Curso Online de GUERRA DO CONTESTADO 1912 - 1916
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito env...
Continue lendoAutor(a): Vilson Dias Morales
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
GUERRA DO CONTESTADO
GUERRA DO CONTESTADO
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
-
O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual.
-
Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
-
CAUSAS DA GUERRA
CAUSAS DA GUERRA
A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo.
-
Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.
-
Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro.
-
Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.
-
O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra.
-
Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo.
-
PARTICIPAÇÃO DO MONGE JOSÉ MARIA
PARTICIPAÇÃO DO MONGE JOSÉ MARIA
Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- GUERRA DO CONTESTADO
- INTRODUÇÃO
- CAUSAS DA GUERRA
- PARTICIPAÇÃO DO MONGE JOSÉ MARIA
- OS CONFLITOS
- O FIM DA GUERRA
- CONCLUSÃO