Curso Online de PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
DEFINIÇÃO DA PSICOLOGIA JUNTO A APRENDIZAGEM. ABORDAGENS TEORICAS COMO SE DA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM.
Continue lendoAutor(a): PatrÍcia Pires De Matos
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 80,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
psicologia da aprendizagem
-
CONCEITO DE PSICOLOGIA
conceito de psicologia
o termo psicologia vem do grego. psyche que significa alma e logos significa razão.
-
BREVE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
breve história da psicologia
a psicologia nasceu da filosofia e da biologia. ela é considerada uma ciência jovem.
as primeiras ciências da humanidade foram aquelas que se interessaram pelo que estava mais distante do homem. por exemplo, a astronomia estuda os astros e a psicologia o ser humano. -
os antigos explicavam os fenômenos da natureza de ordem sobrenatural e dessa forma explicavam o homem e suas condutas. sendo que os comportamentos estranhos eram explicados pelo mau espírito que habitava o corpo da pessoa.
-
o filósofo grego thales de mileto (624-547 a.c) foi o primeiro a explicar fenômenos naturais em ração de outros eventos naturais.
o primeiro grande filósofo grego foi sócrates (470-399 a.c). através dele as idéias sobre o mundo psicológico adquiriram consistência. sua principal preocupação era com o limite que se para o ser humano dos animais. acreditava que a principal característica humana era a razão, pois essa permitia ao ser humana ultrapassar os instintos. -
platão (427-347 a.c) foi discípulo de sócrates. apresentava uma abordagem racionalista. procurou definir um lugar para a razão em nosso próprio corpo. definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma humana. a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo. esse elemento de ligação era necessário por conceber a alma separado do corpo. quando alguém morria o corpo desaparecia e a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
-
aristóteles (384-322 a.c) foi discípulo de platão sendo um dos mais importantes pensadores da história da filosofia. para ele só existe um mundo sobre o qual se pode filosofar o que vivemos e vivenciamos. respeitava mais o corpo que platão. sua contribuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não podem ser separados. para ele a psyche seria o princípio ativo da vida. tudo o que cresce se reproduz e se alimenta possuindo a sua psyche ou alma.
-
acreditava assim que os vegetais, os animais e o ser humano teriam alma. os vegetais teriam a alma vegetativa, que se define pela função da alimentação e reprodução. os animais teriam essa alma e a alma sensitiva, que tem a função de percepção e de movimento. o ser humano teria a alma vegetativa e alma sensitiva e a alma racional.
-
chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações.
podemos concluir então que antes do surgimento da psicologia a teoria platônica já havia defendido a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo; já a teoria aristotélica defendia a mortalidade da alma e sua relação de pertencer ao corpo. -
os primeiros cristãos admiravam mais platão do que aristóteles, e em toda a idade média considerava que a alma pertencia a deus e o corpo a santanás. apenas a alma podia conhecer a verdade de deus.
na idade média se destacavam os filósofos santo agostinho (354-430) e são tomás de aquino (1225-1274). -
santo agostinho inspirado em platão fazia uma divisão entre alma e corpo. para ele a alma além de ser a sede da razão era a prova da manifestação divina do homem. a alma era mortal por ser o elemento que liga o homem a deus. e, como a alma era a sede do pensamento, a igreja passou a se preocupar com sua compreensão.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
- CONCEITO DE PSICOLOGIA
- BREVE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
- Psicologia da Aprendizagem
- Teorias de Aprendizagem