Curso Online de HISTORIA DA ARTE - MÓDULO I
CURSO DE HISTORIA DA ARTE ? Descomplicando a arte O curso, idealizado pelo especialista em ArtesVisuais (UFMG) Prof. Wanderson L. Amara...
Continue lendoAutor(a): Wanderson Lima Amaral
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 1400 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
MÓDULO - 1
APRESENTAÇÃO
1-PRÉ-HISTÓRIA 2-ARTE EGÍPCIA 3-ARTE GREGA 4-ARTE ROMANA 5-ARTE PALEO CRISTÃ 6 -ARTE BIZANTINA
7-ARTE GÓTICA -
Caro aluno
DESCOMPLICANDO A ARTE é um curso que irá apresentar a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos e dos conceitos transmitidos através das obras de arte.
Este curso foi desenvolvido em 3 (três) módulos, de forma a oportunizar um primeiro contato com a arte contextualizando o período histórico em que foi produzida.
Estudos de arte tradicionalmente levam em consideração a evolução da história da arte ocidental. Ao se considerar a cultura ocidental como elemento fundamental de nossa cultura faz-se necessário os estudos deste curso, a fim de se compreender o alcance da arte ao redor do mundo, recebendo influências e sendo influenciada por outros movimentos.
Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas.
Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna. Porém, optamos por apresentar a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerarmos ser mais didática De nenhum movimento artístico é possível dizer em que data exata nasceu, uma vez que se trata de um processo construído paulatinamente, de uma síntese de fatores convergentes que vão aos poucos ganhando corpo e se definindo.
A arte é o reflexo do social e ao analisar uma obra de arte percebemos a dinâmica de acontecimentos sociais que a cerca. Arte é, portanto uma constante e o estudo de seu contexto histórico irá ajudar a perceber de forma ampla suas produções.
Um ótimo estudo!
Prof. Wanderson Lima Amaral -
Por que o mundo necessita de arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte. Pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura doenças e para ajuda a explorar o mundo.
Eduardo Galeano *1 consegue de forma poética descrever esta necessidade“ função da arte”
Diego não conhecia o mar.
O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito
caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor,
que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
Me ajuda a olhar!*1- Eduardo Hughes Galeano (Montevidéu, 3 de setembro de 1940) jornalista e escritor uruguaio.
-
Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?
Podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde o como, desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte, e assim podemos entender as mudanças que o mundo teve, para podermos entender estas transformações estaremos neste curso apresentando diversos períodos da historia onde “os objetos de arte” foram resultantes destas mudanças.
Vamos observar as esculturas abaixo e verificar suas semelhanças e diferenças: -
1 - ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
O estudo sobre a arte feita pelos primeiros habitantes humanos da terra depende da análise de restos de armas, pinturas, utensílios, desenhos e ossos.
Compreende-se como arte rupestre os rastros de atividades humana que tem sido gravadas (petroglifos) ou pintadas (pictoglifos) sobre superfícies rochosas, bem como esculturas e objetos utilitários e ou adornos criados pelo homem cerca de 40.000 a 3.500 anos atrás .
A denominação destes objetos como arte, não significa que se trate de objetos artísticos nos termos e com a finalidade que entendemos em nossa cultura ocidental. Esta é só mais uma das formas de tentar definir o significado destas elaborações.Pintura pré-histórica da Caverna das Mãos na Patagônia, Argentina
Pintura pré-histórica da Caverna das Mãos na Patagônia, Argentina
-
Petroglifos
Também conhecidos como gravuras rupestres são manifestações que consiste em deferir na superfície rochosa instrumentos mais duros como pontas de pedras e outros materiais preparados para gravar imagens.
Quanto a temática são imagens geometrizadas e representações simbólicas, geralmente associadas, que registram fatos e mitos
Petróglifo perto do rio Columbia, Petróglifos no Vale do Encanto,
Washington, (EUA) (Chile) -
Pictoglifo
Mais conhecida como pintura rupestre, caracteriza em utilizar substancias como óxidos minerais e pigmentos a base de vegetais afim de produzir pinturas eles retratavam nestas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, plantas, descobertas, rituais etc.
Para que eram feitas as pinturas rupestres?
Nem sempre, a imagem representa aquilo que aparenta. Por trás de sua descrição formal podem se esconder elementos simbólicos cujos significados não são possíveis de serem resgatados é o caso das pinturas rupestres, sendo assim, surgem através de estudos antropológicos e arqueológicos, as teorias .Uma vez que são desconhecidos seus significados, é o caso das pinturas pré-históricas.
Podemos encontrar dessas pinturas por todo o mundo,embora as cavernas de Altamira(Espanha) e Laucaux (França) sejam as mais conhecidas. -
Vamos fazer uma visita a caverna de Lascaux
-
O homem pré histórico tinha como principal temática em seus trabalhos pictográficos a representação de animais e é se alimentando deles que garantia sua subsistência. A caça é antes de tudo um ritual, e sua importância é demonstrada pela enorme quantidade e variedade de expressões a ela referentes através das pinturas rupestres. A temática mais utilizada na pré-história eram os relacionados com a caça.
Portanto a teoria mais plausível quanto ao objetivo destas pinturas, baseada em estudos de sociedades mais recentes de caçadores-coletores, é que as pinturas foram feitas por xamãs.O xamã é tido como um profundo conhecedor da natureza humana, tanto na parte física quanto psíquica. Assim eles se retiravam para as cavernas, onde entrariam em estado de transe e pintariam, então, imagens de suas visões, talvez com alguma intenção de extrair força das paredes da caverna para eles mesmos uma espécie de ritual mágico religioso a fim de assegurar uma caçada bem sucedida.
-
Escultura
Conhecidas como “Venus esteotopígicas” denominação dada por parte do corpo cientifico que acredita que elas correspondiam a um ideal de beleza do homem pré-histórico. são estatuetas esculpidas em: ossos, madeira, pedra, marfim, metais, entre outros. Essas figuras femininas eram estilizadas, com formas acentuadas. Acredita-se que o artista talvez quisesse ressaltar as características da fertilidade feminina: por isso acentuava-lhes os volumes.
-
Vênus de Willendorf
Hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta com 11,1 cm de altura representando estilisticamente uma mulher.
Descoberta no sítio arqueológico do paleolítico situado perto de Willendorf, na Áustria, em 1908, pelo arqueólogo Josef Szombathy. Está esculpida em calcário, material que não existe na região, e colorido com ocre vermelho. Calcula-se que tem entre 22000 à 24 000 anos.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- 1 - Pré-História
- 2 - Arte Egípcia
- 3 - Arte Grega
- 4 - Arte Romana
- 5 - Arte paleo Cristã
- 6 - Arte Bizantina
- 7 - Arte Gótica