Curso Online de NR 17 - Ergonomia no Trabalho
Com uma linguagem bem clara e objetiva, este curso de NR 17 - Ergonomia, você poderá conhecer a definição exata de ergonomia e suas devid...
Continue lendoAutor(a): Zilmar Do Nascimento Mesegner
Carga horária: 20 horas
Por: R$ 23,39
(Pagamento único)
Mais de 150 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 7 no total
- Mirella Cardoso De Araújo
- Gladson Geraldo Costa
"Excelente !!!"
- Francisco Elias Dos Santos- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
NR 17 - ERGONOMIA
-
NR 17 – Ergonomia
-
Posições e critérios estabelecidos pela NR 17
-
O ambiente de trabalho e a execução do trabalho contribuem significativamente, mas identificam-se ainda características pessoais e outros fatores de risco.
Doenças Relacionadas ao Trabalho
Multifatoriais
-
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso tem por objetivo principal trata da Ergonomia nos Locais de Trabalho, visando ao conforto do trabalhadores, a proteção, em especial a NR 17.
-
Apresentação
Apresentação
O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. Jastrzebowski, que publicou um artigo intitulado “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”.
Quase cem anos mais tarde, em 1949, um engenheiro inglês chamado Murrel criou na Inglaterra a primeira sociedade nacional de ergonomia, a “Ergonomic Research Society”.
-
Apresentação
Apresentação
Posteriormente, a ergonomia desenvolveu-se em numerosos países industrializados, como a França, Estados Unidos, Alemanha, Japão e países escandinavos. Em 1959 foi fundada a “International Ergonomics Association”.
-
Apresentação
Apresentação
A atual redação da Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia foi estabelecida pela Portaria nº 3.751, de 23 de novembro de 1990. O Ministério do Trabalho e Emprego, no ano de 2000, realizou treinamentos para auditores-fiscais do trabalho com especialização em Saúde e Segurança no Trabalho em todo o País, analisando a aplicação desta Norma pela fiscalização. Nesses cursos, verificou-se uma ampla diversidade de interpretação, o que representa um obstáculo à efetiva implantação da Norma.
-
Apresentação
Apresentação
A Norma Regulamentadora nº 17 é comentada, item por item, com o objetivo de esclarecer o significado dos conceitos expressos, caracterizando o que se espera em cada enunciado e definindo os principais aspectos a serem considerados na elaboração de uma Análise Ergonômica do Trabalho, ressaltando que a realização desta análise tem como objetivo principal a modificação das situações de trabalho. É necessária a participação dos trabalhadores no processo de elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho e na definição e implantação da efetiva adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
-
Apresentação
Apresentação
Este documento não se propõe a fornecer soluções para todas as diferentes condições de trabalho existentes, mas caracteriza a legislação em vigor e a Ergonomia como um importante instrumento para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, bem como a produtividade das empresas.
-
Introdução
Introdução
A descrição do processo de elaboração dessa norma é importante para que, expondo o contexto social e os atores envolvidos, possamos compreender seus avanços e limitações. Em 1986, diante dos numerosos casos de tenossinovite ocupacional entre digitadores, os diretores da área de saúde do Sindicato dos Empregados em Empresa de Processamento de Dados no Estado de São Paulo – SINDPD/SP fizeram contato com a Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo – DRT/SP, buscando recursos para prevenir as referidas lesões.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso de NR 17 - Ergonomia no Trabalho
- 1 - Apresentação
- 2 - Introdução
- 3 - A CLT e a NR 17
- 4 - NR 17 e seus objetivos
- 5 - Posto de Trabalho
- 6 - NR 17 - Comentários
- 7 - Avaliação das condições de trabalho
- 8 - Exemplo de Conclusão da AET
- 9 - Levantamento, transporte e descarga individual de materiais
- 10 - Mobiliário dos postos de trabalho
- 11 - Condições ambientais de trabalho
- 12 - Organização do trabalho
- 13 - Atividades que exijam sobrecarga muscular
- 14 - As atividades de processamento eletrônico de dados
- 15 - Limites da Norma
- 16 - Ergonomia - Dimensões
- 17 - Reabilitação
- 18 - Risco Biomecânico
- 19 - Carga Biomecânica
- 20 - Esforço Dinâmico
- 21 - Limite de Peso Recomendado (LPR) de NIOSH
- 22 - Responsabilidade do empregador
- 23 - Conclusão