Curso Online de CAPACITAÇÃO PARA LEDOR
SEJA BEM VINDO AO CURSO CAPACITAÇÃO PARA LEDOR
Continue lendoAutor(a): Educa Brasil Cursos
Carga horária: 75 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Capacitação para Ledor
75
HORAS -
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Capacitação para Ledor
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
O curso de Capacitação para ledor tem a finalidade de expor reflexões sobre o papel do ledor e suas práticas; bem como apontamentos sobre o papel do supervisor e do tutor e as técnicas de leitura.
-
AUDIOTECAS
Trata-se de um repositório de audiolivros digitais de acesso livre, elaborados a partir de gravações originais de clássicos da literatura brasileira cujos direitos autorais estejam em domínio público.
-
No segundo e no terceiro ano do projeto, serão gravadas as obras que começam a expressar uma consciência nacional, momento em que, segundo Antonio Candido (CANDIDO, 1959) se inicia o processo formativo do sistema literário brasileiro, quando haverá uma continuidade que vai além de características próprias no uso da língua, nas tematizações, nas imagens criadas e de elementos sociais e psíquicos nacionais, pois significa também a formação de num público leitor. É o período do Arcadismo, do século XVIII, cuja história se mistura com a da Inconfidência Mineira, primeiro eco da afirmação de brasilidade que se opõe à lusitanidade. No Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo e Pré-Modernismo e Modernismo, esse sistema se forma, consolidando-se na década de 1930, quando se verifica um aumento significativo da população letrada que corresponde ao surgimento de novas editoras (CANDIDO, 1959, p. 137).
-
Na primeira fase da Audioteca Brasil, que corresponde a esses primeiros três anos de atividades, serão gravadas duas obras de pelo menos dois autores de cada um desses estilos de época: a obra mais conhecida, cobrada no ENEM, e uma obra menos conhecida, escolhida pela curadoria da Audioteca a partir de sua significação literária e histórica e dos critérios estabelecidos pela pesquisa de linguagem para adaptação ao meio podcast.
-
Nessa primeira fase do projeto a meta é gravar sessenta obras. Em um levantamento preliminar os autores/as escolhidos/as são: i. Condição colonial: Pero Vaz de Caminha, padre Manuel da Nóbrega, São José de Anchieta e Gândavo; ii. Barroco: padre Antonio Vieira e Gregório de Matos; iii. Arcadismo: Claudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto; iv. Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar, Gonçalves Dias, Castro Alves, Casimiro de Abreu, Nísia Floresta e Martins Pena; v. Realismo: Machado de Assis e Raul Pompéia; vi. Naturalismo: Aluízio Azevedo e Adolfo Caminha; vii. Simbolismo: Cruz e Souza e Augusto dos Anjos; viii. Pré-modernismo: Lima Barreto e Euclides da Cunha; ix. Modernismo: Mário de Andrade, Paulo Prado.
-
curadoria e seleção dos textos literários, inclusive os recomendados para o ENEM; iii) produção e veiculação de textos e áudios suplementares, de caráter pedagógico, sobre as obras e os respectivos contextos histórico-culturais, de maneira a favorecer a compreensão dessas obras literárias históricas; iv) produção e veiculação de entrevistas suplementares, referentes às peças literárias selecionadas, com especialistas das áreas de Letras, Comunicação e História; v) pesquisa de linguagens e narrativas transmidiáticas; vi) práticas de letramento digital articuladas a clássicos da literatura brasileira recomendados para o ENEM. Estas atividades,
-
práticas de letramento digital articuladas a clássicos da literatura brasileira recomendados para o ENEM. Estas atividades, supervisionadas pelos/as coordenadores/as e pesquisadores/as do LabMiD, serão oferecidas a estudantes em laboratórios de criação audiovisual; vii) palestras e oficinas alusivas à conjugação entre Comunicação, Literatura e Tecnologia, dirigidas a estudantes de graduação e pós-graduação; viii) difusão, em escolas e outras instituições de ensino e pesquisa, dos saberes interdisciplinares desenvolvidos com a experiência transmidiática da Audioteca Brasil.
-
SALA DE RECURSOS
A Sala de Recursos Multifuncionais faz parte de um programa político de inclusão para atender alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, no qual foi implantado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2007, afim de garantir o acesso do aluno com necessidades de atendimento especializado no ensino regular e aumentar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dentro das escolas públicas de ensino.
-
Segundo o "Manual de Orientação: Programa de Implementação de Sala de Recursos Multifuncionais" do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Especial, o Programa tem como principais objetivos:
Apoiar a organização da educação especial na perspectiva da educação inclusiva;
Assegurar o pleno acesso dos alunos público alvo da educação especial no ensino regular em igualdade de condições com os demais alunos;
Disponibilizar recursos pedagógicos e de acessibilidade às escolas regulares da rede pública de ensino;
Promover o desenvolvimento profissional e a participação da comunidade escolar.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Capacitação para Ledor
- AUDIOTECAS
- SALA DE RECURSOS
- TÉCNICAS DE LEITURA
- TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO
- GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DA VOZ
- TRANSCRIÇÃO ORTOGRÁFICA
- O QUE É LEDOR E SUAS PRÁTICAS
- Políticas educacionais inclusivas
- Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
- TRANSTORNO HIPERCINÉTICO
- TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO
- TDAH
- TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO
- AUTISMO
- LEGISLAÇÃO E NORMAS
- INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO E SINAIS
- Normatização Da educação especial
- O DEFICIENTE VISUAL E A LEITURA
- TRANSCRITOR E O SISTEMA BRAILLE
- SUPERVISOR E TUTOR
- COMPREENSÃO DO RECURSO VOCAL
- ADAPTAÇÃO DO LIVRO IMPRESSO PARA O LIVRO EM ÁUDIO
- NORMAS TÉCNICAS PARA TRANSCRIÇÃO E EDIÇÃO DE DOCUMENTOS