Curso Online de PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
O curso aborda os principais conceitos e definições em relação a todos os recursos disponíveis na prevenção e combate a sinistros de incê...
Continue lendoAutor(a): Norberto Pereira De Carvalho
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 50 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Raissa Fernanda De Oliveira Bezerra
- Franklin Silva Mendes
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
1
proteção contra incêndios e explosões
teorias sobre o fogo e extintores portáteis
supervisão de segurança patrimonial
-
2
fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e do visível. desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.
os produtos da combustão (principalmente vapor de água e gás carbônico), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reação, emitem luz visível. o resultado é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado chama ou fogo.
fogo
-
3
fogo - é um processo químico de transformação, também denominado combustão, que atinge os materiais combustíveis e inflamáveis. quando forem sólidos ou líquidos, esses materiais necessitam ser transformados primeiramente em gases (pirólise), para então se combinarem com o comburente, em geral o oxigênio. ativados por uma fonte externa de calor, comburente e combustível iniciam a transformação química, gerando mais calor e desenvolvendo uma reação em cadeia.
o produto dessa transformação, além do calor, é a luz.fogo
-
4
fogo
chama inicial
combustível sólido ou líquido
oxigênio (comburente)
gases
combustíveismistura inflamável
reação de combustão
calor
chama
pirólise
ignição
-
5
fogo x incêndio
-
6
são três as classificações das causas de incêndio:
1ª) causas naturais: são aquelas que provocam incêndios sem a intervenção do homem. exemplo: vulcões, terremotos, raios, etc.
2ª) causas acidentais: são inúmeras. exemplo: eletricidade, chama exposta, etc.
3ª) causas criminosas: são os incêndios propositais ou criminosos, são inúmeros e variáveis. exemplo: pode ser por inveja, vingança, para receber seguros, loucura, etc.
classificação das causas de incêndio
-
7
elementos do fogo
combustível
é o elemento que alimenta o fogo e serve para sua propagação, aumentando ou diminuindo sua faixa de ação; é tudo aquilo capaz de queimar, normalmente constituídos de carbono e hidrogênio.
pode ser sólido, líquido ou gasoso.
-
8
elementos do fogo
comburente
é o elemento ativador do fogo; é o agente oxidante da reação combustão. o mais comum é o oxigênio, o elemento químico mais abundante na natureza.
o cloro, bromo e enxofre também são considerados comburentes.a propriedade mais importante do oxigênio é sua capacidade de oxidar outras substâncias, e esta ação pode ser lenta ou rápida.
-
9
elementos do fogo
comburente
oxidações lentas → ferro formando a ferrugem; o vinho formando o vinagre. há uma lenta libertação de calor, o qual é dissipado para o meio ambiente.
oxidações rápidas → queima da gasolina, álcool, etc. há uma libertação de grande quantidade de energia na forma de calor e luz.
numa combustão, a substância redutora é o combustível, e a oxidante, o comburente.
obs.: abaixo de 15% de oxigênio a reação combustão não se completa; abaixo de 8% de oxigênio a combustão não se processa.
-
10
elementos do fogo
calor
é o elemento que dá início ao fogo e provoca sua propagação pelo combustível; é a fonte de ativação da combustão. pode ser resultante de faísca elétrica, atrito, chama, centelha, radiação, etc.
-
11
elementos do fogo
reação em cadeia
após a combustão, os combustíveis geram mais calor. esse calor provocará o desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis, desenvolvendo uma transformação em cadeia ou reação em cadeia, que, em resumo, é o produto de uma transformação gerando outra transformação;
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- SINALIZAÇÃO DE EXTINTORES
- INSPEÇÃO DE EXTINTORES – NR 23
- DIVISÃO DIDÁTICA DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DO CORPO DE BOMBEIROS