Curso Online de CURSO COMPLETO DE MUSICA
Curso completo contendo: Introdução à notação musical, Leitura Musical, Intervalos, Escalas, Acordes, Cifras.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso de teoria musical
Curso de teoria musical
A descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.
CURSO COMPLETO.MARCELINO D. R MOREIRA ALVES
-
índice
índice
1º Lição: Introdução
2º Lição: Leitura Musical
3º Lição: Intervalos
4º Lição: Escalas
5º Lição: Acordes
6º Lição: Cifras
7º Lição: Bibliografia/Links Recomendados -
Introdução
Introdução
A música tem 3 elementos essenciais: MELODIA (combinação sucessiva dos sons), HARMONIA (combinação simultânea dos sons) e RITMO (cadência obedecendo a combinação dos sons com periódica repetição).
Música é.....
som em combinações puras, melódicas ou harmônicas produzido por voz ou instrumento.. sublime expressão do amor universal.. o pressentimento de coisas celestiais (Beethoven).. a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende (Shakespeare).. algo muito difícil de mostrar ao mundo o que sentimos em nós mesmos (Tchaikovsky).. uma coisa que se tem pra vida toda, mas não toda uma vida pra conhecê-la (Rachmaninov) -
Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música.
Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática.
Por extenso, teoria musical pode ser considerada qualquer enunciado, crença, ou concepção de música (Boretz, 1995).
A teoria musical tem um funcionamento ambíguo, tanto descritivo como perceptivo.
Tenta-se com isso definir a prática e, posteriormente, a influência. Normalmente segue-se o padrão de intencionar reduzir a prática de compor e atuar em regras e/ou idéias. -
Assim como em qualquer área do conhecimento, a teoria musical possui várias escolas, que podem possuir conceitos divergentes. A própria divisão da teoria em áreas de estudo não é consenso, mas de forma geral, qualquer escola possui ao menos:
- Análise musical, que estuda os elementos do som e estruturas musicais e também as formas musicais, compreendendo: harmonia, melodia, contraponto, ritmo, forma, andamento, técnica composicional, solfejo, percepção e ditado.
- Estética musical, que inclui a divisão da música em gêneros e a Crítica musical.
- Notação musical, que estuda os sistemas de escrita utilizados para representar graficamente uma peça musical, permitindo que um intérprete a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador, e cujas formas mais populares atualmente são a Partitura e a Cifra. -
Nos campos da teoria musical muitos foram os grandes analistas, destacam-se: Schönberg, Rameau, Strauss e Wagner.
O estudo acadêmico da música também é feito pela musicologia. Essa, no entanto, difere-se da teoria musical pois estuda o ponto de vista histórico e antropológico da música, estudando a notação, os instrumentos, os métodos didáticos, a acústica, a história da música e a própria teoria musical sob o ponto de vista histórico evolutivo dos instrumentos e seus músicos.
-
Leitura Musical
Leitura Musical
-
Conforme você pode observar, cada duração da nota é o dobro da nota seguinte e metade da anterior. Por exemplo, neste fragmento podemos ouvir a combinação de valores distintos, o som mais alto é formado por 4 semínimas e o som mais baixo por 2 mínimas. Assim sendo, ouvimos duas semínimas para cada mínima.
-
Então, significa que o compasso tem 3 tempos e que a semínima é sua unidade de tempo. O compasso 4/4 pode ser representado por .
-
Intervalos
Intervalos
-
Escalas
Escalas
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso de teoria musical
- índice
- Introdução
- Leitura Musical
- Intervalos
- Escalas