Curso Online de Pesquisador Estatístico
Aprenda uma nova profissão e destaque-se em uma área necessária, dinâmica e perene, no setor público ou privado. As pesquisas estão prese...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso Rápido de Pesquisador Estatístico
Ribamar de Sousa Lima
-
Mundo Uol
-
Objetivos:
- Repassar noções básicas de estatística e de relacionamento interpessoal, para o exercício da coleta de dados como ocupação, de forma regulamentada ou autônoma.
-
Tópicos
1- O que é estatística;
2 - Princípios gerais da estatística;
4 -Tipos de pesquisa e coleta;
5 - Relacionamento interpessoal e qualidade no atendimento;
6 - Cotidiano e mercado de trabalho -
1 - O QUE É ESTATÍSTICA ?
-
A estatística é um ramo da matemática que se ocupa da coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação.
-
É algo que está presente desde o início das grandes civilizações e com o passar do tempo, foram criados métodos para facilitar-se esse processo.
-
Um exemplo é o uso dos dados relacionados à quantidade de casos da doença COVID-19, na tomada de decisão de estados, municípios e do Ministério da Saúde, até mesmo na busca por uma vacina para a doença.
- O caso mais conhecido são as pesquisas governamentais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, nas áreas socioeconômicas, da saúde, educação, emprego, preços e outras.
- É um importante meio de conhecimento para a compreensão e intervenção. É a realidade traduzida em números e expressa de forma organizada e resumida.
-
Guia do Estudante
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso Rápido de Pesquisador Estatístico
- Objetivos:
- Tópicos
- O caso mais conhecido são as pesquisas governamentais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, nas áreas socioeconômicas, da saúde, educação, emprego, preços e outras.
- É um importante meio de conhecimento para a compreensão e intervenção. É a realidade traduzida em números e expressa de forma organizada e resumida.
- 2 Princípios Básicos da estatística
- PopulaçãoConjunto de todos os elementos da pesquisa a ser realizada. é formada por todos os elementos desse conjunto, podendo ser qualquer coisa, como pessoas, objetos ou outros seres vivos, desde que esses elementos do conjunto possuam as características que deseja-se pesquisar.
- Ao pesquisar-se, por exemplo, sobre a intenção de votos na população brasileira, existem características bem definidas para população, nesse caso, como necessariamente ser brasileira e apta a votar.
- AmostraTambém conhecida como espaço amostral, é a população consultada na pesquisa ou o subconjunto da população, devido a impossibilidade de consultar todo o universo populacional.
- 4 Tipos de Pesquisa e coleta
- - Tipos de pesquisa:
- - Pesquisa sócioeconômica:Diz respeito às condições de vida e indicadores educacionais, trabalhistas e financeiros, entre outros, do entrevistado, geralmente com o objetivo de elaborar políticas públicas.
- - Pesquisa de Mercado:Entrevista consumidores específicos ou gerais, sobre um determinado serviço, ou produto, com o objetivo conhecer sua aceitação ou aprimorá-lo.
- - Pesquisa de opinião:Indaga sobre temas de relevância ou evidência, na realidade local ou nacional. pode estar inserida dentro de uma pesquisa socioeconômica ou eleitoral
- - Pesquisa eleitoral:Consulta sobre as intenções de voto ou aprovações de políticos em exercício, em períodos de eleições ou não, com o objetivo de direcionar melhor gestões e campanhas. Pode ser feita em rodadas, para gerar um gráfico evolutivo.
- - Tipos de coleta:
- - Coleta Livre: realizada em ponto de grande fluxo (praças, terminais de ônibus...), geralmente com um questionário mais simplificado, entrevistando uma grande quantidade de sujeitos.
- - Coleta tabelada: realizada com uma amostra menor que na coleta livre, geralmente com um questionário mais detalhado, observando critérios como gênero, idade, escolaridade e renda, entre outros. Todos os públicos citados são consultados, mas a tabela delimita quantos de cada grupo serão ouvidos.
- - Tipos de representações:
- Tipos de gráfico (Mundo Uol)
- Na vida podemos ser de três formas:
- Carpa:aflitos, inseguros e indecisos, um alvo fácil de ser engolido.
- Tubarões:impiedosos, competitivos, agressivos e egoístas. É um comportamento que pode ser fruto de uma insegurança, mas é inaceitável, por seu caráter impositor e sem preocupação com o outro.
- Golfinho:nem engolidor, nem engolível, combatente dos tubarões e auxiliar das carpas. Um misto de firmeza e leveza, pensamento e atitude, visando o bem de todos, mesmo diante dos próprios interesses.
- Procure ser golfinho, não engula nem se deixe engolir / não humilhe nem se deixe humilhar. Isso é muito importante em qualquer área, por quê deixa uma boa imagem e uma satisfação recíproca.
- A programação neurolinguística (PNL) fala de três sistemas representacionais:
- São três coisas a serem ponderadas e dosadas no campo de pesquisa. Deve-se usar e cuidar para que este uso não seja em demasia, ouvindo, sentindo e observando as coisas na medida certa.
- É algo que se traduz também numa boa apresentação visual, vocabular e de gestos. Dentro do próprio estilo e convicção sempre é possível agir com cadência e harmonia.
- 6 Cotidiano e mercado de trabalho
- - Cotidiano:
- Uma pesquisa estatística é um trabalho sério, que exige comprometimento, disciplina, paciência e persistência. Mesmo quando se atua de forma autônoma é preciso estar atento a prazos e produtividades.
- Como em tudo nessa vida a tecnologia também chegou às pesquisas de rua. as folhas deram lugar a tablets e celulares, com aplicativos de questionário eletrônico que, além de agilizarem o processamento, realizam uma vigilância.
- Dessa forma uma parte das entrevistas é ouvida ou conferida e ligações podem ser feitas aos entrevistados, avaliando o trabalho do pesquisador. No questionário é solicitado o número telefônico de quem responde.
- É preciso ter total fidelidade ao que está escrito no questionário, para que a informalização não produza distorções.
- Principalmente em pesquisas domiciliares, nem sempre vai ser possível trabalhar somente em horários comerciais ou em dias úteis, há pesquisas, inclusive, que são programadas para acontecer em finais de semana.
- Geralmente os finais de manhã e tarde, assim como os inícios de noite, costumam ser mais produtivos.
- Preocupe-se também com o seu bem estar e segurança: filtro solar, garrafa com água, atenção redobrada e também uma fruta são itens indispensáveis no cotidiano de pesquisa.
- - Mercado:
- - IBGE: Além das seleções decenais para os censos, o órgão faz recrutamentos periódicos para as pesquisas contínuas, com contratos que podem chegar a três anos.
- Fique atento a sites como o www.pciconcursos.com.br, para ficar sabendo dos editais. As oportunidades são para todo o país, nas capitais e pólos diversos no interior.
- Em qualquer lugar é possível estar logado em aplicativos como PINION, PREMISE E MISSION, entre outros, que solicitam tarefas remuneradas de acordo com a localização do usuário.
- Também nas capitais, pode-se buscar na internet nomes de empresas de pesquisa estatística, organizações que recrutam por tarefa, pagando por entrevista realizada e oferecendo ajudas de custo para deslocamento e alimentação.
- Por fim, também em qualquer lugar, há a opção de apps e sites diversos, de bônus e recompensas, respondendo pesquisas.
- Email para contato:Ribamar.sousali3@gmail.com
- Obrigado !