Curso Online de Gestão e Empreendedorismo
Gestão e Empreendedorismo
Continue lendoAutor(a): Sara Da Silva Camargo
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Gestão e Empreendedorismo
Gestão e Empreendedorismo
-
1 INTRODUÇÃO
Considerando que a organização é em si mesma, um fenômeno cultural ao qual se sucedem variações acompanhando o desenvolvimento da sociedade, sendo assim ela é vista como sistema aberto que requer cuidadosa administração na satisfação e equilíbrio das necessidades internas e de adaptação a circunstâncias ambientais -
Compreendendo que as organizações modernas são fortemente dependentes das informações que utilizam, com vistas ao desenvolvimento de suas ações estratégicas, no momento em que abordam a inteligência empresarial na criação de meios para sistematização dos processos de coleta, tratamento e análise de informações sobre diferentes aspectos do ambiente externo das organizações, envolvendo o complexo de concorrentes e novas tecnologias.
-
O grupo se propôs então a analisar a relação de um clássico do cinema internacional (CIDADÃO KANE), da década de 40, com conceitos teóricos que envolvem empreendedorismo e gestor, dentre eles suas principais características e em qual o personagem do filme se encaixa, traçando seu perfil e identificando com conceitos aprimorados até então, e citaremos a mudança de cultura organizacional, e a necessidade de encarar desafios que um empreendedor possui.
-
Diante desses registros, apresenta-se o tema deste trabalho, o empreendedorismo e a gestão, observando que este tema só existe em razão de existir o empreendedor e o gerente (líder), sujeitos cujos perfis são definidos pelos pesquisadores a partir de características especiais que os compõem.
-
2 EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
2 EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
Segundo Dornelas citado por Machado, Azevedo e Silva, empreendedorismo pode ser conceituado como sendo o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades. Também citado por Machado, Azevedo e Silva, Drucker destaca um fator importante para que uma empresa recém aberta seja considerada um empreendedorismo: o diferencial com relação aos concorrentes. Segundo o autor, a inovação depende basicamente do abandono organizado, ou seja, livrar-se de hábitos e ver a mudança como uma oportunidade de buscar o tão almejado sucesso.
-
Na análise da literatura sobre empreendedorismo, percebe-se uma vasta busca por este tema, que mostra através das oportunidades a criação de um negócio de sucesso. De acordo com Schumpeter, citado por Gimenez, Ferreira e Santos, empreendedorismo pode ser tratado como a realização de novas combinações de recursos incluindo fazer coisas novas ou coisas que já são feitas em novas maneiras.
-
Não podemos considerar empreendedor somente aquela pessoa que tem um negócio próprio, um funcionário dentro da sua área em uma empresa, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Empreendedores internos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.
-
Segundo INÁCIO, Sandra R.L., gestão é mais intelectual que operacional. É um gestor, gerente ou líder o que consegue detalhar mais o funcionamento das estruturas adotadas e foca organizações que estão envolvidas em mercados que exigem alta velocidade na tomada de decisões e flexibilidade para reorganizar e atender as solicitações tanto internas como externas. O autor destaca a necessidade de diversidade, velocidade de mudança, interdependência entre as unidades funcionais, as conexões de internet e a velocidade do ciclo do produto, são necessidades a serem levantadas por este gestor que aparecem de acordo com a evolução do mercado.
-
Ainda de acordo comINÁCIO, Sandra R.L., expõe que os empreendedores internos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa. O custo de se perder talentos empreendedores é maior que o da simples perda de um técnico qualificado ou de um elemento eficaz de uma área administrativa específica.
O empreendedorismo envolve, então, o ato de criar e gerenciar um negócio, assumir determinados riscos na busca do resultado, do lucro. E a gestão envolve os trabalhos que são realizados dentro de uma organização. -
2.1 Perfil do Empreendedor
2.1 Perfil do Empreendedor
O empreendedorismo é um tema que atrai a atenção de estudiosos há muito tempo. Segundo Gimenez, Ferreira e Ramos, o estímulo à ação empreendedora permite o crescimento e a adaptação a condições mutáveis da sociedade. Na definição de Dornelas, o empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meio (nova empresa, área de negócios, etc.) para persegui-la. Ainda no estudo do autor, ele cita Joseph Schumpeter, na seguinte definição “empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais”.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Gestão e Empreendedorismo
- 2 EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
- 2.1 Perfil do Empreendedor
- 2.2 Perfil do Gestor
- Gestão segundo Fayol
- 2.3 Diferenças do empreendedor para o gestor