Curso Online de Psicologia Educacional
A Educação é uma fonte inesgotáveis de investigações e preocupações no País, fazendo com que se tornem indispensáveis o desenvolvimento d...
Continue lendoAutor(a): Scheila De Fátima Scisloski
Carga horária: 25 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Cícera Maria Da Silva Delfino
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Professora: Scheila de Fátima Scisloski
-
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
O que é Psicologia?
Esta pergunta precisa se ser respondida antes que possamos a cursar a Psicologia Educional.
-
Neste contexto, a compreensão alcançada sobre algumas teorias da Psicologia poderá contribuir para que o educador perceba que mesmo que não identifique seu saber com os conceitos da desenvolvidos pela Psicologia cientifica, ele de fato atua sempre tendo por base a construção histórica deste campo.
-
Isto se configura em grande parte pelo fato de que muitas das praticas educacionais já consolidadas foram estabelecidas ao tomar por base as concepções estruturadas nas varias teorias psicológicas.
-
Quando o sistema educacional distribui os alunos por faixa etária e estabelece os conteúdos a serem trabalhados com cada grupo;
Existe nesta prática uma noção de o desenvolvimento inteligência ocorre gradualmente e que as crianças menores, tem uma capacidade apreensão conceitual em função das características que marcam a sua cognição.
-
Conhecer a Psicologia e sua explicação sobre o desenvolvimento psicológico do ser humano, bem como as varias formas de explicação sobre como ocorre o processo de aprendizagem, e uma condição previa para que o professor possa embasar suas propostas e estratégias didáticas, bem como para que possa visualizar quais conteúdos devem ser trabalhados com cada faixa, tendo por base o nível de abstração de cada grupo.
-
O SENSO COMUM, A CIÊNCIA E A PSICOLOGIA
Ao iniciarmos um estudo sobre a Psicologia devemos identificar tudo que e habitualmente denominado Psicologia, mas que efetivamente não pertence a este campo do conhecimento.
Isto por que de forma cotidiana as pessoas costumam misturar o conhecimento popular e as concepções que são legitimadas pelo saber científico.
-
Rossetti (2004) afirma que podemos optar por definir ciência por um processo de exclusão, neste sentido para alcançar uma compreensão do que pertence ao escopo da ciência delimitamos inicialmente o que não e ciência.
-
Assim, neste caminho para compreender a delimitação entre ciência e senso comum, este autor sugere que seja imaginado que entre senso comum, ciência e ideologia ha um “espaço continua” que leva a concepção de que “os limites entre estas categorias não são estanques, pelo contrário, eles se superpõem nas orlas de contato”.
-
Esta superposição parcial existente entre o conhecimento científica e outras saberes do ser humano, pode facilmente ser ilustrado sempre que um conhecimento ou tradição popular, como o uso de ervas medicinal, por exemplo, e ratificado posteriormente por pesquisas científicas.
Ou quando uma informação oriunda da ciência influi no comportamento cotidiano do homem, como temos visto acontecer com as mudanças nos hábitos alimentares das pessoas.
-
Entretanto, o que distingue o senso comum e a ciência e o fato de que cada verdade do senso comum se caracteriza por ser um “conhecimento acrítico, imediatista”, onde os indivíduos crêem na superficialidade do fenômeno.
Diferente deste modelo, a construção do conhecimento cientifica parte de uma proposta de tratar um fenômeno estudado de forma crítica.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
- O SENSO COMUM, A CIÊNCIA E A PSICOLOGIA
- AS TRADIÇÕES
- OS MITOS
- O MITO GREGO DA DEUSA PSIQUÊ E DO DEUS EROS
- O MITO GREGO DE ÉDIPO
- COMPLEXO DE ÉDIPO E PSICANÁLISE
- MITOS EM EDUCAÇÃO
- LENDAS BRASILEIRAS
- AS RELIGIÕES
- OS FENÔMENOS MÍSTICOS OU MÁGICOS
- O OLHAR FILOSÓFICO ACERCA DA REALIDADE
- CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA CIÊNCIA
- GALILEU GALILEI
- EVOLUÇÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA PSICOLOGIA
- ETIMOLOGIA DA PALAVRA
- DO DISCURSO FILOSÓFICO AO DISCURSO CIENTÍFICO
- Platão
- Aristóteles
- PSICOLOGIA NA IDADE MÉDIA
- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS
- René Descartes (1596-1659)
- O MATERIALISMO E O POSITIVISMO
- O POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTÊ
- A PSICOLOGIA CIENTÍFICA
- PSICOLOGIA CIENTÍFICA: FUNDAMENTOS E DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA
- CONTRIBUIÇÕES DE OUTRAS CIÊNCIAS PARA A PSICOLOGIA
- O PERCURSO DA PSICOLOGIA NO UNIVERSO CIENTÍFICO
- Wilhelm Wundt
- A PSICOLOGIA E SEU OBJETO DE ESTUDO
- OBJETO DE ESTUDO
- REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- Compreensão sobre o aluno
- A Compreensão Acerca dos Processos de Ensino
- ESTUDO DE CASO
- ELABORAÇÃO DE UMA ANÁLISE
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
- ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO
- A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SUJEITO
- CONCEPÇÃO DE MATURAÇÃO DO SUJEITO
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS