Você já havia se questionado a respeito dos princípios que fundamentam os testes de inteligência?
- Visão empirista do conhecimento
- Visão interacionista do conhecimento
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- Pequena Revisão
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