Curso Online de RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
CURSO APOSTILADO_ SOBRE O CURSO: Com o curso de recrutamento e seleção, você vai aprender técnicas e procedimentos para selecionar e atr...
Continue lendoAutor(a): Fernanda Mario Brentegani
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
APOSTILADO
APOSTILADO
-
Caro (a) aluno (a),
Seja bem vindo (a) ao curso de Recrutamento e Seleção.
A autora se encontra a disposição do aluno para responder todas as dúvidas ocorridas durante o curso.
É um imenso prazer construir e passar conhecimento á todos que buscam aprender, portanto,
SEJA BEM VINDO E BOM CURSO! -
Para maiores informações , dúvidas e ou solicitar sua apostila gratuita do curso, acesse o e-mail:
clinicamultiterapia@gmail.comAtt,
Fernanda Mário Brentegani -
Recrutamento e seleção
Recrutamento e seleção
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Comecemos por citar uma frase de Rocha (1997): “gerir é, nos nossos dias, fundamentalmente, gerir pessoas” (p.17). O autor recorda ainda a este propósito o fator chave do sucesso económico do Japão: a atenção dispensada aos recursos humanos, exemplificando como “uma boa gestão de pessoal é condição necessária para o sucesso” (Rocha, 1997, p.20). Parafraseando Cunha (1989): “as pessoas têm de ser entendidas como um recurso estratégico de importância primordial para o funcionamento e desenvolvimento das organizações” (cit in Caetano e Vala, 2002, p.268).
-
Atualmente é inquestionável a importância que os recursos humanos assumem na organização e na consecução dos seus objetivos. Assim, a gestão dos recursos humanos assume-se como uma área de extrema importância de entre as quatro áreas principais do management – Gestão Financeira e de Contabilidade, Gestão da Produção, Gestão dos Mercados/Marketing e Gestão de Recursos Humanos (Rocha, 1997).
-
A função de recursos humanos é constituída por uma série de atividades entre as quais assume um importante papel o recrutamento e seleção (Rocha, 1997). Esta é uma atividade que permite à organização o restabelecimento dos meios humanos de que necessita e desta forma colmatar as carências sobre o quantitativo de recursos humanos que deverá existir na organização (Caetano e Vala, 2002), assumindo assim um dos principais momentos da gestão dos recursos humanos (Marques e Cunha 1996).
-
O recrutamento e seleção embora constituam um processo contínuo são termos diferentes com fronteiras entre si. De um modo geral o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos para uma determinada função (e.g. Câmara, Guerra e Rodrigues, 2003; Caetano e Vala, 2002; Chiavenato, 2000; Rocha, 1997; Marques e Cunha, 1996; Mejia, Balkin e Cardy, 1995), enquanto que a seleção consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível (e.g. Câmara, Guerra e Rodrigues, 2003; Caetano e Vala, 2002; Chiavenato, 2000; Rocha, 1997; Marques e Cunha, 1996; Mejia, Balkin e Cardy, 1995).
-
O Recrutamento
O Recrutamento
Apesar de existir concordância de que o recrutamento consiste na procura e atração de candidatos, os autores divergem quanto às fronteiras do conceito. A discordância diz respeito à inclusão, ou não da triagem de candidaturas. Iremos adotar aqui o conceito de recrutamento de Câmara, Guerra e Rodrigues (2003) que aponta para a inclusão da triagem de candidaturas no processo de recrutamento:
-
“O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa” (p.315).
-
O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata-se pois de um “sistema de informação” que visa a divulgação de oferta de oportunidades de emprego ao mercado de recursos humanos (Chiavenato, 2000). Mas, antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planeamento (Rocha, 1996) das “necessidades presentes e futuras de recursos humanos na organização” (Chiavenato, 2000, p.198). Desta forma, Chiavenato (2000) especifica as fases em que ocorre o planeamento do recrutamento.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- APOSTILADO
- Recrutamento e seleção
- INTRODUÇÃO
- O Recrutamento
- O Processo de Recrutamento
- Recrutamento Interno
- Recrutamento Externo
- Recrutamento Misto
- Recrutamento Online
- Assessment Centers
- Triagem de Candidaturas
- Seleção
- Provas ou Testes de Conhecimentos ou Capacidade
- Seleção Como um Processo de Comparação ou Decisão
- Conclusão