Curso Online de Pedagogia Didática E Educativa
Percepção e compreensão reflexiva e critica das situações didáticas no seu contexto histórico e social,compreensão crítica do processo de...
Continue lendoAutor(a): Professora Socorro Costa
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 32,09
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Jouseane Gonçalves De Araújo Tenório
- Elisângela Ferreira De S. Dias
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Pedagogia Didática E Educativa
-
A didática tem como objeto de estudo o processo de ensino – relativo à vida em sociedade .
é a disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais.
Pedagogia é a ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global.Recorre à contribuição de outras ciências como a Filosofia, a História, a Sociologia, a Psicologia, a Economia.
-
O Professor…
tem como atividade principal o ensino, que consiste em dirigir, organizar, orientar e estimular a aprendizagem escolar dos alunos.
A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades.Sentido amplo
Sentido estrito -
A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influências, também denominadas de educação informal.
Na educação intencional as influências sobre as pessoas apresentam intenções e objetivos definidos conscientemente, como é o caso da educação escolar e extra-escolar. -
A Educação intencional tem como meios:
A educação não-formal: atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional.
A educação formal: realiza-se nas escolas ou outras agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos, partidos, empresas) implicando ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização, procedimentos didáticos.
A educação propriamente escolar se destaca entre as demais formas de educação intencional por ser suporte e requisito delas. É a escolarização básica que possibilita aos indivíduos aproveitar e interpretar, consciente e criticamente, outras influencias educativas. -
Formas que assume a prática educativa: Sentido amplo ou estrito
Não–intencionais ou intencionais
Formais ou não-formais
Escolares ou extra-escolares...
se interpenetram. O processo educativo, onde quer que se dê, é sempre contextualizado social e politicamente. -
Práticas Pedagógicas
Práticas Pedagógicas
Dinâmica de grupo:
Formar um grupo de 3 componentes e fazer um levantamento das práticas pedagógicas usuais na sua escolaQuais métodos e técnicas didáticas são as mais aplicadas, por que? Com que objetivos?
Quais são seus recursos didáticos?
Como são seus alunos?
Como resolvem os problemas com a aprendizagem?
Inferir os fundamentos teóricos que sustentam tais práticas. -
Retrospectiva das teorias e práticas pedagógicas:
Antiguidade
Idade Média
Renascença
Idade ModernaSócrates
Platão Aristóteles
-
PRÉ-SOCRÁTICOS: Tales de Mileto – 640 - 546 a.C. Anaxímenes – Escola de Mileto Anaximandro – Escola de Mileto Heráclito – ? - 545 a.C. Parmênides – 510 - 470 a.C. Zenão de Eléia 488–430 a.C. Pitágoras - ? – 450 a.C. Empédocles – 490 – 430 a.C. Demócrito – 460 – 370 a.C. Sofistas: Protágoras, Górgias 440-380 a.C. ________________________________________________________ Sócrates – 470 – 399 a.C Platão – 429 – 347 a.C. Aristóteles – 384 – 322 a.C.
PRÉ-SOCRÁTICOS: Tales de Mileto – 640 - 546 a.C. Anaxímenes – Escola de Mileto Anaximandro – Escola de Mileto Heráclito – ? - 545 a.C. Parmênides – 510 - 470 a.C. Zenão de Eléia 488–430 a.C. Pitágoras - ? – 450 a.C. Empédocles – 490 – 430 a.C. Demócrito – 460 – 370 a.C. Sofistas: Protágoras, Górgias 440-380 a.C. ________________________________________________________ Sócrates – 470 – 399 a.C Platão – 429 – 347 a.C. Aristóteles – 384 – 322 a.C.
Escola jônica
(naturalismo)Escolas italianas
(matemáticos e
metafísicos)II Fase:
Pluralistas
E ecléticos -
Sócrates através de Platão 470 – 399 a.C.
Sócrates através de Platão 470 – 399 a.C.
Sócrates: Mas então é porque os aprendeste por qualquer outro sentido que não por aqueles de que o corpo é instrumento? (Fédon, 65 d-e).
Platão de Atenas (429-347 a.C.) Marilena Chauí (et alii) Primeira Filosofia. Lições Introdutórias. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985: 26.
O Justo nasce justo, não se aprende nesta vida
-
Diálogo com Mênon
´Sócrates: Assim é que tais opiniões verdadeiras acabam de emergir neste escravo como em sonho. Mas se o interrogássemos com frequência e de maneiras variadas sobre os mesmos assuntos, esteja certo de que ao final ele teria um conhecimento deles tão exato quanto mais ninguém no mundo
Sócrates: Ele poderá saber então, sem nenhum mestre, por simples interrogações, retomando de si mesmo tal ciência.
Sócrates: Mas retomar de si mesmo uma ciência, não é relembrar?
Sócrates: E essa ciência que ele agora tem, seria preciso que ela a tivesse recebido em um dado momento, ou então que ela a tenha tido sempre, não é?Sócrates: Ora, se ele sempre a teve, conclui-se que ele sempre foi sábio; ao contrário, se ele a recebeu num dado momento, não foi certamente na vida presente que ele pôde recebê-la. Ou será que ele teve um mestre de geometria?
Sócrates: Ora, se ele não recebeu (tais opiniões) na presente vida, não é então evidente que ele as teve e as aprendeu num outro tempo?
Sócrates: Esse tempo, não seria aquele em que ele não era ainda um homem?
.
(Mênon, 85c 9-86b 4) Marilena Chauí et alii. Primeira Filosofia. S.Paulo: Brasiliense, 1985:27ANAMNESE: A alma é sábia e imortal, ao nascer, a sabedoria é obscurecida.
Conhecimento não é adquirido, é inato.Sócrates/Platão
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Práticas Pedagógicas
- O mito da caverna
- O MITO DA CAVERNA
- O QUE NOS DIZ O MITO?
- São Tomás de Aquino
- Aprender é um ato Mecânico ou Autopoiético?
- A escolástica
- Jean Jacques Rousseau
- Pedagogia Tradicional
- Pedagogia Renovada ou Escola Nova
- Pedagogia Tecnicista
- Pedagogia Progressista
- Correntes pedagógicas contemporâneas
- Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade.
- Construtivismo pós-piagetiano
- Complexidade e Transdisciplinaridade
- O que é Tecnologia?
- Tecnologias de Informação
- Tecnologias de Comunicação
- O que é Tecnologia Interativa?
- O professor deve
- O professor
- Para o professor
- A Pedagogia
- Bibliografia