Curso Online de Administração de Empresas - Módulo 1
*Administração de Empresas - Módulo 01; *Teorias da Administração; *Abordagem Clássica da Administração; *Administração Científica; *Fred...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Administração de Empresas Módulo 01
Izaias de Souza Aguiar
-
Teorias da Administração
-
Teorias da Administração
Abordaremos duas das principais teorias da administração, com o objetivo de evidenciar as raízes dos conceitos que são adotados pelos profissionais da área.
Cada uma dessas teorias buscou trabalhar questões específicas do campo, com diferentes enfoques e abordagens e surgiram para colaborar com a eficiência e a eficácia da gestão das organizações.
Continue atento a cada nova informação e não deixe de realizar as atividades de aprendizagem ao final da aula.
-
Abordagem Clássica da Administração
Abordagem clássica da administração
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito do campo da administração, cada um deles propondo uma teoria própria.
O engenheiro de minas francês Henri Fayol (1841-1925) é considerado o pai da teoria clássica que propõe aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da administração.
O engenheiro mecânico de Filadélfia (USA) Frederick Winslow Taylor (1856- 1915) iniciou a escola da administração científica, cujo objetivo é aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário.
-
Abordagem Clássica da Administração
Embora não tenham se comunicado e partissem de pontos de vista diferentes, suas ideias constituem as bases da chamada abordagem clássica da administração, cujos postulados dominaram o panorama administrativo das organizações nas quatro primeiras décadas do século XX (CHIAVENATO, 2006, p.30) e que desenvolveremos a seguir, conforme a figura abaixo.
-
Administração Científica
2.1 Administração Científica
Como mencionamos, a administração científica foi iniciada no começo do século XX por F. W. Taylor, considerado o fundador da moderna Teoria Geral da Administração e provocou uma revolução no mundo industrial de sua época.
Sua preocupação original foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar a produtividade pela aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. (CHIAVENATO, 2006, p.33)
-
Administração Científica
Naquele tempo, a forma de pagamento era executada pelo sistema de pagamento por peça ou por tarefa.
Dessa forma, os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões.
Esse modo de funcionamento levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados (CHIAVENATO, 2006).
-
Frederick Winslow Taylor
Taylor teve sua obra enfatizada nas tarefas organizacionais porque seu surgimento profissional foi realmente no “chão de fábrica”, ou seja, no nível operacional da organização.
Vamos conhecer um pouco desta história em dois tempos, ou melhor, em dois períodos.
-
Primeiro Período de Taylor
Primeiro período de Taylor
Após seus estudos, Taylor publica, em 1903, o livro Shop Management (Administração de Oficinas) em que ele explica as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do estudo de tempos e movimentos (motion-time study).
-
Análise das Tarefas segundo Taylor
É interessante observar que Taylor iniciou na base, fazendo uma análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.
Assim, ele conseguiu identificar por meio da observação e de estudo - que o operário médio com o equipamento disponível produzia menos do que era potencialmente capaz e chegou à conclusão que, se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que seu colega menos produtivo acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade (CHIAVENATO, 2006).
-
Análise das Tarefas segundo Taylor
Chegou, assim, às seguintes conclusões:
1. O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção.
2. Para tal objetivo, a administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- *Administração de Empresas - Módulo 01;
- *Teorias da Administração;
- *Abordagem Clássica da Administração;
- *Administração Científica;
- *Frederick Winslow Taylor;
- *Primeiro Período de Taylor;
- *Análise das Tarefas segundo Taylor;
- *Segundo Período de Taylor;
- *Três males da Industria da Época;
- *Sistematicamente o Estudo da Organização;
- *Princípios da Administração Científica;
- *Princípios da Administração;
- *Teoria Clássica da Administração;
- *Funções da Empresa segundo Fayol;
- *Funções da Administração segundo Fayol;
- *Quadro Os 14 princípios gerais da Administração
- *Estratégias de Gestão;;
- *Estrutura Organizacional;
- *Recapitulando o Conteúdo;
- *Referências Bibliográficas/ Fontes;
- *Qualificações e Competências do Instrutor do Curso;