Curso Online de HISTORIA DA ARTE - MÓDULO 2
CURSO DE HISTORIA DA ARTE ? Descomplicando a arte O curso, idealizado pelo especialista em ArtesVisuais (UFMG) Prof. Wanderson L. Amara...
Continue lendoAutor(a): Wanderson Lima Amaral
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 1200 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
MÓDULO - 2
8-RENASCIMENTO 9-BARROCO 10-IMPRESSIONISMO 11-ROMANTISMO
12-IMPRESSIONISMO
13- EXPRESSIONISMO 14-CUBISMO 15-SURREALISMO 16-MODERNISMO -
Caro aluno
SEJA BEM VINDO, este é o segundo módulo do curso HISTÓRIA DA ARTE – Descomplicando a arte- , nesta etapa iremos apresentar o panorama da história da arte,, iremos nesta etapa buscar fornecer bases gerais sobre os estudos de arte e a evolução das expressões artísticas que abrange do Renascimento ao modernismo.
Neste módulo iremos estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, destacando alguns dos mais relevantes artistas, criadores de linguagem. Com suas invenções e rupturas de padrão que fizeram avançar as linguagens da arte e anteciparam tendências futuras.
Espero que gostem deste módulo , desejo uma boa viajem ao mundo das artes.
Um ótimo estudo!Prof. Wanderson Lima Amaral
-
8 - RENASCIMENTO
Renascimento aplica-se ao movimento artístico, científico e literário que se desenvolveu na Europa entre 1300 e 1650, sobretudo no século XVI. O berço deste movimento foi a Itália e teve em Florença e Roma seus dois centros mais importantes.
Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências.
O ideal do humanismo foi o moveu esse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino (Teocentrismo) e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Embora grandes admiradores da cultura clássica, os artistas e intelectuais do Renascimento, haviam adquirindo maior confiança na sua própria capacidade e não se limitaram a imitar os modelos antigos passaram a buscar inspiração na natureza que os cercava.Pintura na das Mãos na Patagônia, Argentina
O Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli - 1483
-
FASES DO RENASCIMENTO
Para melhor compreendermos este movimento, iremos dividir o renascimentos em fases distinas; Duocento (1200 a 1299), Trecento (1300 a 1399), Quattrocento (1400 a 1499) e Cinquecento (1500 a 1599).
Duocento e Trecento – As primeiras manifestações do que, mais tarde, se chamaria Renascimento se da no século XIII, e substitui a arte gótica.
A principal característica dessa mudança é o surgimento da ilusão de profundidade nas obras. Em Florença aparece os primeiros traços da nova arte pelas mãos de Giotto . Podemos ver nos afrescos de da igreja de Santa Croce, em Florença, figuras mais independentes, situadas em ambientes arquitetonicamente trabalhados, dando um naturalismo na composiçao
Afrescos de Giotto na igreja de Santa Croce, em Florença
-
Quattrocento – No século XV, Piero della Francesca desenvolve uma pintura com figuras geométricas e cores intensas.
O arquiteto e escultor Filippo Brunelleschi, concebe a perspectiva, um artifício geométrico que cria a ilusão de tridimensionalidade numa superfície plana.
Na Bélgica e Holanda, nesse período, surgem os representantes do renascimento como Jan van Eyck que desenvolve a pintura a óleo
Desta fase destacamos os grandes nomes do renascimento Italiano tais como, Sandro Botticelli ,Leonardo da Vinci, Michelangelo e Michelangelo.Filippo Brunelleschi ,nasceu em Florença, começou sua carreira artística como ourives e escultor. Em pouco tempo, porém, ele voltou sua atenção para a arquitetura. Com seu amplo conhecimento de arte e arquitectura, incluindo a construção grega e romana e a ciência da perspectiva, Brunelleschi, sozinho, inaugurou a Renascença florentina em arquitetura. Ele foi um herói florentino em seu próprio tempo, devido à sua concepção engenhosa e celebrada para a cúpula da catedral da cidade (construído 1420-1436).
-
Donatello (1386-1466) Donato di Niccoló di Betto Bardi, escultor italiano. nasce em Florença, começa como ourives e aos 17 anos aprende a esculpir em mármore. Inicia-se, como assistente, nas portas do batistério de Florença e realiza uma obra imensa. Esculturas como Davi, Madalena e São Jorge estão entre as mais marcantes, por seu poder de produzir tensão emocional.
-
Botticelli (1445 - 1510), Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina do Renascimento. Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas pela pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e ao vigor e pureza do colorido.
.
Imagem – primavera – 1482 / Galleria degli Uffizi, Florence
-
Leonardo da Vinci (1452-1519), artista, arquiteto, inventor e escritor italiano. Nasceu em Florença, se torna aprendiz de Andrea Verrocchio , nesta época , escalado por seu tutor para terminar a encomenda ‘’o batismo de cristo’’ Leonardo pinta os anjos da cena, Verrocchio , se sentindo superado ao ver o trabalho do jovem artista terminado, nunca mais pintaria.
Detalhe da pintura de Leonardo
-
Entre 1482 e 1499 ,Leonardo vive em Milão, onde pinta o afresco da Última ceia. O trabalho se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie , igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza.
-
De volta a Florença,Leonardo pinta a obra mais conhecida de todo o mundo ; Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda)
A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, com o nome oficial de Lisa Gherardini, seria a mulher de Francesco del Giocondo, um comerciante de sedas pertencente à classe dos 'novos-ricos. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do *sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo
*sfumato - é um termo criado por Leonardo da Vinci para se referir à técnica de pintura em que sucessivas camadas de cor de forma a passar ao olho humano a sensação de profundidade, forma e volume. Em particular, refere-se à mistura de matizes ou tons de um matiz de forma tão sutil que não ocorre uma transição abrupta entre eles.
-
Entre 1513 e 1517 Leonardo vive em Roma junto à corte do rei francês Francisco I. Neste período aprofunda nos estudos científicos, prenuncia a invenção de peças modernas como o *escafandro, o helicóptero e o pára-quedas. Seu Tratado sobre a pintura é um dos livros mais influentes da história da arte.
*Escafandro é uma armadura de borracha e ferro que se usava por mergulhadores para trabalhos no fundo da água. Essa estrutura comunica-se com a superfície através de um duto que assegura a livre respiração e permite resistir à pressão da água.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Renascimento
- Barroco
- Impressionismo
- Romantismo
- Expressionismo
- Cubismo
- Surrealismo
- Modernismo