Curso Online de Pedagogia Empresarial

Curso Online de Pedagogia Empresarial

O obejtivo deste curso e dotar o aluno para aprender os conceitos básicos da pedagogia e da pedagogia empresarial, o espaço do pedagogo n...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 10 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O obejtivo deste curso e dotar o aluno para aprender os conceitos básicos da pedagogia e da pedagogia empresarial, o espaço do pedagogo nas empresas, as responsabilidades, a legislação sobre a formação do profissional, artigos de relevância na área.

Profissional da área de Segurança Privada CEO da Roseg cursos ,Professor e Tutor de cursos Online a mais de 15 anos em vários sites EAD. Graduado em Segurança Pública. Graduado em Segurança Privada. MBA Executivo em Segurança Privada: Safety e Security. MBA Executivo em Administração de Empresas. Pós graduado em Segurança Institucional e Corporativa. Pós graduado em Segurança Pública . Atualmente cursando Pós Graduação em Segurança da Informação. Informações e Duvidas: defensere@hotmaiil.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Abertura

    Abertura

    Olá seja bem vindo ao curso de Pedagogia Empresarial da Defensere Treinamentos.

    Email:defensere@hotmail.com
    Blog:defensere.blogspot.com

  • Introdução

    Introdução

    Desafiadoramente, a atuação da pedagogia empresarial, enquanto instância formadora de educadores é torná-los profissionais habilitados a atuar além do ensino, Em um contexto histórico organização e de gestão de sistemas, também na produção de conhecimentos em diversas áreas da educação escolar e não escolar, conhecimentos estes, científicos e tecnológicos. Interessa, ainda, na perspectiva da formação do pedagogo, o desenvolvimento de sua capacidade de questionamento e elaboração de políticas que atinjam, direta ou indiretamente, as questões educacionais, além de aproximar o futuro pedagogo das funções com a natureza do cargo.

  • Enquanto cidadãos no mundo contemporâneo, ao pedagogo, são requeridos conhecimentos e habilidades gerais de saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, lidar com a autoridade, lidar com as tecnologias contemporâneas, ter iniciativa para resolver problemas, ter capacidade para tomar decisões, ser criativo, ser autônomo, estar em sintonia com a realidade contemporânea e ter responsabilidade social.
    Essa é a base inclusiva para o pedagogo contribuir na tarefa de democratizar o aceso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoção da melhoria nas condições de vida das pessoas, integrado nos processos de gestão empresarial, compreendendo os relacionamentos internos e externos que interferem na convivência homem, empresa e produtividade.

  • Por considerar que o pedagogo é um profissional necessário em todas as instâncias em que há ensino e aprendizagem, o que significa a existência de amplos campos de atuação pedagógica, nas diversas áreas do conhecimento adquiridos.

    A diferença de atuação do pedagogo na empresa entre os diferentes departamentos organizacional é que o pedagogo tem como pressuposto principal de formação a didática, filosófica, humanística e a política de recursos humanos adotadas pela organização. Com um olhar diferenciado tem como finalidade principal promover mudanças no comportamento das pessoas de modo que elas melhorem tanto a qualidade do seu desempenho profissional quanto pessoal. Pois o pedagogo se preocupa com a formação e o desenvolvimento do homem, onde ele não vê o colaborador como uma máquina que não pode cometer erros.

  • Segundo Chiavenato, (1989)

    Na execução do treinamento alguns fatores são considerados como sendo, a cooperação das chefias e coordenações da empresa, a qualidade e preparo dos instrutores e perfil dos aprendizes. Assim o treinamento resultará em uma resposta lógica a um quadro de condições ambientais extremamente mutáveis e a novos requisitos para a sobrevivência e crescimento organizacional. 

  • Já que nós somos os mais indicados para transmitir aos líderes, a maneira correta de como lidar com os colaboradores e como ensiná-los a realizar tarefas. Pode-se ainda, como em qualquer profissão, prestar consultoria ou assessoria para organizações privada, pública ou em ONG, em função de uma experiência adquirida em outras instituições, onde pode se dizer que o pedagogo é um funcionário completo, pois ele tem um olhar global, onde ele hoje pode atuar tanto na escola como em empresas como nos vimos anteriormente.

  • Contexto Histórico da Pedagogia

    Contexto Histórico da Pedagogia

    O curso de Pedagogia no Brasil que foi criado em 1939, através do Decreto-Lei nº. 1.190, quando foi organizada a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Desde sua origem, ele esteve orientado para a formação do Pedagogo como docente, possibilitando ao estudante um conjunto de conhecimentos que lhe garantisse a condição de educador.

  • Com o passar do tempo houve novas demandas educativas e o curso de Pedagogia passou a oferecer habilitações de Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar e a formar docentes para ministrar as disciplinas pedagógicas do curso magistério de 2º Grau. Houve muitos movimentos, tanto de professores como de grupos estudantis, no sentido de se definir a identidade desse profissional ligado à sua área de atuação, bem como seu campo de trabalho.

    No Congresso Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo realizado em 1967, os estudantes reclamavam providências com relação ao campo de trabalho do licenciado em Pedagogia.

  • E esses estudantes iam muito além quando recomendava, em caráter efetivo, a criação de cargos e funções através dos quais profissionais aptos – os licenciados em Pedagogia – poderiam suprir necessidades educacionais da realidade brasileira nos seguintes setores: planejamento educacional, TV educativa, instrução programada, educação de adultos, formulação de uma filosofia de educação e reformulação de uma política educacional, educação de excepcionais, especialização em níveis de ensino, desenvolvimento de recursos humanos, atividades comunitárias, avaliação de desempenho em escolas e empresas, administração de pessoal (análise e classificação de cargos, recrutamento, seleção, colocação e treinamento de pessoal).

  • Portanto, os estudantes reivindicavam a inserção do Pedagogo também na empresa, trabalhando no desenvolvimento de recursos humanos, avaliação de desempenho, administração de pessoal que envolve análise de cargos, recrutamento de pessoal, tendo em vista sua formação teórica e técnica na área educacional. Os estudantes daquela época já sentiam que o Pedagogo também estava apto a assumir esses papéis e funções na empresa.

  • Essa necessidade era manifestada na própria realidade do mercado de trabalho e os estudantes tinham esta percepção. Havia, portanto, a necessidade de se alterar a formação do Pedagogo. No entanto, a legislação não levou tal demanda em consideração, ficando assim aquela formação destinada aos cursos ofertados por outras instituições, fora do Sistema Oficial de Ensino. Só recentemente vem se ofertando aos Pedagogos interessados, cursos de Pós-Graduação, a título de especialização, por algumas instituições de Ensino Superior.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Abertura
  • Introdução
  • Contexto Histórico da Pedagogia
  • A Formação do Pedagogo
  • A Legislação sobre a Formação do Pedagogo
  • Pedagogia Empresarial
  • Responsabilidades do Pegagogo Empresarial
  • Formação do Pedagogo Empresarial
  • As Ciências Humanas nos seus Diversos Aspectos
  • Atribuição do Pedagogo na Empresa
  • O Pedagogo em Espaços Não-Escolares
  • Atuação do Pedagogo na Educação Não-Formal
  • Atuação do Pedagogo como Profissional Liberal