Curso Online de BATERIA COMPLETO
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Continue lendoAutor(a): Valquimar Belmonte
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BATERIA COMPLETO PARA INTERMEDIARIOS
bateria completo para intermediarios
autor:valquimar belmonte
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INDICE
indice
a bateria
historia
peças da bateria
manuseios das baquetas
aplicaçao pratica
teoria basica
ritmos
notaçao musical
figuras musicais
compasso
formula de compasso
exercicios
batidas
como praticar
exercicios ritmicos
nomenclaturas
dicas
exercicios de viradas -
A BATERIA
a bateria
é um instrumento de percussão, constituídos por várias peças
(tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados
por uma só pessoa.
a palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos de
percussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por
exemplo) tocados por várias pessoas. com base nisso, foi
atribuído o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por
uma só pessoa, a bateria. -
HISTORIA
historia
história
inspirada nos tambores africanos, a bateria surgiu com a invenção do pedal de bumbo e do
tripé de sustentação da caixa, pois com isso tornou-se possível agrupar várias peças em um único
instrumento. isso foi nos estados unidos, em meados de 1900. naquela época, usava-se bumbo,
caixa, ton-ton e prato. o chimbal só foi introduzido a bateria por volta de 1930.
naquela época, a bateria tinha pouca posição de destaque, o máximo que podia fazer era
marcar o tempo! essa concepção só foi mudada, graças a um baterista chamado gene krupa, que
inovou a forma de se tocar bateria. -
PEÇA DA BATERIA
peça da bateria
peças da bateria
a bateria é um instrumento modular, podendo conter vários tambores e pratos, além de outros
acessórios (agogô, carrilhão, etc). recomenda-se ao iniciante, uma bateria somente com as peças
básicas. abaixo temos uma figura de uma bateria, com o respectivo nome de cada peça. -
PEÇA DA BATERIA
peça da bateria
-
a bateria é basicamente composta por pratos (ataque, chimbal e condução) e por tambores
(caixa, ton 1, ton 2, surdo e bumbo).
existem ainda outros tipos de pratos e tambores, mas geralmente se tratam de acessórios.
as baquetas
são aqueles dois "pauzinhos" que utilizamos para tocar bateria. elas
são as principais ferramentas do baterista. quando tocamos, as baquetas
são como se fosse nossas próprias mãos, ou seja, ela será uma
continuação dos braços.
existem vários tipos de baquetas, variando em seu tamanho, peso,
espessura. cada tipo geralmente é indicado a um determinado estilo
musical. mas os tipos de baquetas também podem ser escolhidos, levando
em conta o gosto pessoal.
os dois tipos de baquetas mais utilizados são os modelos 5a e 5b.
as baquetas modelo 5a são as mais utilizadas, não são nem pesadas nem leves. são muitos
indicados para iniciantes, e a estilos musicais não muito pesado (pop, rock, country, samba,
reggae, etc).
já o modelo 5b é um pouco mais pesado. são indicados para práticas de exercícios técnicos e a
estilos de música um pouco mais pesada (hard-rock, heavy-metal, etc).
as baquetas podem ter pontas de nylon ou ponta de madeira. as baquetas com ponta de nylon
tem um som mais brilhante, agudo". já a baquetas com ponto de madeira tem um som mais
"macio, aveludado", principalmente quando tocamos nos pratos. a escolha é uma questão de
gosto, leva-se em conta também, o fato das baquetas com ponta de nylon durarem mais, além de
conservar o instrumento.
a propósito, se você ainda não tem um par de baquetas, já vá providenciando um, mesmo que
ainda não tenha bateria -
Manuseio das Baquetas
manuseio das baquetas
olá pessoal!!! e aí, já estão com as baquetas em mãos? ainda não??!! pois então vamos
improvisar uma! sem essa de caneta, lápis, etc... peque um cabo de vassoura (infantil) e faça
um par de baquetas com 40 cm de comprimento, e pronto! mãos a obra! (ou melhor, compre um
par, não é tão caro assim, até em loja de cds você acha).
