Curso Online de FMEA - Modelo de Falha e Análise do Efeito
Neste curso trazemos maiores detalhes, passo a passo e definições a cerca da ferramenta FMEA.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
FMEA
“Failure Model and Effect Analysis”
Modelo de Falha e Análise do Efeito
Prof. Msc. Engº. Marco Antonio Baptistella -
Apesar de toda tarefa parecer simples, existem riscos que devem ser avaliados.
BAPTISTELLA FIC 2005 -
Por quê implantar?
Baptistella FIC 2005
-
Conceitos Básicos
A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo.
-
Objetivos do FMEA
Detectar falhas antes que se produza uma peça e/ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo as chances do produto ou processo falhar, ou seja, estamos buscando aumentar sua confiabilidade.
-
Por quê usar o FMEA?
Esta dimensão da qualidade, a confiabilidade, tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores, pois, a falha de um produto, mesmo que prontamente reparada pelo serviço de assistência técnica e totalmente coberta por termos de garantia, causa, no mínimo, uma insatisfação ao consumidor ao privá-lo do uso do produto por determinado tempo. Além disso, cada vez mais são lançados produtos em que determinados tipos de falhas podem ter consequências drásticas para o consumidor, tais como aviões e equipamentos hospitalares nos quais o mal funcionamento pode significar até mesmo um risco de vida ao usuário.
-
Quando aplicar FMEA?
Apesar de ter sido desenvolvida com um enfoque no projeto de novos produtos e processos, a metodologia FMEA, pela sua grande utilidade, passou a ser aplicada de diversas maneiras. Assim, ela atualmente é utilizada para diminuir as falhas de produtos e processos existentes e para diminuir a probabilidade de falha em processos administrativos.
-
Quando aplicar FMEA
Tem sido empregada também em aplicações específicas tais como análises de fontes de risco em engenharia de segurança e na indústria de alimentos. (Ex: SADIA, Perdigão, Nestlé...)
-
FMEA e IATF 16949.
Este é um dos principais motivos pela divulgação desta técnica. Deve-se no entanto implantar o FMEA em um empresa, visando-se os seus resultados e não simplesmente para atender a uma exigência da montadora.
-
FMEA e IATF 16949.
Este é um dos principais motivos pela divulgação desta técnica. Deve-se no entanto implantar o FMEA em um empresa, visando-se os seus resultados e não simplesmente para atender a uma exigência da montadora.
-
Tipos de FMEA
FMEA DE PRODUTO: na qual são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. O objetivo desta análise é evitar falhas no produto ou no processo decorrentes do projeto. É comumente denominada também de FMEA de projeto.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Por quê implantar?
- Conceitos Básicos
- Objetivos do FMEA
- Por quê usar o FMEA?
- Quando aplicar FMEA?
- Quando aplicar FMEA
- FMEA e IATF 16949.
- Tipos de FMEA
- Onde aplicar o FMEA?
- Funcionamento Básico
- Etapas para aplicação
- Análise de falhas em potencial
- Avaliação dos Riscos
- Severidade (S)
- Ocorrência (O)
- Detecção (D)
- Observações importantes
- Melhoria
- Continuidade
- Importância
- Bibliografia
- Problemas de Projeto
- FMEA DE PROCESSO (Exemplo NASA)