Curso Online de O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO: JOGOS, TESTES E PROVAS
Todo profissional que trabalha com crianças sente que é indispensável haver um espaço e tempo para a criança brincar e assim melhor se co...
Continue lendoAutor(a): Priscilla Amaral
Carga horária: 12 horas
Por: R$ 70,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO: JOGOS, TESTES E PROVAS
O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO: JOGOS, TESTES E PROVAS
-
JOGOS, TESTES E PROVAS: O uso do lúdico
JOGOS, TESTES E PROVAS: O uso do lúdico
Os jogos no diagnóstico psicopedagógico
Todo profissional que trabalha com crianças sente que é indispensável haver um espaço e tempo para a criança brincar e assim melhor se comunicar, se revelar: o médico que cria jogos com objetos do consultório, o vendedor que provoca uma brincadeira com o comprador mirim, o professor que possibilita situações lúdicas em sala de aula, etc., são exemplos claros desta situação.
-
No trabalho psicopedagógico, chega-se às mesmas conclusões, quer seja no diagnóstico ou no tratamento. Segundo Weiss (2001), empregamos a palavra lúdico ao longo do texto no sentido do processo de "jogar", ''brincar'', "representar" e "dramatizar" como condutas semelhantes na vida infantil.
-
A técnica do jogo em Psicanálise
A técnica do jogo em Psicanálise
A técnica do jogo em Psicanálise foi elaborada por M. Klein, Anna Freud, Lowenfeld e outros, que aprofundaram o simbolismo inconsciente do jogo. Por outro lado, J. Piaget, em pesquisas sobre a construção do pensamento e da sociabilidade, mostra a elaboração do jogo nas diferentes idades, o que nos permite ter alguns parâmetros para a observação do jogo infantil.
-
A visão de Winnicott, contudo, possibilita uma compreensão mais integradora do brincar e aprendizagem. Assim, Winicott (1975, p. 80 apud WEISS, 2001, p. 56) resume seu pensamento: "É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)" No brincar, a criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e o externo.
-
Essa área intermediária de experiência, incontestada quanto a pertencer à realidade interna ou externa (compartilhada), constitui a parte maior da experiência do bebê e, através da vida, é conservada na experimentação intensa que diz respeito às artes, à religião, ao viver imaginativo e ao trabalho científico criador.
-
Nesse espaço transacional: criança-outro, indivíduo meio, dá-se a aprendizagem. Por essa razão, o processo lúdico é fundamental no trabalho psicopedagógico.
-
No diagnóstico, o uso de situações lúdicas é mais uma possibilidade de se compreender, basicamente, o funcionamento dos processos cognitivos e afetivosociais em suas interferências mútuas, no Modelo de Aprendizagem do paciente.
-
A utilização do ludo diagnóstico já é fato comum na clínica infantil, sendo utilizado por vários profissionais, sendo bem detalhado modelos de jogos do Diagnóstico.
-
Na área da psicopedagogia, encontra-se também estruturado um modelo de "Hora do Jogo" por Sara Pain (1985), dentro da sua visão teórica e em outra contextualização é apresentada por Alícia Fernandez (1990) no seu DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma Jornada).
-
A proposta neste momento é apresentar mais um modelo de sessão lúdica, e recortar também alguns aspectos desse tipo de trabalho ao longo do processo diagnóstico, de modo a auxiliar o terapeuta na construção de sua forma própria de agir.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO: JOGOS, TESTES E PROVAS
- JOGOS, TESTES E PROVAS: O uso do lúdico
- A técnica do jogo em Psicanálise
- As Provas Psicométricas
- A oligofrenia
- Oligotimia
- Categorias, que segundo Paín (1992)
- A psicopedagogia clínica
- Rendimento limítrofe
- Hipercinesia
- Normal baixo
- Normal
- Normal superior
- Superdotados
- Dados mais importantes das provas psicométricas
- Diagnóstico dos problemas de aprendizagem
- Desenho da figura humana
- MAIS INFORMAÇÕES
- REFERÊNCIAS
- REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES