Curso Online de RENASCIMENTO
Renascimento (ou Renascença) foi um período na história do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como...
Continue lendoAutor(a): Adriana C. S. Costa
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
o renascimento
adriana coutinho
-
o termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na itália, entre os séculos xiv e xvi, e daí difundido por toda a europa. à concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza. a idéia de um 'renascimento' ocorrido nas artes e na cultura relaciona-se à revalorização do pensamento e da arte da antigüidade clássica e à formação de uma cultura humanista. a obra do pintor, arquiteto e teórico giorgio vasari (1511-1574) constitui a principal fonte de informação acerca da arte renascentista italiana. a renovação das artes ocorrida na itália, segundo o seu célebre vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550; 2ª edição 1568), tem como ponto de apoio a recusa do antinaturalismo da tradição bizantina e, paralelamente, a redescoberta da escultura clássica operada por nicola pisano no sarcófago de pisa.
renascimento
-
renascimento (ou renascença) foi um período na história do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na europa, considerado como um marco do final da idade média e o início da idade moderna. começou no século xiii na itália e difundiu-se pela europa no decorrer dos séculos xiv, xv e xvi.
além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, o renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do feudalismo para o capitalismo. nesse sentido, o renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.
o renascimento cultural manifestou-se primeiro na península itálica, tendo como principais centros as cidades de milão, gênova, veneza, florença e roma, de onde se difundiu para todos os países da europa ocidental. porém, o movimento apresentou maior expressão na itália. não obstante, é importante conhecer as manifestações renascentistas da inglaterra, alemanha, países baixos, e menos intensamente, de portugal e espanha.
renascimento
-
o movimento renascentista envolveu uma nova sociedade e, portanto novas relações sociais em seu cotidiano. a vida urbana passou a implicar um novo comportamento, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, os encontros nas ruas, implicavam por si só um novo comportamento dos homens. isso significa que o renascimento não foi um movimento de alguns artistas, mas uma nova concepção de vida adotada por uma parcela da sociedade, e que será exaltada e difundida nas obras de arte.
apesar de recuperar os valores da cultura clássica, o renascimento não foi uma cópia, pois utilizava-se dos mesmos conceitos, porém aplicados de uma nova maneira à uma nova realidade. assim como os gregos, os homens “modernos” valorizaram o antropocentrismo: “o homem é a medida de todas as coisas”; o entendimento do mundo passava a ser feito a partir da importância do ser humano, o trabalho, as guerras, as transformações, os amores, as contradições humanas tornaram-se objetos de preocupação, compreendidos como produto da ação do homem.
renascimento
-
galileu o físico e astrônomo italiano galileu afirmava que a terra girava ao redor do sol, contra as crenças da igreja católica, segundo a qual a terra era o centro do universo. negou-se a retratar-se, apesar das ordens de roma, e foi sentenciado à prisão perpétua.
renascimento
-
os valores o movimento renascentista envolveu uma nova sociedade e portanto novas relações sociais em seu cotidiano. a vida urbana passou a implicar um novo comportamento, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, os encontros nas ruas, implicavam por si só um novo comportamento dos homens. isso significa que o renascimento não foi um movimento de alguns artistas, mas uma nova concepção de vida adotada por uma parcela da sociedade, e que será exaltada e difundida nas obras de arte. apesar de recuperar os valores da cultura clássica, o renascimento não foi uma cópia, pois utilizava-se dos mesmos conceitos, porém aplicados de uma nova maneira à uma nova realidade. assim como os gregos, os homens "modernos" valorizaram o antropocentrismo: "o homem é a medida de todas as coisas"; o entendimento do mundo passava a ser feito a partir da importância do ser humano, o trabalho, as guerras, as transformações, os amores, as contradições humanas tornaram-se objetos de preocupação, compreendidos como produto da ação do homem.
renascimento os valores
-
a sociedade renascentista, as pessoas tinham consciência de viver numa época diferente da do período medieval, que era considerada como na idade das trevas e por isso repudiada. assim, opunham –se misticismo, ao coletivismo, ao teocentrismo e o geocentrismo, elementos essenciais daquela cultura.
o traço marcante do renascimento era o racionalismo, expresso na convicção de que tudo se poderia se explicar pela razão e pela observação objetiva da naturezaprincipais cartacteristicas
-
centro das preocupações do pensamento renascentista, o ser humano passou a ser considerado a obra mais perfeita do criador, capaz de compreender, modificar e ate dominar toda natureza. gestado nesse época o humanismo se tornara referencia por muitos pensadores nos séculos seguintes, inclusive para iluministas do século xviii.
humanismo
-
mapa da europa
-
Trecento
trecento
o trecento (em referência ao século xiv) manifesta-se predominantemente na itália, mais especificamente na cidade de florença, pólo político, econômico e cultural da região. giotto, dante alighieri, boccaccio e petrarca estão entre seus representantes.
características gerais:
rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval;
valorização do individualismo e dos detalhes humanos -
quattrocento
durante o quattrocento (século xv) o renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. neste período atuam masaccio, mantegna, botticelli, leonardo da vinci, rafael e, no seu final, michelangelo (que já prenuncia certos
ideais anti-clássicos utilizando-se da linguagem clássica, o que caracteriza o maneirismo, a etapa final do renascimento), considerados os três últimos o "trio sagrado" da renascença.características gerais:
inspiração greco-romana (paganismo e línguas clássicas),
racionalismo,
experimentalismo.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Trecento
- POEMA
- AGRADECIMENTOS
- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
- CURSO
- MENSAGEM
- AGRADECIMENTOS
- Amplie seus conhecimentos!!! ACESSE OUTROS CURSOS. SEJAM BEM VINDOS!!!