Curso Online de Direito do Consumidor
O Direito do Consumidor é um ramo do Direito que cuida de casos relacionados ao consumo e a defesa dos direitos que essa pessoa (física o...
Continue lendoAutor(a): Saiba Mais
Carga horária: 20 horas
Por: R$ 79,90
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Tarcilla Maria Lima De Santana
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Direito do Consumidor
Direito do Consumidor
-
O Direito do Consumidor é um ramo do Direito que cuida de casos relacionados ao consumo e a defesa dos direitos que essa pessoa (física ou jurídica) possui em relação a um determinado bem, produto ou serviço.
O aluno vai aprender mais sobre a relação consumerista. -
Origens e História do Direito do Consumidor
Origens e História do Direito do Consumidor
-
Basicamente, o direito do consumidor é um ramo do Direito que cuida de casos relacionados ao consumo e a defesa dos direitos que essa pessoa (física ou jurídica) possui em relação a um determinado bem, produto ou serviço.
-
Além do Brasil, esse ramo já está bastante desenvolvido em grande parte dos países que possuem uma sociedade de consumo (sociedade com avançado desenvolvimento industrial capitalista e de consumo massivo de bens e serviços).
-
Por causa do modelo capitalista em que vivem os países em desenvolvimento é que o consumidor sofre das mazelas inerentes desse modelo, exigindo dos órgãos responsáveis mais atenção.
Os primeiros movimentos consumeristas que se tem notícia originaram-se nos EUA, no final do século XIX. -
Em 1872 foi editada a tão conhecida lei Sherman, criada com finalidade de reprimir as fraudes praticadas no comércio, além de proibir a combinação de preço e o monopólio.
Em 1891, surge o primeiro órgão de defesa do consumidor, ligado ao movimento dos trabalhadores. -
Anos depois foi criado a partir da reunião entre os estados de Nova Yorque, Boston e Chicado, um organismo que incentivava a compra de produtos fabricados por empresas que respeitavam o ideal de garantir o consumo sustentável no mundo inteiro, através aquisição de produtos que respeitam o meio ambiente.
-
Em 1906, Upton Sinclair escreveu “a selva” as repercussões dessa obra levou à edição da Pure Food and Drug ACT diante das repercussões negativas do autor em relação ao processo de produção daqueles alimentos. Anos depois criou o Met Inspect ACT a fim de inspecionar e controlar a comercialização de carne.
-
Surge em1927 a PFDA com a “campanha da prova” com o objetivo de comparar produtos, orientando os consumidores a consumir conscientemente, o uso racional do dinheiro. Três anos mais tarde o PFDA daria origem à FDA considerada a mais respeitada autarquia no que diz respeito ao controle de gêneros alimentícios e medicamentos.
-
Em 1936 foi criado o maior órgão de proteção do consumidor do mundo. Dentre suas atribuições estava a de publicar revistas e material didático para a orientação dos consumidores.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Direito do Consumidor
- Origens e História do Direito do Consumidor
- O Direito do Consumidor no Brasil
- O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC)
- Princípios do Código de Defesa do Consumidor
- Relação Jurídica de Consumo e seus Elementos
- Os direitos básicos do consumidor
- Práticas de consumo e suas implicações
- Proteção Contratual do Consumidor
- Vídeos Recomendados
- Links Recomendados
- Leituras Recomendadas