Curso Online de PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CURSO APOSTILADO_ SOBRE O CURSO: Na vida humana a aprendizagem se inicia com o, ou até antes, do nascimento e se prolonga até a morte. Lo...
Continue lendoAutor(a): Fernanda Mario Brentegani
Carga horária: 40 horas
Por: R$ 25,00
(Pagamento único)
Mais de 100 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Andreia Michel
- Sonia Pereira Gomes Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO APOSTILADO
CURSO APOSTILADO
-
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia da Aprendizagem
-
Introdução
Introdução
A Importância da Aprendizagem na Vida Humana
-
A importância da aprendizagem na vida do indivíduo varia, enormemente, de uma espécie para outra. Entre os animais inferiores, as atividades aprendidas constituem, apenas, uma proporção relativamente pequena das reações totais do organismo. A aprendizagem é lenta, de pequena extensão e sem grande importância na vida animal.
-
Os protozoários por exemplo, já nascem como organismos praticamente amadurecidos. Não possuem infância, propriamente, têm escassa capacidade para aprender, seu período de retenção é curto e os efeitos da aprendizagem quase não exercem influência em suas vidas. Seu equipamento de respostas inatas é suficiente para satisfazer suas necessidades.
-
À medida em que se ascende na escala animal, o período da infância, a capacidade para aprender e a importância da aprendizagem na vida do organismo aumentam, regularmente, com um correspondente decréscimo dos comportamentos inatos, denominados instintivos.
-
De todos os animais, o homem possui o menor número de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade para tirar proveito da experiência. Seu repertório de reações é quase todo constituído de respostas adquiridas, isto é, aprendidas.
-
Na vida humana a aprendizagem se inicia com o, ou até antes, do nascimento e se prolonga até a morte. Experiências várias têm demonstrado que é possível obter reações condicionadas em fetos.
-
Logo que a criança nasce, começa aprender e continua a fazê-lo durante toda a vida. Com poucos dias, aprende chamar sua mãe com seu choro. No fim do primeiro ano, familiarizou-se com muitos dos objetos que formam seu novo mundo, adquiriu certo controle sobre suas mãos e pés e, ainda, tornou-se perfeitamente iniciada no processo de aquisição da linguagem falada. Aos cinco ou seis anos, vai para a escola, onde, por meio de aprendizagem dirigida, adquire os hábitos, as habilidades, as informações, os conhecimentos e as atitudes que a sociedade considera essenciais ao bom cidadão.
-
Quando se consideram todas as habilidades, os interesses, as atitudes, os conhecimentos e as informações adquiridas, dentro e fora da escola, e suas relações com a conduta, a personalidade e a maneira de viver, pode-se concluir que a aprendizagem acompanha toda a vida de cada um.
-
Através dela, o homem melhora suas realizações nas tarefas manuais, tira partido de seus erros, aprende a conhecer a natureza e a compreender seus companheiros. Ela capacita-o a ajustar-se adequadamente a seu ambiente físico e social. Enfim, a aprendizagem leva o indivíduo a viver melhor ou pior, mas, indubitavelmente, a viver de acordo com o que aprende.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO APOSTILADO
- Psicologia da Aprendizagem
- Introdução
- Histórico e Conceitos da Aprendizagem
- As Múltiplas Dimensões da Aprendizagem
- Objetivos e conteúdos da Psicologia da Educação
- Aspectos da legislação educacional atual
- Produtos da Aprendizagem: Aprendizagem Cognitiva
- Produtos da Aprendizagem: Aprendizagem de Automatismos
- Produtos da Aprendizagem: Aprendizagem Apreciativa ou Afetiva
- Abordagens do Processo de Ensino e Aprendizagem
- Abordagem Comportamental de Skinner
- Abordagem Cognitivista de Piaget
- Abordagem Sócio-histórica de Vygotsky
- Motivação da Aprendizagem
- Incentivos
- Fatores Intrapessoais e Aprendizagem Escolar
- Fatores Socioambientais e Aprendizagem Escolar
- Bibliografia/Links Recomendados