Curso Online de SUPERVISOR DE ESPAÇO CONFINADO
OBJETIVO: Capacitar de modo teórico os profissionais de segurança e saúde do trabalho e das áreas operacionais das empresas, para o desem...
Continue lendoAutor(a): Paulo Cesar Martins De Azevedo
Carga horária: 40 horas
Por: R$ 79,90
(Pagamento único)
Mais de 70 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 3 no total
- Ivan Bongiovani Junior
- Jany Rocha Da Silva
- Paulo Cesar Martins De Azevedo
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Espaço Confinado
Espaço Confinado
SUPERVISOR DE ESPAÇO CONFINADO
2014 -
Conteúdo Programático
Conteúdo Programático
Objetivo, Introdução e histórico
Definições
Identificação de Espaços Confinados
Classificação dos espaços Confinados
Reconhecimento, Avaliação e Controle dos Riscos em Espaço Confinado
Utilização e funcionamento de equipamentos de avaliação
Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos
Procedimentos e utilização da PET-Permissão de Entrada e Trabalho
Legislação de SSO-Segurança e Saúde no Trabalho
Exercícios
Conceitos de áreas classificadas
Programa de Proteção Respiratória
Boas Práticas em Espaços Confinados
EPI, EPC e Equipamentos de Emergência
Tipos de nós utilizados
Noções de resgate e primeiros socorros
Operações de Salvamento -
Espaço Confinado
Objetivo, Introdução e histórico
-
OBJETIVO
OBJETIVO
Este Curso foi preparado para treinar e capacitar de modo teórico Supervisores de Entrada (técnicos em segurança do trabalho, bombeiros, engenheiros e demais profissionais envolvidos com a atividade) para atuarem de forma responsável nos trabalhos que envolvam Espaços Confinados.
Fornecendo instruções sobre entrada e resgates em Espaços Confinados. Ele está baseado na Normativa Nacional (ABNT/MTE). Tendo como objetivo compreender a importância do uso dos acessórios de segurança e inspeções ambientais, desenvolver a percepção de risco associados à espaços confinados e aperfeiçoar as práticas de segurança dos profissionais que atuam em atividades que exigem acessar espaço confinado, sistematizando para processos pedagógicos de treinamentos. Certamente o curso atende os mais diversos ramos das atividades industriais desenvolvidas no território Nacional.
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Entrada e resgate em Espaços Confinados são empreendimentos potencialmente perigosos, que requerem treino, trabalho de equipe, e o uso correto das habilidades, técnicas e equipamentos.
Embora em um treinamento não exista grande risco de acidente, isto não é impossível. Mesmo na prática, a falta de atenção num determinado momento poderá causar um sério acidente. Todos são responsáveis pela saúde e segurança na sua área de trabalho, e todos devem estar atentos aos riscos em potencial e fazer a sua parte para assegurar que atividades venham ser concluídas com segurança e sucesso através ações e comprometimento de todos.
-
HISTÓRICO
HISTÓRICO
Em dezembro de 2001 a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a NBR 14787 – “Espaço Confinado – Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção”, com validade a partir de 30.01.2002. Mais recentemente, mediante Portaria nº30 de 22 de outubro de 2002, a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou para consulta pública a proposta de texto de criação da Norma Regulamentadora nº31 (NR-31) – “Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados”. Mas no período de 2002 até 2006, outras Normas Regulamentadoras entraram em vigor e a antiga proposta da NR-31, passou, a partir da PORTARIA MTE nº 202, de 22 de Dezembro de 2006, ser a Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33), que trata de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados:
-
O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, Inciso II, da Constituição Federal e tendo em vista o disposto no art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho, Decreto Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, resolve:
Art. 1º - Aprovar a Norma Regulamentadora nº 33 (NR-33), que trata de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, na forma do disposto no Anexo a esta Portaria.
Art. 2º - O disposto na Norma Regulamentadora é de cumprimento obrigatório pelos empregadores, inclusive os constituídos sob a forma de microempresa ou empresa de pequeno porte.
Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
-
No tocante ao Curso para trabalhos, serviços de emergência e resgate em Espaços Confinados, a nova NR-33 e NBR 14787 incluem, dentre outros, os seguintes requisitos:
O empregador, ou seu representante com habilitação legal, deve providenciar treinamento inicial e periódico de tal forma que todos os trabalhadores envolvidos com a questão do Espaço Confinado adquiram capacitação, conhecimento e habilidades necessárias para o desempenho seguro de suas obrigações designadas.
O empregador, ou seu representante com habilitação legal deve também certificar que o treinamento requerido tenha sido realizado. O certificado deve conter o nome de cada trabalhador, as assinaturas dos instrutores, o conteúdo programático e as datas de treinamento. A certificação estará disponível para inspeção dos trabalhadores e seus representantes autorizados.
-
Já para os serviços de resgate, os membros deverão ser capacitados, fazendo resgate em Espaços Confinados, ao menos uma vez a cada 12 meses, por meio de treinamentos simulados nos quais eles removam manequins ou pessoas dos atuais Espaços Confinados ou Espaços Confinados representativos (espaços que simulam os atuais).
Nota: segundo a NR 33, o empregador deve elaborar e implementar procedimentos de emergência e resgate adequados aos espaços confinados existentes nas SUAS INSTALAÇÕES.
-
Portanto, não adianta muito fazer um treinamento prático externo, sendo que a realidade de sua empresa é outra.
Essas práticas e simulados devem ser realizados dentro da empresa de acordo com as atividades que serão realizadas em espaço confinado e com as pessoas envolvidas. Independe se o profissional fez um curso externo. O treinamento teórico externo, é de grande importância para se ter um conhecimento mais amplo sobre atividades em espaço confinado, pois não é voltado para procedimento de empresas. -
Espaço Confinado
Definições
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Objetivo, Introdução e histórico
- Definições
- Identificação de Espaços Confinados
- Classificação dos espaços Confinados
- Reconhecimento, Avaliação e Controle dos Riscos em Espaço Confinado
- Utilização e funcionamento de equipamentos de avaliação
- Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos
- Procedimentos e utilização da PET-Permissão de Entrada e Trabalho
- Legislação de SSO-Segurança e Saúde no Trabalho
- Exercícios
- Conceitos de áreas classificadas
- Programa de Proteção Respiratória
- Boas Práticas em Espaços Confinados
- EPI, EPC e Equipamentos de Emergência
- Tipos de nós utilizados
- Noções de resgate e primeiros socorros
- Operações de Salvamento