Curso Online de Auxiliar Administrativo - Instituto Rutherford
Auxiliar o Administrador Hospitalar e Geral
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Processos de acreditação
Administração Hospitalar -
Acreditação é um procedimento de avaliação da qualidade que estipula padrões mínimos para garantir a satisfação do cliente.
Organização + Padronização dos recursos e atividades
OBJETIVO
Atingir uma QUALIDADE satisfatória
Método -
Antigamente, não se pensava em qualidade nos serviços de saúde; os hospitais eram locais para separar os doentes da sociedade sadia. Posteriormente, os hospitais foram entendidos como locais para prestar cuidados aos doentes. A prioridade era a assistência ao paciente, prestar cuidados necessários para a cura da doença ou a amenização da dor, sempre visando ao menor sofrimento possível.
A partir disso, surgiu a ideia de preservar e valorizar a qualidade de vida. Surgiu, também, a qualidade nos serviços de saúde, que é uma preocupação recente, com início na década de 1950, sob a influência da gerência de qualidade desenvolvida no Japão e nos EUA para as indústrias. -
Os EUA desenvolveram um programa de acreditação das instituições de saúde, baseando-se no empenho da instituição para realizar suas atividades com alto nível de excelência em qualidade, satisfazendo às necessidades e expectativas dos clientes e da instituição. Esse programa é considerado um dos mais modernos e avançados do mundo.
-
Entidades certificadoras
1890 no Brasil, surge a necessidade das empresas pela acreditação;
1990 MS instalou uma comissão nacional de especialistas para desenvolver um modelo de acreditação;
Assim, os hospitais passaram a ter um parâmetro nacional de qualidade baseado na acreditação.
1990, ONA (Organização Nacional de Acreditação Hospitalar);
Todos modelos de acreditação baseado em comissões internacionais. -
O processo de acreditação é sistêmico e avalia todo o funcionamento do hospital, desde os setores que atendem diretamente o paciente, como o CC e a UTI, até os setores funcionais, como a lavanderia, a CME e o atendimento ao cliente. Entre as vantagens de se introduzir essa gestão baseada na acreditação, há a melhoria no gerenciamento, a execução de técnicas voltadas à qualidade e a satisfação do cliente, bem como a maior capacidade de obter vantagem competitiva.
-
Para obter a acreditação, o hospital passa por um processo de avaliação e reestruturação dos sistemas, conforme as normas e os padrões estabelecidos pelas instituições certificadoras. Ao final do processo, se atender aos padrões de qualidade estabelecidos para cada setor, o hospital receberá um selo que certifica os padrões de excelência em qualidade pela acreditação.
Seguindo seus níveis para a certificação de qualidade.
-
O hospital que passa pelo processo de acreditação receberá, ao final, a certificação. Esta poderá estar determinada em níveis que podem ser: 1 (acreditado), 2 (acreditado pleno) ou 3 (acreditado com excelência).
O nível 1 estabelece apenas que a instituição está acreditada; representa um padrão mínimo de qualidade. À medida que os padrões iniciais são atingidos, os passos seguintes visam ao cumprimento de padrões do nível 2 e, posteriormente, do nível 3. Assim, a instituição pode ter um nível 1 de acreditação, mas progredir para alcançar níveis melhores e atingir um padrão de qualidade ainda maior.1994, MS criou o programa de qualidade para promover a cultura da qualidade e estimular os hospitais a buscarem padrões de excelência. “ONA”.
-
Métodos de avaliação da qualidade
No processo de acreditação hospitalar, a avaliação da qualidade serve como método comparativo para garantir o melhor desempenho e a melhoria contínua.
Existem vários métodos de avaliação da qualidade, os quais são escolhidos e utilizados de acordo com os interesses envolvidos, ou seja, conforme melhor atendam aos interesses da instituição, dos órgãos reguladores e das companhias de seguro da saúde. Essas avaliações de qualidade também influenciam a sociedade, pois os clientes têm uma expectativa de qualidade que os ajuda escolherem quais serviços de saúde desejam ser atendidos. -
Competências atribuídas pelo Sistema Nacional de Auditoria
-
Sendo a acreditação um método de avaliação da qualidade que determina a capacidade e o desempenho da instituição para oferecer um serviço qualificado de assistência à saúde aos seus clientes. A acreditação envolve padrões de qualidade que superam o mínimo exigido pelos órgãos governamentais. Com a acreditação, o padrão de qualidade da instituição será elevado e atenderá aos níveis de excelência, sendo capaz de manter a instituição à frente de seus concorrentes.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Contexto
- Administração Hospitalar
- O Administrador Hospitalar
- Administração Pública
- Privado X Público
- Modelo de oferta de Saúde Pública
- Cenário Mundial
- Cenário Brasileiro
- Sistema Único de Saúde-SUS