Curso Online de Matrizes - Fatoração LU
LU - fatoração Gaussiana Fatoração LU de matrizes tridiagonais Fatoração LU com Pivo Fatoração LU Direta Fatoração LU Cholesky Fatoração ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Matrizes – Fatoração LU
fausset – carlos alberto sassi
2010matrizes – fatoração lu
-
Introdução
introdução
nos capítulos anteriores nós usamos a notação de vetor-matriz e operações para resolver sistemas de equações lineares. neste parte e nos próximos nós investigaremos métodos para resolver problemas relacionados a algebra linear. nós vamos considerar a fatoração de uma matriz em produto de duas outras matrizes l, matriz inferior triangular e u matriz superior triangular para uma matriz 3 x 3 o problema é encontrar l e u, tal que lu = a, isto é:
existem dois métodos para encontrar a fatoração lu, o método de gauss (eliminação) e computação direta. o primeiro cria uma matriz triangular superior durante o processo de eliminação e a correspondente matriz inferior com 1’s na diagonal principal, onde esta pode ser construída com os multiplicadores usados na eliminação. no caso de matrizes tri-diagonais a fatoração pode ser obtida muito eficientemente pelos vetores contidos na diagonal principal, e elementos acima e abaixo desta.
o segundo método de decomposição direta, é mais generalizado e que se obtém seguindo o fato de que a fatoração lu não é única. os três mais importante são as diferentes formas possíveis dos elementos da diagonal principal. a forma doolittle, com 1’s na diagonal principal de l, nos da os mesmos fatores produzidos pela eliminação gaussiana. a forma crout tem 1’s na diagonal principal da matriz u. enquanto que a forma cholesky tem os elementos das diagonais tanto de l e u iguais., isto é e isto é muito importante no caso de matrizes simétricas positivas definidas, desde que no caso preserva a simetria e produz uma fatoração l = u’. para matrizes simétricas positivas definidas uma modificação na forma de cholesky da a fatoração ldi. a fatoração lu de a pode ser usada para resolver problemas de sistemas de equações lineares, especialmente quanto ax = b. -
deve ser resolvido repetidas vezes usando a matriz a, com diferentes valores de b. a fatoração lu também pode ser usada para encontrar a inversa de a e o determinante de a.
exemplo: 1. – aplicação na análise de circuitos elétricos.
consideremos o problema de encontrar a corrente nas diferentes partes do circuito elétrico mostrado na figura 1. suponha agora que desejamos investigar o efeito de mudanças nas variações de voltagens e queda de voltagens nos sub-circuitos. as equações para os três loops podem ser escritas de uma forma geral como segue:nos podemos resolver um novo circuito eficientemente pelo método figura 1
fatoração lu dos coeficientes da matriz (os quais não mudam desde que não se modificam os resistores e suas dimensões). -
Sumário
sumário
apresentação
1 lu fatoração – gaussiana
2 fatoração lu de matrizes tri-diagonais
3 fatoração lu com pivo
4 fatoração lu direta
4.41. fatoração doolittle.
5 fatoração lu cholesky
6 fatoração lu – aplicações.
7 fatoração lu – problemas. -
Capítulo I –LU Fatoração Gaussiana
capítulo i –lu fatoração gaussiana
o processo de eliminação de gauss forma a base para encontrar a representação da matriz a conhecida como fatoração lu. a matriz inferior triangular l , com 1’s na sua diagonal principal pode ser encontrada pelos multiplicadores utilizados na eliminação gaussiana. o processo de eliminação transforma a matriz original a em uma matriz triangular superior u. a matriz inferior triangular l é formada pelos multiplicadores (inversos negativos) que foram usados no processo de eliminação em posições apropriadas a matriz inferior, conforme exemplo a seguir:
exemplo 2. sistema 3 x 3.
nós inicialmente ilustramos a fatoração lu para as matrizes inicializadas por l = i e u = a, então temos:1º passo – a primeira linha de u permanece inalterada.
multiplicar a primeira linha por -2, e adicionar o resultado a segunda linha.
armazenar o negativo do multiplicador de primeira na primeira coluna, segunda linha de l.
também multiplicar a primeira linha por -3 e adicionar o resultado a terceira linha.
armazenar o negativo do multiplicador na primeira coluna, terceira linha de l.
os resultados das matrizes são: -
Capítulo I –LU Fatoração Gaussiana
capítulo i –lu fatoração gaussiana
2º passo – a primeira e a segunda linhas de u permanecem inalteradas.
multiplicar a segunda linha por -4 e adicionar o resultado a terceira linha.
armazenar o negativo do multiplicador na segunda coluna, terceira linha de l.
as matrizes resultantes são:multiplicar l por u, para verificar o resultado.
-
Capítulo I –LU Fatoração Gaussiana
capítulo i –lu fatoração gaussiana
exemplo 3. – sistema 4 x 4.
nós agora vamos considerar a fatoração lu para uma matriz 4 x 4.1º passo –linha 1 permanece inalterada e linhas de 2 a 4 são modificadas para:
-
Capítulo I –LU Fatoração Gaussiana
capítulo i –lu fatoração gaussiana
2º passo linhas 1 e 2 permanecem inalteradas, e linhas 3 e 4 são transformadas em:
3º passo a linha 4 é então alterada para concluir o estágio final.
-
Capítulo I –LU Fatoração Gaussiana
capítulo i –lu fatoração gaussiana
exemplo 4 – fatoração lu para resolver o circuito elétrico.
as matrizes após o primeiro estágio da eliminação gaussiana são:
as matrizes após o segundo estágio da eliminação gaussiana são:
-
Capítulo I –LU Fatoração Gaussiana
capítulo i –lu fatoração gaussiana
resolvendo o sistema ai = lui = v, fazendo y = ui então ly = v
donde,
resolvendo o sistema ui = ydonde,
-
Capítulo II – Fatoração de Matrizes Tridiagonais.
capítulo ii – fatoração de matrizes tridiagonais.
como nós encontramos com a eliminação gaussiana, a fatoração lu de matrizes tridiagonais t pode ser obtida usando muito menos cálculos computacionais (e menos memória de computador para armazenamento das matrizes), que para o caso de matrizes completas da mesma dimensão.
função matlab para fatoração de matrizes tridiagonais. nos codematlab que segue, os multiplicadores são armazenados no vetor bb e que forma a diagonal da matriz l, pode ser escrito diretamente do vetor l da original, e a modificação da diagonal principal da matriz triangular superios, dd, pode ser escrito acima da diagonal d acima da original.
exemplo 5. – fatoração lu de um sistema tridiagonal.
consideremos novamente um sistema 4 x 4 de matriz tridiagonal que segue:podemos representar pelos vetores
para este exemplo, n= 4, temos os seguintes passos na função matlab
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Matrizes – Fatoração LU
- Introdução
- Sumário
- Capítulo I –LU Fatoração Gaussiana
- Capítulo II – Fatoração de Matrizes Tridiagonais.
- Capítulo III – Fatoração com Pivo
- Capítulo IV – Fatoração LU Direta
- Capítulo V – Fatoração LU - Cholesky
- Capítulo VI – Fatoração LU - Aplicações
- Capítulo VII – Fatoração LU Problemas