Curso Online de Administração Pública
Caro Aluno, O curso apresenta enfoque da administração Publica desenvolvendo uma linguagem simplista e de fácil entendimento.
Continue lendoAutor(a): Jobs Cursos
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Administração Pública é o curso que apresenta de forma simplista e de fácil entendimento aspectos relevantes da administração com enfoque na gestão pública.
-
O que é?
O que é?
Administração pública é um conceito que abrange pelo menos três sentidos distintos, podendo ser entendido como o conjunto de estruturas estatais voltadas para o atendimento de necessidades da coletividade, como o conjunto de funções relacionadas com a gestão da máquina estatal e como área do conhecimento científico-social.
-
Em sentido prático ou subjetivo, administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. Uma pessoa empregada na administração pública diz-se servidor público ou funcionário público.
-
A administração pública também designa o conjunto de funções desempenhadas para organizar a administração do Estado em todas as suas instâncias, funções essas regidas por um sistema de normas.[1]
-
Como área de estudo, é uma subárea da administração, enfocando o desenvolvimento e sistematização de conhecimentos administrativos no âmbito das organizações públicas, tendo surgido há mais de um século.
-
Etimologia
Etimologia
O que significa o termo administração e sua significância no contexto etimológico.
São indicadas por Oswaldo Aranha Bandeira de Mello duas versões para a origem do vocábulo administração. A primeira é que esta vem de ad (preposição) mais ministro, mais are (verbo), que significa servir, executar; já a segunda indica que, vem de ad manus trahere, que envolve ideia de direção ou gestão. Nas duas hipóteses, há o sentido de relação de subordinação, de hierarquia. O mesmo autor demonstra que a palavra administrar significa não só prestar serviço, executá-lo, como também dirigir, governar, exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado útil; até em sentido vulgar, administrar quer dizer traçar um programa de ação e executá-lo. WIKIPEDIA
-
Quem é o agente
Quem é o agente
O agente designamos como gestor público. Ele tem a capacidade de utilizar o aparato público para gerir/administrar o âmbito governamental.
-
Funcionamento
Funcionamento
O modelo gerencial de administração pública ou simplesmente gerencialismo é meio de implementação das políticas públicas previamente desenvolvidas e aceitas pela organização. Neste modelo, a administração pública passa a enfatizar a eficiência, a qualidade e a efetiva concretização do regime democrático, mediante a participação mais intensa dos cidadãos.
-
A administração no Brasil aconteceu de três formas, sendo a primeira na época do Império; a administração pública patrimonialista, tendo o patrimônio do soberano se confundindo com do Estado, o monarca nomeava os nobres para exercer cargos políticos. Esta fase é marcada pelo nepotismo e grande corrupção no serviço público, indo até a Constituição de 1934.
-
Já na Era Vargas, houve a administração pública burocrática, com a finalidade combater a corrupção e o nepotismo, orientando-se pelos princípios da profissionalização, da ideia de carreira, da hierarquia funcional, da impessoalidade, do formalismo, características do poder racional legal. Atualmente, há uma transição para a administração pública gerencial, a qual busca a otimização e expansão dos serviços públicos, visando a redução dos custos e o aumento da efetividade e eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- INTRODUÇÃO
- O que é?
- Etimologia
- Quem é o agente
- Funcionamento
- Princípios da Administração
- Legalidade
- Impessoalidade
- Moralidade
- Publicidade
- Eficiência
- Art 37/CF/88
- Igualdade Formal
- Motivação
- Autotutela
- Continuidade de prestação de serviço
- Razoabilidade
- Administração Direta
- Administração Indireta
- Entidades ADM Ind.