Curso Online de MICHEL FOUCAULT
Michel Foucault nasceu em Poitiers em 15 de outubro de 1926. Foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico...
Continue lendoAutor(a): Vilson Dias Morales
Carga horária: 9 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Eliana Chagas Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Michel FOUCAULT
Michel FOUCAULT
-
Michel Foucault nasceu em Poitiers em 15 de outubro de 1926.
Foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimen-to e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. -
Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando essas etiquetas, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade.
Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas. -
VIDA
VIDA
Nascido em Poitiers, na França, em uma família de classe média alta, Foucault foi educado no Lycée Henri-IV e, em seguida, na Escola Normal Superior de Paris, onde ele desenvolveu seu interesse por filosofia e teve influência de seus tutores, Jean Hyppolite e Louis Althusser .
Depois de vários anos como diplomata cultural no exterior, ele retornou à França e publicou seu primeiro grande livro, A História da Loucura. -
Após trabalhar entre 1960 e 1966 na Universidade de Clermont-Ferrand, ele produziu duas publicações mais significativas, O Nascimento da Clínica e As Palavras e as Coisas, que exibiu seu crescente envolvimento com o estruturalismo, um movimento teórico na antropologia social, do qual ele distanciou-se mais tarde.
Essas três primeiras obras foram exemplos de uma técnica historiográfica que Foucault estava desenvolvendo e que ele chamou de "arqueologia". -
De 1966 a 1968, a Foucault lecionou na Universidade de Túnis, na Tunísia, antes de retornar para a França, onde se tornou chefe do departamento de filosofia de uma nova universidade experimental, a Paris VIII.
Em 1970, ele foi admitido no Collège de France, onde permaneceu até sua morte. -
Ele também tornou-se ativo em um alguns de grupos de esquerda envolvidos em campanhas anti-racistas, contra violações aos direitos humanos pela luta por uma reforma penal.
Ele passou a publicar A Arqueologia do Saber,Vigiar e Punir e História da Sexualidade. -
Nestes livros, ele desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos que enfatizavam os jogos de poder na evolução do discurso na sociedade.
Foucault morreu em Paris por conta de problemas neurológicos agravados por HIV/AIDS; ele foi a primeira figura pública francesa que morreu por causa desta doença, sendo que seu parceiro Daniel Defert criou a fundação da caridade AIDES em sua memória.
Faleceu em Paris no dia 25 de junho de 1984. -
TEMAS
TEMAS
-
Foucault é conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e por suas ideias sobre a evolução da história da sexualidade, suas teorias gerais relativas à energia e à complexa relação entre poder e conhecimento, bem como por estudar a expressão do discurso em relação à história do pensamento ocidental.
-
Têm sido amplamente discutidas a imagem da "morte do homem", anunciada em As Palavras e Coisas, e a ideia de subjetivação, reativada no interesse próprio de uma forma ainda problemática para a filosofia clássica do sujeito.
Parece então que mais do que em análises da "identidade", por definição, estáticas e objetivadas, Foucault centra-se na vida e nos diferentes processos de subjetivação.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Michel FOUCAULT
- VIDA
- TEMAS
- Filiação filosófica
- História da loucura
- Em defesa da sociedade
- O Sujeito e o Poder
- Pontos importantes
- Recepção
- LIVROS
- INFORMAÇÕES DO LIVRO
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS
- INFORMAÇÕES DO LIVRO
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS
- INFORMAÇÕES DO LIVRO
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS
- INFORMAÇÕES DO LIVRO
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS
- REFERÊNCIAS