Curso Online de PRECONCEITO LINGUISTICO
Este curso tem a finalidade de discutir sobre o preconceito linguístico. Possui o objetivo de ensinar sobre o preconceito linguístico e ...
Continue lendoAutor(a): Elaine Helena Nascimento Dos Santos
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 100 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 5 no total
- Maria Janete Watanabe Battistella
- Ana Paula Almeida Lima
- Cleide Ferreira Campos
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Em caso de dúvidas entre em contato com o professor.
-
Preconceito linguístico
Preconceito linguístico
Você sabe o que é o preconceito linguístico?
Este curso tem a finalidade de discutir sobre o preconceito linguístico.
Possui o objetivo de ensinar sobre o preconceito linguístico e promover reflexões sobre esse assunto. -
Indico a leitura do livro:
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 49ª edição. São Paulo: Loyola, 2007.
Esse livro ensina de forma bem detalhada e reflexiva sobre o preconceito linguístico. -
O que é Preconceito Linguístico?
É a falta de conhecimento sobre as variedades da língua portuguesa. O preconceito linguístico é uma forma de discriminação as variedades linguísticas existente no nosso país; além dos sotaques, gírias, expressões, etc. -
O preconceito linguístico gera polêmicas, racismo linguístico e aversão a classes sociais desfavorecidas. Isso deve ser excluído da sociedade, pois é inaceitável haver preconceitos linguísticos.
-
Devido a deficiências no processo de aprendizagem muitos possuem deficiências linguísticas, ou seja, cometem erros linguísticos. Isso gera a aversão linguística, em que os menos favorecidos sofrem com maior intensidade.
-
Um exemplo seriam os nordestinos que são considerados menos favorecidos financeiramente. Muitos acreditam que os nordestinos são analfabetos, famintos, desempregados e não sabem expressar linguisticamente o que falam. Mas essas afirmações são preconceituosas, não podemos julgar o que não conhecemos.
-
BAGNO afirma: o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: a gramática normativa e os livros didáticos. (BAGNO, 2007, P.13).
-
Podemos entender com essa afirmação de BAGNO que o preconceito linguístico é crescente e que as mídias sociais ajudam a acelerar esse crescimento. (BAGNO, 2007, P.13).
-
Segundo o site http://conexaolinguistica.blogspot.com.br/p/sobre-pl.html. O preconceito linguístico acontece por causa da enorme variedade linguística do português. Em um país como o Brasil de enorme extensão territorial, é impossível ter uma unificação no dialeto, nas gírias, no modo de falar e etc.
-
Não é preciso conhecer o mundo para obter relatos de preconceito linguístico, no Brasil podemos encontrar muitos casos de violência devido à aversão linguística.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Preconceito linguístico