Curso Online de Combate e Prevenção à Incêndios
O presente curso tem por objetivo transmitir conhecimentos específicos do fogo, equipamentos e técnicas de combate a incêndios, possibili...
Continue lendoAutor(a): Mauricio De Oliveira Silva
Carga horária: 18 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Prevenção e Combate
a Incêndio -
Introdução
Introdução
O nosso planeta já foi uma massa incandescente, que passou por um processo de resfriamento, até chegar à formação que conhecemos.
Dessa forma, o fogo existe desde o início da formação da Terra, passando a coexistir com o homem depois do seu aparecimento. Presume-se que os primeiros contatos, que os primitivos habitantes tiveram com o fogo, foram através de manifestações naturais como os raios que provocam grandes incêndios florestais.
-
Introdução
Introdução
Na sua evolução, o homem primitivo passou a utilizar o fogo como parte integrante da sua vida. O fogo colhido dos eventos naturais e, mais tarde, obtido intencionalmente através da fricção de pedras, foi utilizado na iluminação e aquecimento das cavernas e no cozimento da sua comida. Nesse período, o homem dominava, plenamente, as técnicas de obtenção do fogo tendo-o, porém, como um fenômeno sobrenatural.
O célebre filósofo e cientista Arquimedes, nos estudos sobre os elementos fundamentais do planeta, ressaltou a importância do fogo, concluindo que eram quatro os elementos: o ar, a água, a terra e o fogo. No século XVIII, um célebre cientista francês, Antoine Lawrence Lavoisier, descobriu as bases científicas do fogo.
-
Introdução
Introdução
A principal experiência que forneceu a chave do “enigma” foi colocar uma certa quantidade de mercúrio (Hg - o único metal que normalmente já é líquido) dentro de um recipiente fechado, aquecendo-o.
Quando a temperatura chegou a 300ºC, ao observar o interior do frasco, encontrou um pó vermelho que pesava mais que o líquido original. O cientista notou, ainda, que a quantidade de ar que havia no recipiente diminuíra de 1/5, e que esse mesmo ar possuía o poder de apagar qualquer chama e matar.
Concluiu que a queima do mercúrio absorveu a parte do ar que nos permite respirar (essa mesma parte que faz um combustível queimar: o oxigênio). Os 4/5 restantes eram nitrogênio (gás que não queima), e o pó vermelho. Era o óxido de mercúrio, ou seja, o resultado da reação do oxigênio com o combustível.
Os seus estudos imutáveis, até os dias atuais, possibilitaram o surgimento de estudos avançados no campo da Prevenção e Combate a Incêndio.Fonte da introdução, extraída Apostila do CONCURSO/2008 – Prevenção e Combate a Incêndio
-
INCÊNDIO
Incêndio (do latim incendĭum) é o fogo de grandes proporções que destroi aquilo que não estava destinado a ser queimado.
O surgimento de um incêndio implica a ocorrência de fogo fora de controle, com risco para os seres vivos, os edifícios e qualquer estrutura.
Ou seja, o incêndio é um fogo que saiu de controle.
-
O que um incêndio pode causar?
O que um incêndio pode causar?
A exposição a um incêndio pode produzir a morte, geralmente pela inalação dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves.
Na foto vemos uma menina que teve 75% do seu corpo queimado em um incêndio.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/garota-que-perdeu-familia-em-incendio-recebe-milhares-de-cartoes-de-natal.html
-
É Um fenômeno químico denominado combustão.
Fogo
-
O que é necessário para que
haja o fogo? -
Calor
Para que haja o fogo é necessário a união de três elementos básicos:
Material combustível
Comburente
-
Material combustível
Combustível (do termo latino combustibile) é uma substância que reage com o oxigênio (ou outro comburente) liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. Supõe a liberação da energia nele contida em forma de energia potencial a uma forma utilizável.
Exemplos: Carvão, tecidos, gás metano, etc.
-
Calor
Calor é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles.
Fig 1. Processo de transferência de energia.
Fig. 1
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- O que é Fogo?
- O que é Incêndio?
- O que um incêndio pode causar?
- O que é necessário para que ocorra o fogo?
- Métodos de Extinção de Fogo
- Classes de Incêndio
- Triângulo do fogo
- Abafamento
- Resfriamento
- Retirada Do Material Combustível
- Tetraedro do fogo
- Reação em Cadeia
- As Fases do Fogo
- Propagação do Calor
- Energias que geram calor
- Fluxo de Calor
- Classes de incêndio
- Fumaça
- Aparelhos Extintores
- Dicas de instalação do Botijão de Gás
- Atenção ao Botijão de Gás
- Prevenção á Incêndios
- Incêndio Florestal