Curso Online de Jogos e Materiais para Alfabetização em contexto de Letramento Literários
Visão Histórica, teorias, Conceitos e Classificações
Continue lendoAutor(a): Lais Alves Santos
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práticas de jogos e materiais para alfabetização em contexto de letramento literários
professora: laís alves
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visão histórica, teorias, conceitos, classificações.
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o contexto histórico da origem do jogo
conforme o dicionário da língua portuguesa a palavra jogo origina-se do vocábulo latino ludus que significa diversão, brincadeira.
este elemento sempre esteve presente na vida dos sujeitos desde os tempos primitivos até os dias atuais, sendo inegável que o jogo é a atividade primordial na infância.
experiências e pesquisas indicam que uma infância sadia é necessidade básica da condição humana. o ato de brincar, dá à criança a base para o seu desenvolvimento e para o aprendizado posterior -
alguns teóricos falam da importância do jogo:
no século iv, antes de cristo, aristóteles (384-322 a.c.), comparou o jogo à felicidade e à virtude, pois estas atividades não são importantes como as que constituem o trabalho e são escolhidas por si mesmas.
platão (427-348) afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos.
o contexto histórico da origem do jogo
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“o espírito lúdico é apropriado pelos jogos educativos os quais, por sua vez, foram incorporados às propostas pedagógicas de grandes intelectuais que contribuíram para o desenvolvimento do pensamento pedagógico atual”.
john locke (1632-1704), que salientou esta atividade como suporte da educação e dos exercícios.
o contexto histórico da origem do jogo
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teorias em destaques
•a teoria de jean piaget
o pensamento de piaget:
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a teoria de piaget sobre o jogo
“o jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo relação com a imaginação criativa que será fonte de todo pensamento e raciocínio posterior”.
piaget faz uma distinção entre curiosidade, que considera atividade de acomodação, e jogo, atividade de assimilação.
para ele os jogos e brinquedos podem ser classificados:1- jogos práticos (brinquedo funcional) que são explorações sensorial motoras;
2 - jogos simbólicos. há dramatização e substituição de ações. aos poucos vão incorporando a imitação e passando a ser brinquedos sóciodramáticos. (entre 2 e sete anos). para piaget esse é o verdadeiro jogo.
3 - jogos com regras que continuam até a fase adulta.
a criança precisa saber seguir as regras ou compreendê-las. -
a teoria de wallon
sobre o jogoa obra de henri wallon é perpassada pela idéia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades.
uma das consequências desta postura é a crítica às concepções reducionistas: wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. para wallon, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade. -
a teoria de wallon sobre o jogo
wallon enfoca a motricidade no desenvolvimento da criança, ressaltando o papel que as aquisições motoras desempenham progressivamente para o desenvolvimento individual. segundo ele, é pelo corpo e pela sua projeção motora que a criança estabelece a primeira comunicação (diálogo tônico) com o meio, apoio fundamental do desenvolvimento da linguagem.
é a incessante ligação da motricidade com as emoções, que prepara a gênese das representações que, simultaneamente, precede a construção da ação, na medida em que significa um investimento, em relação ao mundoexterior.
na concepção de wallon, infantil é sinônimo de lúdico. toda atividade da criança é lúdica, no sentido que se exerce por si mesma antes de poder integrar-se em um projeto de ação mais extensivo que a subordine e transforme em meio.
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ao postular a natureza livre do jogo, wallon o define como uma atividade voluntária da criança. se imposta, deixa de ser jogo; é trabalho ou ensino. wallon, ao classificar os jogos infantis, apresenta quatro categorias:
a) jogos funcionais
caracterizam-se por movimentos simples de exploração do corpo, através dos sentidos. a criança descobre o prazer de executar as funções que a evolução da motricidade lhe possibilita e sente necessidade de pôr em ação as novas aquisições, tais como: os sons, quando ela grita, a exploração dos objetos, o movimento do seu corpo.
esta atividade lúdica identifica-se com a “lei do efeito”. quando a criança percebe os efeitos agradáveis e interessantes obtidos nas suas ações gestuais, sua tendência é procurar o prazer repetindo suas ações.
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Capítulos
- ALGMAS RAZÕES PARA UTILIZAR BRINCADEIRAS DENTRO DA SALA DE AULA
- Alfabetização e Letramento Literário
- Definições das palavras
- Letramento
- Reflexão 1
- Reflexão 2
- Reflexão 3