Curso Online de MÁQUINAS HIDRALICAS
Neste curso aprenderá as principais noções e conhecimentos sobre máquinas hidralicas.
Continue lendoAutor(a): Europalearning
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Seja bem-vindo ao nosso curso aqui no Knowlogy University Project
-
…a qualquer hora…
-
…em qualquer lugar !
-
MÁQUINAS HIDRÁULICAS
MÁQUINAS HIDRÁULICAS
-
Cavitação
Nesta unidade, apresentamos o fenômeno de cavitação observado em instalações de bombeamento.
Para que possamos compreender o fenômeno de cavitação, consideramos um trecho de uma dada instalação de bombeamento representado pela figura 7.2, onde calculamos a pressão na entrada da bomba.
-
Aplicando a equação da energia de (0) a (e),temos:
Através da temperatura de escoamento do fluido, com auxílio de um manual de termodinâmica, podemos determinar a pressão de vapor - pvapor (tensão de vapor), que representa a pressão que para a temperatura de escoamento, teríamos a mudança de líquido para vapor em um processo isobárico.
Se a peabs (pe + patm local ) for menor ou igual a pvapor, temos o fenômeno de evaporação à temperatura de escoamento, que é denominado de cavitação.
Notas:
1 → O fenômeno de cavitação observado na entrada da bomba (peabs < pvapor) é denominado geralmente de supercavitação e é considerado um erro grosseiro do projetista. -
Ao considerar as figuras 7.3.a e 7.3.b, verificamos que a bolha de vapor ao ser lançada na direção do difusor da bomba, onde a energia total é maior e a pressão maior que a pressão atmosfera, esta irá sofrer a condensação repentina com grande liberação de energia, ocorrendo a penetração do fluido nos espaços vazios do material (função do tamanho dos grãos) do rotor, podendo promover o "arrancamento” de grãos.
2 → A pressão na entrada da bomba não representa o ponto de menor pressão do escoamento, este ocorre no interior do corpo da bomba, o que equivale a dizer que o fato de não ocorrer o fenômeno de cavitação na entrada da bomba não garante que o mesmo não ocorra em seu interior.
-
Nota: (1) – carcaça da bomba e (2) é o seu rotor.
-
O fenômeno de cavitação, geralmente propicia os seguintes problemas:
1º → erosão
2º → vibrações3º → diminuição do rendimento
4o → diminuição do tempo vida da bomba ... -
As figuras 7.4 e 7.5 mostram rotores de turbina e de bomba, respectivamente, que foram submetidos ao fenômeno de cavitação durante um dado período
-
Pelo fato do fenômeno de cavitação poder comprometer todo o projeto de uma instalação de bombeamento alguns cuidados preliminares devem ser tomados para evitá-lo, cuidados estes baseados na equação 7.6, onde objetiva-se trazer a pe o mais perto possível da patm, ou até mesmo superior a ela.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- MÁQUINAS HIDRÁULICAS