Curso Online de História da Estatística
História da Estatística - Apresentação - O que é Estatística - Origem - Desde a Antiguidade - Primeira Fase - Segunda Fase - Terce...
Continue lendoAutor(a): Luiz Sérgio S. Brandão
Carga horária: 9 horas
Por: R$ 29,99
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
luiz sérgio s. brandão
história da estatística
-
Apresentação
luiz sérgio s. brandão
aluno do curso de graduação de tecnologia em petróleo e gás da unit – universidade tiradentes, do curso de estatística bacharelado da ufs – universidade federal de sergipe, ambos em aracaju/se. técnico em contabilidade. sócio-administrador da sertec engenharia ltda.
sergio.brandao@hotmail.comem parceria com a buzzero.com disponibilizamos outros cursos.
apresentação
-
História da Estatística
o que é estatística?
o que modernamente se conhece como ciências estatísticas, ou simplesmente estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
origem
a origem da palavra estatística está associada à palavra latina status (estado).
história da estatística
-
História da Estatística
há indícios de que 3000 anos a.c. já se faziam censos na babilônia, china e egito e até mesmo o 4º livro do velho testamento faz referência a uma instrução dada a moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de israel que estivessem aptos para guerrear. usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar, o imperador césar augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o império romano.
história da estatística
-
História da Estatística
desde a antiguidade
apesar da estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. após a idade média, os governantes na europa ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. entre os séculos xvi e xviii as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.
história da estatística
-
História da Estatística
as primeiras técnicas estatísticas surgiram para responder ao desenvolvimento social . quando as sociedades primitivas se organizaram sentiram necessidade de tomar decisões que exigiam o conhecimento numérico dos recursos disponíveis.
as primeiras estatísticas foram realizadas para os governantes das grandes civilizações antigas tomarem conhecimento dos bens que o estado possuía e como estavam distribuídos pela população.
história da estatística
-
História da Estatística
a palavra “censo” é derivada da palavra “censere”, que em latim significa “taxar”. contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a aristóteles cento e oitenta descrições de estados, apenas no século xvii a estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico à descrição dos bens do estado.
história da estatística
-
História da Estatística
apesar de se saber hoje que três séculos antes do nascimento de cristo já se faziam estatísticas, a palavra estatística apareceu pela primeira vez no século xviii e foi sugerida pelo acadêmico alemão gottfried achemmel (1719-1772), que foi um notável continuador dos estudos de hermaim conrig (1606-1681). a escola alemã atingiu sua maturidade com a. l. von schlozer (1735-1809), mas sempre com idéias diferentes daquelas que fundamentaram a estatística moderna. com algum exagero, pode-se dizer que o seu principal legado foi o termo “staatenkunde”, que deu origem à designação atual. na enciclopédia britânica, o verbete “statistics” apareceu em 1797.
história da estatística
-
História da Estatística
primeira fase
desde a queda do império romano passou praticamente um milênio sem que se conheçam estatísticas importantes, a não ser as realizadas por pipino, em 758, e por carlos magno, em 762, sobre as terras que eram propriedade da igreja. desde então, muitos estados ordenaram estudos para melhor conhecerem determinadas características da população, nomeadamente para determinarem leis sobre impostos e número de homens disponíveis para combater. o esta foi a primeira fase do que, hoje, se chama estatística.
história da estatística
-
História da Estatística
segunda fase
no século xvii, em inglaterra, iniciou-se uma segunda fase em que já se analisavam grupos de observações numéricas respeitantes à saúde pública, nascimentos, mortes e comércio. nesta fase, distinguiram-se john graunt (1620-1674) e william petty (1623-1687), que procuraram leis quantitativas para traduzir fenômenos sociais e políticos.
história da estatística
-
História da Estatística
terceira fase
o desenvolvimento do cálculo das probabilidades surge também no século xvii. a ligação das probabilidades com os conhecimentos estatísticos veio dar uma nova dimensão à estatística. considera-se assim uma nova fase, a terceira, em que se começa a fazer inferência estatística. o três nomes importantes ligados a esta fase são: fermat(1601-1665), pascal(1623-1662) e huygens(1629-1695).
história da estatística
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Apresentação
- História da Estatística
- Referências bibliográficas
- Conclusão
- Aviso