Curso Online de COMPETÊNCIAS EM ARQUIVOLOGIA
Este curso apresenta as principais competências em Arquivologia
Continue lendoAutor(a): Europalearning
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
O Arquivo
-
O ARQUIVO
Ter um arquivo nas devidas condições é muito importante nas empresas, devido à grande quantidade de documentos que um negócio produz.
A sua funcionalidade também se deve ao facto de ter gradualmente passado a ser um local onde se armazenam os papéis, que se transformou num importante instrumento de consulta.
-
O ARQUIVO
Um sistema de arquivo deve cumprir três funções:
reunir, de forma organizada, toda a documentação que a empresa produz;
guardar material de forma segura (da humidade, pó, desgaste, etc);
quando for necessário, permitir que se possa ter o material o mais rapidamente disponível.
-
O ARQUIVO
O Local para o Arquivo
boa resistência do piso;
se possível luz natural/iluminação artificial adequada;
não deve ter humidade;
boa ventilação;
humidade relativa de 40%
instalação eléctrica protegida;
mobiliário adequado;
espaço suficiente para a deslocação do utente.
-
O ARQUIVO
O Arquivo de acordo com os documentos
Arquivos activos – guardam-se os documentos de grande circulação, que ainda estão em período operacional, cujo conteúdo ainda está à espera de resposta, ou ao qual se faz referência com regularidade.
O tipo de arquivo adaptar-se-á a eles, e portanto os documentos activos ficarão colocados em arquivadores ou em armários de acesso fácil para a secretária, dado que o seu uso será frequente.
-
O ARQUIVO
Arquivos semiactivos – embora a documentação já tenha sido processada e se tenha obtido uma resposta, tem de se continuar a guardar, porque é provável que seja alvo de alguma consulta, embora com menor frequência.
-
O ARQUIVO
Arquivos passivos ou inactivos – neste caso, o documento que se guarda já foi dado como encerrado e só se consultará se se precisar de uma informação muito precisa.
Considera-se que um arquivo é passivo quando se lhe faz referência pelo menos 10 vezes ao ano. A partir desse prazo, o seu arquivo é considerado definitivo.
-
O ARQUIVO
A transferência – passado algum tempo, a documentação perde actualidade e não devem dificultar a consulta de documentos mais recentes que mantêm a validade. Ao acto de passar a documentação do arquivo activo para o semi-activo e deste para o passivo chama-se transferência.
É frequente as empresas organizarem uma transferência por período (mensal, bimensal, trimestral, etc).
-
O ARQUIVO
A expurgação – uma vez cumprido o prazo legal de conservação, todos os documentos têm de ser seleccionados; a esta acção dá-se o nome de expurgação. Assim, só os documentos que conservarem algum interesse continuarão a ser arquivados, os restantes são destruídos.
-
O ARQUIVO
A documentação do Arquivo
Arquivo Activo:
Correspondência de Entrada (cartas de informação, cartas de documentação, cartas de gestão, cartas pessoais);
Correspondência de Saída (cartas respondidas, cartas à espera de resposta). -
O ARQUIVO
Arquivo Semi-activo:
(correspondência, documentação do departamento pessoal, contratos de compra e venda, arrendamento, facturas, documentos contabilísticos, documentos fiscais, documentos bancários).
Pagamento único