Curso Online de Teoria da Literatura
Arte - as manifestações artísticas e suas linguagens, arte literária, ficção e verossimilhança, gêneros literários e a história da liter...
Continue lendoAutor(a): Tereza Ramos De Carvalho
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 50,00
(Pagamento único)
Mais de 50 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
"Ótimo curso para se refletir sobre aspectos gerais da Literatura."
- Kelly Fabíola Viana Dos Santos- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Teoria da Literatura
teoria da literatura
professora: tereza ramos de carvalho
doutoranda em literatura pela unb
mestre em literatura brasileira pela
universidade de brasília – unb
graduada em letrasprofessora universitária e professora da rede estadual de ensino do tocantins – seduc – to
e-mail: teramos10@yahoo.com.br
acessar cv:
http://lattes.cnpq.br/1092245747241387 -
Descrição/resumo da disciplina
descrição/resumo da disciplina
carga horária: 80h
ementa / resumo: arte - as manifestações artísticas e suas linguagens, arte literária, ficção e verossimilhança, gêneros literários e a história das literaturas portuguesa e brasileira
-
Objetivos
objetivos
compreender a arte como criação de outro mundo a partir da realidade imediata;
observar a arte como finalidade estética e finalidade pragmática;
diferenciar texto literário do texto não literário;
caracterizar a linguagem do texto literário;
estabelecer a diferença entre os gêneros literários;
conhecer o contexto relacionado à história das literaturas brasileira e portuguesa. -
Considerações gerais sobre Arte
considerações gerais sobre arte
o crítico literário alfredo bosi em seu livro reflexões sobre a arte afirma ser “a arte uma produção; logo requer trabalho.”
marilena chauí em convite à filosofia afirma: “a obra de arte não é pura receptividade imitativa ou reprodutiva, nem pura criatividade espontânea e livre, mas expressão de um sentido novo, escondido no mundo, e um processo de construção do objeto artístico, em que o artista colabora com natureza , luta com ela ou contra ela, separa-se dela ou volta a ela, vence a resistência dela ou dobra-se às exigências dela [...] o artista é um ser social que busca exprimir seu modo de estar no mundo na companhia dos outros seres humanos, reflete sobre a sociedade, volta-se para ela, seja para criticá-la, seja para afirmá-la, seja para superá-la.”
-
Cont. Considerações gerais sobre Arte
cont. considerações gerais sobre arte
para iniciarmos, tomemos o exemplo do pintor espanhol pablo picasso e o contexto da tela guernica. pablo picasso a produziu durante os meses de maio e junho de 1937, sob forte impacto de notícias que chegavam de sua terra natal, envolvida em uma violenta guerra civil. a espanha, desde 1936 vivia uma guerra civil que teve início em um levante das forças fascistas, lideradas pelo general francisco franco, que não aceitava a vitória dos republicanos em recentes eleições.
um dos episódios mais marcantes foi a destruição da cidade basca de guernica, vitima de bombardeamentos, e totalmente destruída por parte de aviões alemães por ordem do general franco, na tarde de 26 de abril de 1937(era tarde de feira e as pessoas passeavam pelas ruas). a guerra civil espanhola terminaria em 1939 com a vitória dos fascistas e cerca de um milhão de mortos; franco iniciaria um dos mais longos regimes ditatoriais do século xx.
-
Cont. Considerações gerais sobre Arte
cont. considerações gerais sobre arte
o republicano pablo picasso, ao pintar guernica, gigantesco painel de 7,80m x 3,50m (portanto, 27,30m²), oferece à posteridade um verdadeiro testemunho desse episódio.
para melhor compreendermos-la, façamos uma leitura dessa obra: -
Guernica, de Pablo Picasso observe os elementos que compõem o quadro
guernica, de pablo picasso observe os elementos que compõem o quadro
-
Leitura do quadro Guernica
leitura do quadro guernica
guernica é um painel pintado em 1937 por ocasião da exposição internacional de paris. foi exposto no pavilhão da república espanhola. esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães.
nessa obra, picasso não retrata a rua, a praça pública e os seus mortos. ao contrário, traz a tragédia para o interior de uma casa, onde as pessoas estariam, por definição mais bem protegidas, resguardadas.
as lâmpadas são antagônicas: a do teto é elétrica e a que a mulher segura é de querosene, antiga, tradicional. no entanto, é exatamente da lâmpada tradicional que projeta a luminosidade que marca o centro da tela, a partir dela forma-se um triângulo de luz. já a lâmpada elétrica “tecnológica” pode ser entendida como uma referência às bombas vindas do alto – projetando a morte ( a lâmpada explode mas não projeta a luz) -
no canto esquerdo a tela é dominada pela imagem da mãe segurando a criança morta, que nos remete à pose consagrada da virgem maria segurando o filho morto. temos assim a lancinante dor da mãe que tem sua maternidade interrompida. a mulher ajoelhada na metade direita da tela, também é um referencial à maternidade, já que tem seus seios em forma de chupeta, sugerindo uma futura maternidade interrompida e o infanticídio tanto no presente quanto no futuro.
o touro e o cavalo são animais protagonistas das corridas de touros (touradas), um dos símbolos mais marcantes da cultura espanhola, uma espanha autêntica. em guernica a agonia dos animais pode ser entendida como a própria agonia da espanha. entre a cabeça do touro e a do cavalo tem uma pomba, símbolo da paz - ferida e que solta um grito de desespero. -
Cont. leitura
cont. leitura
a espada quebrada simboliza a derrota; a luta apresenta o contraste: a espada, arma branca de luta corporal versus a bomba que mata à distância.
o quadro apela de imediato, para dois sentidos: a visão e a audição. tanto os personagens, exceto a criança morta como os animais emitem sons lancinantes, já que estão brutalmente feridos. podemos dizer que guernica é um silencioso e angustiado grito de dor. (relaciona-se com o grito, de edvard munch).
o crítico italiano giulio carlo argan analisa o monocromatismo da tela: “em guernica não há cor, apenas negro, branco e cinza. está excluído que picasso tenha utilizado o monocromatismo para conferir uma tonalidade sombria e trágica ao quadro; tudo é claro, as linhas traçam com precisão os planos a ser destinados a se preencherem de cor, mas a cor não está ali., foi embora. está excluído que o monocromatismo se destina a acentuar o volume efeito plástico-volumétrico. o relevo não está ali, foi embora. a cor e o relevo são duas qualidades com que a natureza se apresenta à percepção sensorial. eliminar a cor e o relevo é cortar a relação do homem com o mundo. cortando-a não existe mais natureza ou vida. no quadro, o que existe é a morte.” -
Finalidade da obra de arte
finalidade da obra de arte
poesia, pintura, teatro, dança, música, escultura são algumas dentre tantas formas de manifestações da arte. entre essas expressões artísticas há pontos em comum e pontos específicos ou particulares.
dentre os pontos comuns, o principal é a própria essência da arte, ou seja, a possibilidade de o artista recriar a realidade, transformando-se em criador de mundos, de sonhos, de ilusões, de verdades. o artista tem um poder mágico em suas mãos: o de moldar a realidade segundo suas convicções, seus ideais, suas vivências.
em outras palavras, o artista com seu trabalho quer interferir no mundo em que vive, agir socialmente, comunicar-se. picasso fez as seguintes reflexões:
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Teoria da Literatura
- Descrição/resumo da disciplina
- Objetivos
- Considerações gerais sobre Arte
- Cont. Considerações gerais sobre Arte
- Guernica, de Pablo Picasso observe os elementos que compõem o quadro
- Leitura do quadro Guernica
- Cont. leitura
- Finalidade da obra de arte
- reflexões de Picasso a respeito da arte
- Finalidade da obra de arte
- Resumindo
- Arte literária e sua linguagem
- Cont.Arte literária e sua linguagem
- Linguagem da arte literária
- Cont. Arte literária e sua linguagem
- Significante x significado
- significante x significado
- Estilística
- Ficção e verossimilhança
- Verossimilhança e a obra de ficção
- Narrativa de ficção
- Cont. Narrativa de ficção
- Exemplos - Narrativa de ficção
- Cont. Narrativa de ficção
- Autor e narrador
- Cont. Autor e narrador
- O que é Literatura
- O que é literatura
- Os gêneros literários
- Divisão aristotélica
- Cont. Os gêneros literários
- O gênero lírico
- Métrica e conteúdo
- O Gênero Dramático
- O Gênero Épico
- Ex.: Gênero épico
- O Gênero Narrativo
- Cont. Gênero narrativo
- Exemplo significativo de novela
- Caracterização da novela
- Conto
- Crônica
- Cont. Crônica
- Cont. crônica
- Fábula
- História da literatura
- Objeto da história da literatura
- Estilo
- Cont. Estilo
- Periodização literária
- Periodização da Lit. Portuguesa
- Era Medieval
- Era Clássica
- Era Romântica
- observar
- Periodização da Lit. brasileira
- Era Colonial (de 1500 a 1808)
- Cont. Era Colonial (de 1500 a 1808)
- A Era Nacional
- Era Nacional
- Avaliação
- Cont. Avaliação
- Cont. avaliação
- Cont.avaliação
- Sugestões de leituras