Curso Online de A Arte na Educação de Jovens e Adultos
Este curso trás conhecimentos e dicas para aqueles que buscam desenvolver o ensino de arte na Educação de jovens e Adultos ou para aquele...
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-
A Arte na Educação de Jovens e Adultos
Arte para mim significa o espelho da vida, vista com -
outros
olhos, por outros ângulos. É o sensibilizar com imagens que na maioria das vezes não conseguimos explicar. -
Arte é vida.
Depoimento de aluna da EJA
Para que serve a arte? O que -
significa? Que contribuições traz? Segundo o depoimento da aluna, significa “o espelho da vida”, o inexplicável, “vida”. Para alguns, a arte concretiza- se na música que gostam de
-
ouvir, tocar ou cantar; na dança que os faz felizes; na personagem com a qual se identificam, em uma peça
de teatro; na pintura, na produção plástica que elaboram;
-
na imagem na qual
seus olhos passeiam e os leva a dialogar com o que estão vendo; na fruição, na apreciação das manifestações artísticas de que gostam. Para -
outros, talvez signifique algo que não consigam expressar e talvez até não signifique nada. Pode ser ainda um pano de fundo dos espaços onde vivem, onde trabalham, assim
-
como a música ambiente das lojas, ou os quadros que foram esquecidos na parede. Mas ela pode significar muito e ser a portadora de muitos conhecimentos e valores para
-
os alunos, ampliando suas possibilidades de participação social e cultural de forma crítica, criadora e autônoma.
De todos os temas, nas aulas como no
tanto Masp -
[Museu de Arte de São Paulo], o que mais gostei foi
o impressionismo, em
de
especial Claude
as pinturas Monet. Pois aquilo
de querer capturar a luz do -
sol era bem coisa de mágico. E ele o fez como ninguém.
Depoimento de aluna da EJAO que muda na área de Arte
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Capítulos
- Arte é vida.
- ouvir, tocar ou cantar; na dança que os faz felizes; na personagem com a qual se identificam, em uma peça
- aprendizagem de arte ocorram da maneira adequada. Para tanto, é fundamental
- a implementação de políticas de formação continuada de
- Uma pergunta se coloca: será que a história do ensino de Arte na educação de jovens
- caminhar para que a área de Arte seja trabalhada como
- na Arte um campo privilegiado para seu desenvolvimento.
- los em trabalhos pessoais, identificá-los e interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente.
- que não fazem parte de seu
- cotidiano como por exemplo a informatização nas aulas de
- não corresponder à própria expectativa ou à expectativa que, imagina, o professor possa ter. Mitifica a arte e o
- contextualizado nas diversas
- e a consciência da consideração sobre as relações entre parte e todo nessa dinâmica.
- Observar as relações entre a arte e a leitura da
- perceber a variedade de
- quebrando preconceitos.
- Pesquisar e saber organizar informações sobre arte em
- Por exemplo: a pintura pode ser tratada em uma
- criador, pelo fazer, seja no contato com obras de arte e outras manifestações presentes nas culturas ou na natureza.
- subjetividades.
- possam:
- ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos os critérios podem se pautar pelos pontos relacionados a seguir.
- mediador entre os alunos e os conteúdos de ensino.
- de autoconfiança e autocrítica nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais;
- formas de manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas;
- polivalência, mas sim de trabalho específico com cada uma delas.
- compreensão e
- de representação do mundo desses alunos, ?alfabetizando-
- completam. Jovens
- e adultos precisam exercitar práticas sociais diversificadas
- difusão da imagem passa a ter cada vez maior abrangência. Não só entre as pessoas dos grandes centros urbanos,
- qualidade artística e estética, advindos tanto das tradições culturais como do novo em arte.
- culturas das pessoas, de forma
- democrática, é conteúdo primordial de um programa de
- para eles. quanto a cultura dos
- alunos possam exercer sua cidadania.
- Criar e fruir imagens e formas visuais requer um progressivo domínio da linguagem visual. Elementos como ponto, linha,
- estéticas que encontram para compor suas obras podem ser
- imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, e observando o próprio percurso de criação e suas conexões com o de outros.
- de materiais naturais e fabricados e com multimeios
- populares, feiras, mercados.
- necessidades autênticas mencionadas simplesmente
- reproduzindo de maneira assistemática os gostos e as
- pelo mundo da dança na sociedade que não pode ser desconsiderada na situação de ensino e aprendizado.
- danças urbanas, televisivas, contemporâneas. São, outras vezes, as danças de seus pais, de seus avós, de seus antepassados.
- Dá-se, assim, outro impasse: como articular a história de
- possibilidades aos conteúdos de dança na escola que vão adiante dos repertórios regionais e pessoais?
- danças coreografadas. E se se pensasse na possibilidade de eles próprios criarem suas
- partida e de chegada, para que se compreenda melhor a dança que se pode produzir, interpretando e criando.
- verdade, as possibilidades
- trazidas pela história da dança encontram-se nos
- problematizar o corpo. O professor de Arte, ao trabalhar com a dança, deve refletir e colocar para seus alunos: Qual
- meu papel no mundo, que se reflete em minha dança?
- apresentam
- de expressão e comunicação?
- da linguagem
- musical do jovem e do adulto que chegam à escola, muitas
- realizar um trabalho de educação musical autêntico, consistente e sintonizado com suas características pessoais.
- repertório musical do aluno, que quase sempre é restrito, aumentando as possibilidades de absorção da arte musical
- percussão tão presentes na música instrumental contemporânea. Além disso, essa sensibilidade reverte também para uma maior
- fita, particularmente quando
- ao meio ambiente sonoro em
- e geográfico. contextualização
- Conteúdos
- humanidade, pelos diferentes povos, culturas e etnias.
- contemporâneo.
- Produção cultural e histórica
- contextualizar. É importante enfatizar, particularmente, o fazer (criar) musical, pois é a partir dele que se origina um
- obras musicais. Por outro lado, na medida em que o professor motiva o aluno para pesquisar e entender o
- Teatro na EJA
- constante exige suor de se fazer e refazer, para melhor compreender aquilo que se quer apresentar.
- espectador adquirir
- maior autoconfiança, desenvolvida dentro de um jogo
- de papéis.
- Trabalhar com o aluno como ele é, respeitando seu ritmo; questionar e refletir como se dá seu aprendizado; não
- experiências de resolução de problemas objetivos, estéticos
- promover a representação de teatro dos seus alunos em sala de aula, a escola de jovens e adultos deve abordar, estudar
- que o professor deixe claros os objetivos a serem
- alcançados e permita ao aluno fazer sua auto-avaliação e ser avaliado pelo grupo. Esta pode ser uma prática rotineira:
- contribui para a construção do grupo de trabalho e enriquece o repertório estético dos alunos.
- uma seus dentro
- dramaturgia brasileira e universal, além de promover o conhecimento dos diferentes estilos e gêneros teatrais, traz
- existe a intenção de expressar algo. Por isso, o professor
- pode oferecer ao professor a oportunidade de um excelente momento pedagógico de reflexão sobre temas variados.
- aluno, os para o do seu
- étnicos, de costumes, crenças, gêneros (masculino
- cena teatral: atuantes/papéis, atores/personagens, estruturas das peças, roteiro/enredo, cenário.
- arquiteturas; de sonoridades; de eventualidades e particularidades da própria cultura e de outras.
- idade, etnia, ritmos e temperamentos, favorecendo o processo entre os grupos da classe e com outros da escola ou da comunidade.
- Teatro como apreciação
- Teatro como produto histórico-cultural
- câmera de vídeo etc.
- entre as atividades que propiciam a criação artística.
- A escola vai a manifestações artísticas
- A cada realidade corresponde um tipo de aluno, com
- grandes centros do país, ou nas das pequenas vilas de
- prática artística sistemática, de cunho reflexivo, apreciativo e contextualizador pode se tornar uma forma de promover
- conhecimento, do mais simples e elementar ao mais complexo,
- adquirido na sua experiência educacional e artística, como
- que não podem ser deixadas de lado na educação do aluno da EJA.
- As aulas de Arte oferecem um espaço privilegiado para
- culturas e épocas, possibilitando o diálogo, a convivência e o trabalho com a diversidade.
- relações que se estabelecem entre os alunos na construção coletiva de um trabalho artístico, entre o professor e os alunos
- na elaboração das propostas, entre alunos produtores e
- opção sexual estão sendo respeitadas?) e até mesmo da saúde (foram criados um
- No decorrer do percurso educativo em Arte o registro apresenta duas funções:
- abrindo o diálogo com seu processo de aprendizagem, e
- questões e ajudar a direcionar os métodos e procedimentos
- Bibliografia
- ano 1,
- Porto Alegre, Artmed, 1999.
- PENTEADO, Cléa. A arte e a educaião na escola Os caminhos da apreciaião estética de jovens e adultos. Dissertação de mestrado.
- WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra
- divulgação de produtos e programações; mapeamento de produções, renovação, preservação e disseminação
- cinema e vídeo, literatura, música, artes cênicas, mídias interativas, dança, design; banco de dados da arte brasileira.
- Dirigido ao professor de Arte, é composto por diferenciados setores: videoteca, sala de aula, jornal, livros, pesquisa e roteiro cultural.
- pedia Enciclopédia de artes visuais: banco de dados sobre arte visual no Brasil, do Instituto Itaú Cultural.
- www.uol.com.br/bienal 24a
- Coreográficas: grupo de estudos com o objetivo de pesquisar no campo da coreografia e da criação e produção de espetáculos.
- Museu Virtual. www.ciclope.com.br/map Museu de Arte da Pampulha
- www.uol.com.br/encmusica Enciclopédia de Música Brasileira.
- Programas da TV Escola/MEC
- Brasil, Áreas Arte,
- Realização: EMA Vídeo, Brasil, 1995. Área afim: Língua Portuguesa.