Curso Online de A REVOLTA DOS MALÊS 1835
A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
A REVOLTA DOS MALÊS
A REVOLTA DOS MALÊS
1835
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros).
-
Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Em função destas condições, encontravam muitas dificuldades para ascender socialmente.
-
NEGROS REVOLTOS
-
CAUSAS E OBJETIVOS DA REVOLTA
CAUSAS E OBJETIVOS DA REVOLTA
Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.
-
DESENVOLVIMENTO DA REVOLTA
DESENVOLVIMENTO DA REVOLTA
De acordo com o plano, os revoltosos sairiam do bairro de Vitória (Salvador) e se reuniriam com outros malês vindos de outras regiões da cidade. Invadiriam os engenhos de açúcar e libertariam os escravos. Arrecadaram dinheiro e compraram armas para os combates. O plano do movimento foi todo escrito em árabe.
-
Salvador, Bahia em 1875
-
LEITURA COMPLEMENTAR
LEITURA COMPLEMENTAR
A revolta dos Malês pode ser compreendida como um conflito que deflagrou oposição contra duas práticas comuns herdadas do sistema colonial português: a escravidão e a intolerância religiosa.
-
Comandada por negros de orientação religiosa islâmica, conhecidos como malês, essa revolta ainda foi resultado do desmando político e da miséria econômica do período regencial.
-
Com o deslocamento do eixo econômico-admininstrativo do Brasil para a região sudeste e as constantes crises da economia açucareira, a sociedade baiana do período tornou-se um sinônimo de atraso econômico e desigualdade socioeconômica.
-
Além desses fatores, devemos também destacar que as prescrições religiosas incentivadas pelas autoridades locais promoveram a mobilização desse grupo étnico-religioso específico.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- A REVOLTA DOS MALÊS
- INTRODUÇÃO
- CAUSAS E OBJETIVOS DA REVOLTA
- DESENVOLVIMENTO DA REVOLTA
- LEITURA COMPLEMENTAR
- COMPREENDENDO A REVOLTA
- De acordo com o historiador João José Reis:
- SOBRE A REVOLTA DOS MALÊS
- Escravidão e imposição: Além de escravizado, o negro era proibido de professar sua fé.
- Pai Inácio, Manuel Calafate, Ahuma e Aprício: alguns dos organizadores da revolta.
- CURIOSIDADE
- FIM DA REVOLTA