Curso Online de SOCIOLOGIA E O PODER DA MÍDIA
Em linhas gerais, serão apresentadas algumas impressões acerca do impacto televisivo na realidade brasileira. É de conhecimento geral a c...
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- Thais Aline Da Silva Corrêa
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Sociologia O impacto da televisão na sociedade e na construção da opinião pública
Sociologia O impacto da televisão na sociedade e na construção da opinião pública
Influência social e histórica da televisão
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O tema geral deste trabalho gira em torno da mídia e do comportamento social. Para falarmos de comportamento precisamos entender como ocorre o processo de desenvolvimento humano. O homem nasce e é inserido em um ambiente repleto estímulos que podem ou não, serem incorporados pelo sujeito dependendo da forma como ele se relaciona com esse ambiente. As características biológicas, inatas ao seres humanos, vão se desenvolver à medida que esses estímulos do meio são incorporados pelo sujeito que interage ativamente com o meio.
A mídia e o comportamento social
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Segundo Aragão (2006) é na complexidade ocorrente da relação natural-cultural que se dá o desenvolvimento animal.
Segundo Aragão (2006) é na complexidade ocorrente da relação natural-cultural que se dá o desenvolvimento animal.
“A antropossociogênese tem estudado a hominização como processo imerso na história natural de onde emerge a cultura. Esse é um processo multidimensional e constituído por interelações, interações e interferências neste os fatores genéticos, ecológicos praxistas, cerebrais, sociais e culturais”. (Aragão, 2006)
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Por tanto, a partir de algumas reflexões Aragão (2006) propõe a evolução do homem realiza-se nas interrelações físico-quimico-sócio-cultural.
Por tanto, a partir de algumas reflexões Aragão (2006) propõe a evolução do homem realiza-se nas interrelações físico-quimico-sócio-cultural.
“conclui-se que não há como cindir o homem, o inato passa a ser adquirido e o adquirido passa a ser o inato, no desenvolvimento e construção do se humano. Cultura e sociedade estão entremeadas quando o grupo social, a comunidade, produz conhecimento e se expressa via movimento. É isto que constitui a correlação cultura, motricidade, sociedade” (Aragão, 2006)
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Nesse sentido faz-se necessário abordar a conceituação de motricidade humana para entendermos o contexto a que nos referimos. Aragão (2006) entende que:
Nesse sentido faz-se necessário abordar a conceituação de motricidade humana para entendermos o contexto a que nos referimos. Aragão (2006) entende que:
“a construção da motricidade humana ocorre em meio a um processo de questionamento dos pressupostos epistemológicos, está em busca da compreensão e da explicação das condutas motríceas, em ordem ao desenvolvimento do sujeito multidimensional e multireferencial inserido na sociedade e tendo como fundamento simultâneo o físico, o biológico e o antropossociológico”.
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Para Godoy (1999) a motricidade é concebida como constituidora do homem. É pela ação motora, segundo o autor, pela sua intervenção concreta na natureza e na sociedade que o homem se humaniza. Godoy (2006) enfatiza ainda que tal ação provoca o planejamento de outras ações, reestruturando os movimentos humanos.
Para Godoy (1999) a motricidade é concebida como constituidora do homem. É pela ação motora, segundo o autor, pela sua intervenção concreta na natureza e na sociedade que o homem se humaniza. Godoy (2006) enfatiza ainda que tal ação provoca o planejamento de outras ações, reestruturando os movimentos humanos.
“O elemento fundamental na relação dialética entre ação motora e reflexão é o signo. Pela mediação do signo o movimento humano assume significado nas relações sociais. Este significado pode expressar-se como (...) forma de veiculação de idéias presentes na cultura”. (Godoy, 1999)
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É essa forma motriz que permite ao homem se relacionar e perceber tudo que está a sua volta.
É essa forma motriz que permite ao homem se relacionar e perceber tudo que está a sua volta.
À medida que se desenvolve fisicamente, se relaciona com o meio, internaliza os símbolos, dá a eles significados de acordo com a cultura ao qual está inserido e vivencia cada fase de sua vida em um grupo de socialização (família, escola, grupo étnico).
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É neste ambiente de interação com o mundo e significação que desde pequena a criança é colocada à frente da televisão e esta então se apresenta como parte integrante da família por ser uma boa “babá eletrônica”. Nas várias horas do dia que a criança passa em frente a televisão ela internaliza diversos saberes que ultrapassam o aprendizado dos grupos sociais tradicionais.
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Nesse sentido, utilizamos estudos em psicologia social para tentar entender a relação entre a mídia e o comportamento social.
Nesse sentido, utilizamos estudos em psicologia social para tentar entender a relação entre a mídia e o comportamento social.
Partindo da premissa Piagetiana de que o homem conhece o mundo se relacionando com o objeto surgiu-nos curiosamente a indagação a respeito do poder de influencia da mídia sobre o comportamento social.
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A psicologia sócio-histórica fala sobre esse contexto da formação do homem que deve ser visto como um todo. Daí pensar neste trabalho como uma alerta tendo em vista a constância da mídia na vida das pessoas desde a infância até a vida adulta participando desta forma, ativamente na construção da subjetividade do sujeito.
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Assim, se os meios de comunicação participam da formação da subjetividade do sujeito, sendo formadora de opinião, divulgando a moda, notícias, a guerra, etc. teriam então, o poder de determinar o comportamento das pessoas? Seria ela capaz até de influenciar na violência, propagando-a?
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- Sociologia O impacto da televisão na sociedade e na construção da opinião pública
- Segundo Aragão (2006) é na complexidade ocorrente da relação natural-cultural que se dá o desenvolvimento animal.
- Por tanto, a partir de algumas reflexões Aragão (2006) propõe a evolução do homem realiza-se nas interrelações físico-quimico-sócio-cultural.
- Nesse sentido faz-se necessário abordar a conceituação de motricidade humana para entendermos o contexto a que nos referimos. Aragão (2006) entende que:
- Para Godoy (1999) a motricidade é concebida como constituidora do homem. É pela ação motora, segundo o autor, pela sua intervenção concreta na natureza e na sociedade que o homem se humaniza. Godoy (2006) enfatiza ainda que tal ação provoca o planejamento de outras ações, reestruturando os movimentos humanos.
- É essa forma motriz que permite ao homem se relacionar e perceber tudo que está a sua volta.
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- Nesse sentido, utilizamos estudos em psicologia social para tentar entender a relação entre a mídia e o comportamento social.
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- Fim