Curso Online de instrumentação - ro
Instrumentação Mecânica Industrial. Instrumentos de medição na automação, instalação, controle, manutenção, aferição e manuseio. Procedim...
Continue lendoAutor(a): Wilson Schwebel
Carga horária: 12 horas
Por: R$ 99,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Instrumentos de Medição
Instrumentos de Medição
Manômetros
Termômetros
Acessórios
Eletrônicos
Instalação
Manutenção
Aferição
TabelasRev. 1/2011
Instrumentação Industrial
-
Instalação
Instalação
Caixa existe várias versões de tipos de caixas, Ex.
1 - Montagem Local – Conexão inferior.
2 - Montagem Local – Conexão traseira.
3 - Montagem em Superfície – Conexão inferior com flange traseiro.
4 - Montagem em Superfície – Conexão traseira com flange traseiro.
5 - Montagem em painel - Conexão traseira com flange dianteiro
6 - Montagem em painel - Conexão traseira com garras traseiras de fixação
7 - Montagem em superfície - Conexão inferior com placa traseira
8 - Montagem em painel - Conexão inferior - Flange dianteiro -
Montagem
Montagem
A montagem do instrumento deve ser sempre vertical. Observar que quando o instrumento for instalado na posição horizontal o ponteiro não permanece no zero, principalmente se o instrumento for de baixa pressão. Neste caso, o erro de leitura será maior.
-
Roscas
Roscas
C) ROSCAS: As roscas podem ser cilíndricas (BSP) ou cônicas (NPT)
1) Cilíndricas: (BSP) ''Britsh Standard Pipe'' - A vedação é obtida colocando-se uma junta entre a extremidade da rosca e o fundo do receptáculo.
2) Cônicas: (NPT) ''National Pipe Thread'' - A vedação se processa pelo contato de metal sobre metal dos fios. Para maior segurança é aconselhável utilizar fita de PTFE (Teflon) enrolada sobre os filetes. -
Tubo Bourdon
Tubo Bourdon
D) Os tubos Bourdon, assim como outros tipos de sensores elásticos, são fabricados em diversos materiais, dependendo da pressão e do fluido com que irão trabalhar.
Os mais comuns são: Latão, Aço Carbono e Inox AISI-316 ou AISI-304. Nos casos de baixa pressão, o tubo Bourdon é normalmente substituído por fole, diafragma ou cápsula. -
OXIGÊNIO
OXIGÊNIO
E) Para utilização com oxigênio industrial ou hospitalar, é necessário fazer limpeza específica, deve ser gravado no mostrador o seguinte aviso: ''OXIGÊNIO - NÃO USE ÓLEO'‘
ATENÇÃO: Caso o manômetro seja contaminado por óleo ou graxa, haverá risco de explosão.
-
FIXAÇÃO DO INSTRUMENTO.
FIXAÇÃO DO INSTRUMENTO.
F) Ao instalar o manômetro, as primeiras voltas podem ser dadas segurando pela caixa, assim que sentir alguma resistência, o aperto final deve ser feito com chave fixa, através do soquete da conexão.
-
VÁLVULA.
VÁLVULA.
G) Um manômetro não deve ser montado sem uma válvula de interrupção da pressão; sua utilização permite a remoção do instrumento sem necessidade de paralisar o processo.
-
VIBRAÇÕES
VIBRAÇÕES
H) Deverão ser evitadas. É sempre preferível montar o manômetro sobre um suporte rígido afastado da fonte de vibração, ligando-o ao processo através de um tubo capilar. Se não for possível esse tipo de montagem, utilizar manômetro em banho de líquido anti-vibrante (glicerina, silicone, halocarbono, outros). A finalidade é preservar o movimento de engrenagens do desgaste prematuro e estabilizar o ponteiro indicador tornando possível a leitura.
-
PULSAÇÃO DA PRESSÃO.
PULSAÇÃO DA PRESSÃO.
I) Se a pressão a ser medida apresentar variações rápidas e repetidas, instalar um amortecedor de pulsação entre o manômetro e o processo. Se a freqüência da pulsação for elevada mas a amplitude da pulsação for pequena, normalmente o enchimento da caixa com líquido anti-vibrante é suficiente para estabilizar o ponteiro.
-
CORROSÃO.
CORROSÃO.
J) O material usado na fabricação do tubo Bourdon ou outro sensor elástico, deverá ser selecionado em função da agressividade do fluido; mesmo assim, o aço inoxidável usado na maior parte dos processos químicos e petroquímicos pode não oferecer garantia suficiente quanto à resistência à corrosão. Neste caso é indispensável instalar um selo de diafragma entre o manômetro e o processo.
As partes molhadas do selo (em contato com o fluido), deverão ser fabricadas com material nobre como: Monel, Inconel, Hastelloy, Níquel, Tântalo, Teflon e outros.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Instrumentos de Medição
- Instalação
- Montagem
- Roscas
- Tubo Bourdon
- OXIGÊNIO
- FIXAÇÃO DO INSTRUMENTO.
- VÁLVULA.
- VIBRAÇÕES
- PULSAÇÃO DA PRESSÃO.
- CORROSÃO.
- TEMPERATURA.
- SOBREPRESSÃO.
- COMO OPERAR.
- MANUTENÇÃO.
- CONTATOS ELÉTRICOS.
- MANUAL DE INSTRUÇÃO.
- STANDARD GAUGE
- LEITURAS.
- CERTIFICADO
- TERMÔMETROS BIMETÁLICOS
- CONDIÇÕES DE VIBRAÇÃO.
- MANUTENÇÃO.
- EXAME VISUAL.
- CALIBRAÇÃO.
- SELO DE DIAFRAGMA
- PRECAUÇÕES NA INSTALAÇÃO
- CALIBRAÇÃO
- Terminologia
- APARELHO PARA TESTAR MANÔMETROS
- GARANTIA
- Modelo
- BALANÇA DE PESO MORTO
- Construção básica.
- Sobressalentes
- Dados