Curso Online de Depressão - Causas e Cura
Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto...
Continue lendoAutor(a): Vanderlei Vilela Francisco
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
DEPRESSÃO
depressão
causas e cura
-
Introdução
introdução
a depressão é um tema muito atual e de enorme incidência. há muito tempo tem-se estudado a temática, havendo uma série de conceitos, compreensões e mesmo forma de tratamento que são sugeridas pelas diversas abordagens terapêuticas.
-
Aspectos Gerais e Dados
aspectos gerais e dados
de acordo com dados do hospital santa lúcia de brasília, df, depressão é uma doença que atinge, aproximadamente, 24 milhões de pessoas na américa latina e caribe e tem seu início, geralmente, entre os quinze e vinte e quatro anos de idade. para cada homem, há duas mulheres que sofrem da doença. entre 40 e 60% dos casos de suicídio, há relação com a depressão. outro dado interessante é que homens depressivos morrem quatro vezes mais por suicídio que mulheres. finalmente, apenas um em cada quatro deprimidos procura ajuda.
-
a unicamp (universidade de campinas) possui um programa sobre a temática da depressão, coordenado pelo dr. roosevelt cassorla, professor do departamento de psiquiatria, que aponta que a doença é o grande problema do final do milênio e que atinge cerca de 6% da população, sendo a segunda maior causa de mortes, constando depois apenas dos acidentes automobilísticos.
-
Modelo Médico
modelo médico
segundo informações médicas, a depressão é um problema relacionado à circulação dos neurotransmissores cerebrais. a depressão pode ser reativa a algum problema real, mas com o tempo vai se tornando física.
-
regularmente há combinação de causas, destacando-se: predisposição genética; personalidade; reação a situações difíceis e frustrantes; reação a perda de ente querido; problemas financeiros, profissionais e sociais; reações ao parto; psicoses; abuso de medicamentos (cortisona, anfetaminas, quimioterapia), álcool e outras drogas; doenças físicas (hipotireoidismo, câncer, reumatismo, insuficiência cardíaca, infarto, cirurgias, aids); traumatismos cranianos; doenças cerebrais (acidente vascular cerebral, insuficiência circulatória cerebral, alzheimer, arteriosclerose, esclerose múltipla, parkinson, tumores, epilepsia, aneurismas); anemias e hipovitaminoses.
-
dentro de um modelo médico tradicional são apontados muitos sintomas da doença, destacando-se: desânimo, insônia, apatia, falta de vontade, pensamentos pessimistas, obsessivos, falta de concentração e memória, ansiedade, palpitações. logicamente os sintomas podem variar bastante de caso para caso.
-
Modelo Psicanalítico
modelo psicanalítico
desde que escreveu o seu principal artigo sobre a temática ("luto e melancolia", publicado no ano de 1917), sigmund freud, o pai da psicanálise, deixou claro que se devem diferenciar alguns aspectos quando se procura uma compreensão das depressões, do ponto de vista da psicanálise.
-
Freud
freud
"o luto, de modo geral, é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como o país, a liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante. em algumas pessoas, as mesmas influências produzem melancolia em vez de luto; por conseguinte, suspeitamos que essas pessoas possuem uma disposição patológica".
-
dessa maneira, o autor esclarece que o luto, por mais intenso que seja, é uma condição normal da vida, assim não é algo patológico. não deve ser submetido a um tratamento médico. o luto deve ser superado com o tempo, por mais difícil que isso possa ser. já em relação à melancolia, o psicanalista aponta para traços bastante característicos: desânimo profundo, falta de interesse no mundo, perda da capacidade de amar, diminuição da autoestima e comportamentos de auto recriminação. para diferenciar o luto da melancolia, freud diz: "a perturbação da autoestima está ausente no luto. afora isso, porém, as características são as mesmas".
-
considerando-se essa distinção, o psicanalista fernando falabella tavares de lima, diretor clínico do núcleo de estudos e temas em psicologia – netpsi, de são paulo, aponta que o afeto (libido) que havia sido destinado para o objeto amado, que deixou de existir, deve ser retirado dele e retornar para o próprio sujeito. "para que esse caminho seja possível, cada lembrança que o sujeito possui, do seu objeto amado, deve ser muito investida de afeto, ou seja, as pessoas devem falar e se lembrar muito sobre o ente que se foi para que, dessa maneira, possa ir ocorrendo o desinvestimento", esclarece fernando.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- DEPRESSÃO
- Introdução
- Aspectos Gerais e Dados
- Modelo Médico
- Modelo Psicanalítico
- Freud
- Processo da melancolia
- Generalidades
- Como é? - Sintomas
- Os sintomas corporais
- Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
- Diferentes tipo de depressão
- DEPRESSÃO PÓS-PARTO
- Fatores biológicos
- Fatores psicológicos
- Sintomatologia
- Psicose Puerperal e Síndrome Depressiva Crônica
- Depressão pós-parto masculina
- Mudanças no comportamento
- Atenção aos sintomas
- Depressão e doenças cardíacas
- Depressão no paciente com câncer
- A identificação da depressão
- Causa da Depressão
- Curar a depressão
- O merecimento ou a auto-punição
- Alternativas de Tratamento
- Drogas Antidepressivas
- Internação
- Psicoterapia
- Psicanálise
- 5 dicas que você pode fazer para se sentir melhor
- Exercício
- Além de fazer exercício aeróbio, algumas posições de yoga pode ajudar
- Alimente-se com uma boa alimentação e nutrição.
- Identifique problemas, mas não se debruce sobre eles.
- Expresse-se.
- Olhe para o lado positivo.
- Teste de Depressão - Auto-avaliação
- RESULTADO= SOME OS ÍTENS