já com as baquetas em mãos... nessa página vamos observar atentamente a forma correta de
segurá-las e manuseá-las, utilizando a pegada moderna (onde ambas as mãos seguram a baqueta
da mesma forma). vale a pena lembrar que existem outros tipos de pegada (como a pegada
tradicional), mas não recomendo aos iniciantes, pois cada mão segura a baqueta de forma
diferente, dificultando assim a assimilação -
para melhor exemplificar, vamos dividir os dedos da mão em duas
partes: uma delas é o que chamamos de “pinça” (dedo indicador e
polegar), e a outra chamamos de “mola” (dedo médio, anular e
mínimo).
veja nas figuras 1 e 2, a forma correta de segurar a baqueta. note
que o polegar e o indicador (pinça) estão na mesma altura,
pressionando relaxadamente a baqueta, enquanto os outros dedos
(mola) apóiam a baqueta como se fosse um único dedo.
observe também que a baqueta não sai da mão, ela vai somente até
a linha do pulso, e fica alinhada com o antebraço (como se fosse uma
continuação dele). isso vale para ambas as mãos. -
seguindo as instruções acima de “pinça e mola”, vamos
incluir e observar agora, o posicionamento das mãos, dos
braços e dos antebraços, na hora de executar os toques.
veja as figuras 3 e 4. repare que as unhas polegares
estão uma de frente para a outra (de lado), os braços estão
relaxados e próximos ao corpo (não colados), os antebraços
juntamente com as baquetas, formam um “triângulo” e
miram o centro da caixa.
além disso, é muito importante manter uma boa
postura, e tomar cuidado com os “maus hábitos”, como
apoiar a mão na perna, movimentar o corpo, etc.
basicamente é isso pessoal...
dica: observe outros bateristas tocando, vá a shows,
assista ensaios, pergunte e tire dúvidas com quem já toca,
ou seja, corra atrás!!!. -
APLICAÇAO PRATICA
aplicaçao pratica
aplicação prática
agora vamos tentar colocar em prática, o que vimos até aqui, executando alguns toques na
“caixa da bateria, ou em uma borracha de estudo*”, visando desenvolver a coordenação entre as
mãos, a qualidade, e a desenvoltura dos movimentos.
antes de começar, não esqueça observar e de recordar alguns detalhes:
• postura; deixe a “caixa” (ou qualquer outro objeto em que for tocar) um pouco abaixo da linha da
cintura (veja a figura 3);
• comece bem devagar, aumentando a velocidade aos poucos, na medida em que for
dominando os exercícios.
• posicionamento de pinça e mola;
• braços relaxados e próximos ao corpo;
• execute os toques movimentando somente o pulso;
Pagamento único
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Capítulos
- BATERIA COMPLETO PARA INTERMEDIARIOS
- INDICE
- A BATERIA
- HISTORIA
- PEÇA DA BATERIA
- Manuseio das Baquetas
- APLICAÇAO PRATICA
- EXERCICIOS
- Teoria Básica
- RITMOS
- NOTAÇÃO MUSICAL
- FIGURAS MUSICAIS
- COMPASSO
- FÓRMULA DE COMPASSO
- Vamos tentar colocar isso em prática
- Pratique de preferência em um andamento lento. Vamos aos exercícios:
- COMO PRATICAR?
- Batidas 1
- COMO PRATICAR
- 2. Ao se sentir confortável com a condução do chimbal, acrescente mais um membro, o BUMBO. Veja como exemplo a 1ª batida, o bumbo será executado simultaneamente com as notas de chimbal nos tempos “1 e 3”.
- 3. Após passar pelas duas etapas acima, toque a batida acrescentando o terceiro membro, a CAIXA. Pronto! Já está tocando a batida.
- BATIDAS 1
- Exercícios Rítmicos (colcheias)
- VAMOS AOS EXERCÍCIOS
- Vamos aos Exercícios
- DICAS
- PEÇAS DA BATERIA UTILIZADAS NAS VIRADAS
- EXERCÍCIOS DE VIRADAS